Lista completa de Questões de Direito Trabalho da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:
I. 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes.
II. 15 (quinze) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas.
III. 20 (vinte) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas .
IV. 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.
A sequência correta é:
Conforme Parágrafo 2º do Art. 134 da Consolidação das Leis Trabalhistas CLT, aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias serão sempre concedidas:
Direito Trabalho - Duração do Trabalho - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2015
Conforme a Consolidação da Leis do Trabalho CLT e referente a Jornada de Trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I. A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
II. Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.
III. Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será obrigatório o intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração do trabalho ultrapassar 4 (quatro) horas.
A alternativa correta é:
Direito Trabalho - Duração do Trabalho - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2015
O controle de ponto eletrônico biométrico consiste na:
Referente ao assunto férias, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) O empregado que faltou de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) dias dentro do período de 12 meses do contrato de trabalho, só terá direito a 18 (dezoito) dias de férias. ( ) Conforme o § 2º do Art. 134 da CLT, aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias serão sempre concedidas em duas partes de 15 (quinze) dias. ( ) O empregado não poderá entrar em férias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, para que nela seja anotada a respectiva concessão. ( ) É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário; o abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período concessivo. ( ) Art. 145 da CLT O pagamento da remuneração de férias e, se for o caso, o do abono referido no Art. 143 serão efetuados até 3 (três) dias antes do início do respectivo período. A alternativa correta é:Direito Trabalho - Disposições gerais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de:
Direito Trabalho - Duração do Trabalho - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Referente à duração da jornada de trabalho, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Art. 58-A da CLT Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a 30 horas semanais. ( ) A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. ( ) Os empregados sob o regime de tempo parcial não poderão prestar horas extras. ( ) O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial não será proporcional à sua jornada, em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.Direito Trabalho - Convenções Coletivas de Trabalho - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Relacione a primeira coluna (superior) com a segunda coluna (inferior):
A- Convenção Coletiva de Trabalho. B- Acordo Coletivo de Trabalho. C- Dissídio Coletivo. D- Assembleia Geral. ( ) Conforme o Art. 612 da CLT, os sindicatos só poderão celebrar Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho, por deliberação dela especialmente convocada para este fim. ( ) É o dispositivo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. ( ) É o nome dado ao processo no qual o poder judiciário recebe a missão de solucionar um conflito coletivo de trabalho. ( ) É a ferramenta que estipula condições de trabalho aplicáveis, no âmbito da empresa ou empresas acordantes, às respectivas condições de trabalho.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...