Lista completa de Questões sobre Taxas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dos tributos abaixo alinhados, considera-se vinculado:
imposto sobre serviços de qualquer natureza
imposto sobre operações financeiras
taxa de coleta de lixo domiciliar
imposto sobre a renda
Pelo exercício de comércio ou atividade ambulante, de acordo com o disposto no Código Tributário Municipal, é devida a incidência do seguinte tributo a(à)
imposto de funcionamento.
contribuição de localização.
taxa de licença.
contribuição social.
contribuição de melhoria.
Relativamente à taxa de fiscalização dos mercados de seguro, de capitalização e da previdência privada aberta, instituída pela Lei nº 7.944, de 20 de dezembro de 1989, é correto afirmar que
constitui fato gerador da referida Taxa a utilização potencial dos serviços postos à disposição dos contribuintes pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.
são contribuintes da Taxa os beneficiários dos serviços prestados pelos estabelecimentos de seguro, de capitalização e de previdência privada aberta.
é indevida, considerando que a citada Lei nº 7.944, de 1989, é inconstitucional, por estabelecer como fato gerador do tributo atividade própria da iniciativa privada.
será recolhida anualmente de uma só vez, até o último dia útil do primeiro decênio do mês de dezembro.
o respectivo fato gerador é constituído pelo exercício do poder de polícia atribuído por lei à Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.
O tributo pode ser conceituado como uma receita derivada que o Estado obtém compelido o indivíduo a pagar-lhe, consagrando a Constituição Federal, várias espécies, entre as quais, a modalidade cujo fato gerador pode ser o exercício do poder do Estado de limitar as liberdades individuais em prol do bem da coletividade. Esse tributo é
o empréstimo compulsório.
a contribuição de melhoria.
o imposto.
a taxa.
Considere as seguintes afirmativas:
I. O imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
II. As taxas têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição, não podendo ter base de cálculo própria de impostos.
III. A contribuição de melhoria é instituída para fazer frente ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada que terá o valor dividido, igualmente, entre todos os beneficiados.
Pode-se dizer que está correto somente o afirmado em
Em matéria tributária, é correto afirmar-se que:
Somente a União pode instituir impostos com fundamento no exercício regular do poder de polícia.
Os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituir empréstimo compulsório.
A contribuição de melhoria é devida em função da prestação de serviços públicos divisíveis.
As taxas têm que ter bases de cálculo diferentes das dos impostos.
As contribuições sociais decorrem da realização de obras públicas que promovam a valorização imobiliária privada.
Com base no disposto na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional, pode-se afirmar que:
Compete tanto à União quanto aos Estados, DF e Municípios a instituição de taxas em razão do exercício do poder de polícia.
Somente a União e os Estados podem instituir contribuições de melhoria.
As contribuições especiais, com fins econômicos ou sociais, são privativas dos Estados e DF.
A União pode transferir aos Estados o exercício regular de sua competência tributária.
A cumulatividade e a seletividade são características essenciais do Imposto sobre Produtos Industrializados.
Assinale a opção que, completando a proposição abaixo, não configura uma afirmativa absolutamente correta.
São isentos da Taxa de Serviços Estaduais os atos e documentos relativos:a pedidos de alvarás para levantamento de salários e proventos de aposentadoria.
Assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) A Taxa Judiciária não incide nas reclamações trabalhistas propostas perante os juízes estaduais.
( ) O valor mínimo da Taxa Judiciária é de uma UFERMS.
( ) No caso de inventários, arrolamentos e separações judiciais, a Taxa Judiciária deve ser paga ao final, juntamente com a conta de custas.
( ) Em caso de propositura de ação de despejo, contribuinte da Taxa Judiciária é a pessoa física ou jurídica que propuser a ação.
Tratando-se de matéria tributária, é lícita a assertiva de que, no Brasil,
as taxas são instituídas para suportar os custos da realização de obras públicas de que decorra a valorização imobiliária de particulares.
os tributos intermunicipais, cobrados pelos Municípios, destinam-se a estabelecer limitações ao tráfego de bens, tendo em vista o interesse público.
as contribuições de melhoria são devidas em função da prestação de serviços públicos divisíveis.
os Municípios e os Estados, assim como a União, têm competência para instituir impostos extraordinários, em caso de calamidade pública.
os Municípios podem instituir taxas em razão do exercício do poder de polícia, com bases de cálculo diferentes das dos impostos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...