Lista completa de Questões de Direito Tributário da Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa CORRETA, no que se refere à Capacidade Tributária.
Quanto ao crédito tributário, indique a alternativa correta:
Suspendem a exigibilidade do crédito tributário, exceto:
Direito Tributário - Competência tributária - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2017
Considerando as normas de direito tributário, assinale a afirmação correta:
Direito Tributário - Princípios Tributários - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2017
Na ausência de disposição, expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará sucessivamente, na ordem indicada, EXCETO:
Marque a única verdadeira:
Direito Tributário - Constituição do crédito tributário - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2014
De acordo com o CTN, a moratória é um meio de se suspender a exigibilidade do crédito tributário. Neste sentido assinale a alternativa correta.
I - O depósito somente suspende a exigibilidade do crédito tributário se for integral e em dinheiro.
II - As reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo suspendem a exigibilida do crédito tributário, desde que ouvido o Conselho de Contribuinte.
III - A concessão de medida cautelar e de liminar em outras espécies de ação judicial também suspende a exigibilidade do crédito tributário.
IV - A concessão de medida cautelar em mandado de segurança também suspende a exigibilidade do crédito tributário.
Sobre a taxa, analise as afirmativas abaixo:
I - Tem prevalecido a orientação em nosso ordenamento jurídico que é possível a suspensão do fornecimento da água e energia elétrica em caso de não-pagamento da taxa pelo usuário do serviço, após a formalização de prévio aviso, predominando assim o interesse coletivo e não o individual na continuidade do serviço. II - De acordo com o artigo 145, §2º da Constituição Federal, combinado com o art. 77, parágrafo único do Código Tributário Nacional, a taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos ao dos impostos, sendo certo, no entanto, consoante a Súmula Vinculante 29 do Supremo Tribunal Federal que é constitucional a adoção, no cálculo do valor da taxa, de um ou mais elementos que integrem a base de cálculo própria de determinado imposto, desde que não haja integral identidade entre uma base de cálculo e outra. III - De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal, é possível a cobrança de serviço de iluminação pública através de taxa. IV - A taxa é cobrada, nos termos do artigo 79 do Código Tributário Nacional, para a cobrança pela utilização, efetiva ou potencial, de serviço público indivisível e definido em lei como compulsório, prestado ao contribuinte ou colocado a sua disposição. V - O serviço público que caracteriza o fato gerador da taxa tem de ser relativo ao contribuinte desta e não à coletividade em geral, permitindo que se verifique o vínculo entre o sujeito passivo do tributo e os serviços, sendo por isto uti singuli. Com base nos seus conhecimentos, julgue as afirmativas acima em verdadeiro ou falso:V,V,F,F,V.
V,F,V,F,V.
F,F,V,V,F.
V,V,V,F,V.
F,V,F,V,F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...