Lista completa de Questões de Direito Trabalho da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à jornada de trabalho e horas extras, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em relação à duração do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o contrato de trabalho, analise as afirmativas.
I. O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
II. Considera‐se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.
III. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 1 ano.
IV. O contrato de experiência não poderá exceder de 60 dias.
V. O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; de atividades empresariais de caráter transitório; ou, de contrato de experiência.
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
Fabrícia é garçonete e trabalha para o restaurante Gula do Mar Ltda. Em um final de semana movimentado, Fabrícia quebra quatro garrafas de refrigerantes durante seu expediente de trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
O art. 189 da CLT estabelece que: Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos. Relacionado ao conceito anterior, indique a alternativa INCORRETA.
Os artigos 471 e seguintes da CLT tratam da suspensão e da interrupção do contrato de trabalho. Diante do exposto, é correto afirmar:
A suspensão do contrato de trabalho do empregado, por motivo de doença, obriga a empresa quanto ao FGTS.
O serviço militar estipulado no art. 472 da CLT, que não constitui motivo para alteração ou rescisão do contrato de trabalho é de qualquer natureza.
A suspensão injusta do empregado por mais de trinta dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.
O aviso prévio é válido quando dado ao empregado afastado por motivo de doença, integrando-se no tempo de serviço, para todos os fins legais.
O empregado, mesmo em licença não remunerada prevista no art. 476, poderá reclamar a contribuição do FGTS.
A legislação trabalhista faculta aos empregadores contratar os empregados por dois períodos de experiência, com prazo total não superior a 90 dias. Aprovado o empregado nos períodos de experiência, o contrato passa a vigorar por tempo indeterminado. A vantagem para a empresa desse período de experiência é que, caso o empregado não seja aprovado no prazo previsto:
Não haverá incidência de impostos.
Não haverá gastos com a integração do empregado.
A incidência de encargos será menor.
A incidência de encargos será maior, favorecendo o crédito do Imposto de Renda.
Não haverá necessidade formalizar o desligamento na carteira de trabalho.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:
Por inadimplemento do contratado.
Motivada por razões de ordem técnica.
Por inadimplemento do poder concedente.
Motivada por razões de ordem econômica.
Motivada por razões de ordem pessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...