Questões sobre Sistema Único de Saúde - SUS

Lista completa de Questões sobre Sistema Único de Saúde - SUS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Considerando a exposição de conceitos necessários a compreensão do Decreto 7.508/2011, analise o trecho abaixo transcrito, que compreende o conceito de "Mapa da Saúde", e assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas:
descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela _________________,considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos _______________________.

    A) redes próprias dos entes federativos; indicadores de saúde do sistema.

    B) iniciativa privada; indicadores de profissionais do sistema.

    C) redes próprias dos entes federativos; indicadores de profissionais do sistema.

    D) demanda em saúde; indicadores de saúde locais.

    E) iniciativa privada; indicadores de saúde do sistema.

De acordo com a Lei 8.080/1990, as “Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Sua atuação tem como um dos seus objetivos decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados por um órgão específico. De acordo com a Lei 8.080/1990, assinale a alternativa onde conste corretamente o órgão em questão:

    A) Ministério da Saúde.

    B) Congresso Nacional.

    C) Secretarias de Saúde.

    D) Conselhos de saúde.

    E) Comissão de representantes dos gestores em saúde.

A Lei 8.080/1990, ao falar da organização, da direção e da gestão do Sistema Único de Saúde, define que as ações e serviços de saúde, executados pelo SUS, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de determinada forma. Assinale a alternativa que demonstre corretamente a forma de organização acima citada:

    A) centralizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    B) regionalizada e hierarquizada em nível de complexidade único.

    C) regionalizada e horizontalizada em níveis de complexidade crescente.

    D) regionalizada e horizontalizada em nível de complexidade único.

    E) regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

Conforme o Decreto Federal nº 7.508/2011, o objeto do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde é a organização e a integração das ações e dos serviços de saúde, sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Região de Saúde, com uma finalidade específica, esta que está definida corretamente na alternativa:

    A) promover a universalidade dos serviços.

    B) desenvolver as liberdades dos usuários.

    C) garantir a integralidade da assistência aos usuários.

    D) potencializar a participação popular.

    E) possibilitar estratégias para a melhoria das ações e serviços de saúde ao idoso.

O decreto 7508/2011, em seu artigo 32 descreve que as Comissões Intergestores pactuarão referências das regiões intraestaduais e interestaduais de atenção à saúde para

    A) o atendimento da integralidade da assistência.

    B) estabelecer as responsabilidades individuais e as solidárias.

    C) aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS.

    D) efeitos administrativos e operacionais.

    E) organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde.

O artigo 23 da lei 8080/90 discorre que é permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde. O inciso II detalha que essa participação é permitida a pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar ações e pesquisas de:

    A) Meio ambiente.

    B) Saúde do trabalhador.

    C) Prevenção à violência contra a criança.

    D) Genética e imunofarmacologia.

    E) Planejamento familiar.

De acordo com a Lei 8080/90, em seu artigo 33, os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde. Na esfera federal, os recursos financeiros, originários do Orçamento da Seguridade Social, de outros Orçamentos da União, além de outras fontes, serão administrados pelo Ministério da Saúde, por meio do/da:

    A) Conselho Nacional de Saúde.

    B) Fundo Nacional de Saúde.

    C) Comissão Intergestores Tripartite.

    D) Comissão Corregedora Tripartite.

    E) Conselho da Seguridade Social.

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I – descentralização, com direção única em cada esfera de governo; (...)

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

Constitui ação que busca alcançar a diretriz mencionada neste dispositivo constitucional a

    A) transferência da gestão dos hospitais dos diversos municípios de uma unidade da Federação para uma direção estadual unificada.

    B) implementação de novas diretrizes de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar em conjunto com as operadoras de saúde suplementar, de forma independente do Ministério da Saúde.

    C) assinatura de acordo entre uma unidade da Federação e seus municípios para a municipalização da atenção básica e para a organização de consórcios intermunicipais para a atenção especializada.

    D) criação de um sistema paralelo de saúde pública, exclusivo para servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada, nos moldes do extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.

    E) formação de equipes estaduais de saúde em casa, idênticas às equipes municipais de estratégia de saúde da família, para revisitar os domicílios, como reforço na atenção básica.

De acordo com a Lei Nº 8080, de 19 de setembro de 1990, fazem parte do campo de atuação do Sistema Único de Saúde, exceto:

    A) A participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.

    B) A colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

    C) A participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

    D) A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.

    E) A ordenação da formação de recursos humanos na área da assistência social.

O Agente Comunitário de Saúde exerce papel fundamental na consolidação do SUS, devendo para o desempenho adequado de suas funções, deter conhecimento sobre o sistema. Dessa forma, embasado na Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, julgue os itens a seguir:
I- É objetivo do Sistema Único de Saúde a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. II- A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. III- Não compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
Assinale a alternativa correta:

    A) Apenas as alternativas I e III estão corretas.

    B) Apenas a alternativa I está correta.

    C) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

    D) Todas as alternativas estão incorretas.

    E) Todas as alternativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...