Lista completa de Questões de Direito Tributário da Instituto Ludus para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), em relação à hipótese de incidência:
Assinale a alternativa correta:
O IPTU incide sobre a propriedade, o domínio útil de bem imóvel, desde que por acessão física, como definido na lei tributária, localizado na zona urbana do Município ou do Estado.
O IPTU incide sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Estado.
O IPTU incide sobre a propriedade urbana, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, desde que por natureza, como definido na lei tributária, localizado na zona urbana do Município.
O IPTU incide sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.
O IPTU incide sobre a propriedade urbana, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, desde que por natureza, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Estado.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o Art. 46 do Código Tributário Nacional, que diz: O imposto, de competência da União, sobre produtos industrializados tem como fato gerador:
I - o seu desembaraço aduaneiro, quando de procedência estrangeira;
II - a sua saída dos estabelecimentos a que se refere o parágrafo único do artigo 51;
III - a sua arrematação, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão.
De acordo com as afirmativas acima:
apenas I está correta.
apenas II está correta.
apenas III está correta.
apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
A respeito do poder de tributar das entidades federativas, assinale a opção INCORRETA.
O preço público não é prestação de natureza tributária, na medida em que a respectiva prestação pecuniária, por decorrer de obrigação firmada por ato de vontade, não se afigura compulsória.
A União Federal tem competência para instituir e cobrar as contribuições parafiscais, inclusive sobre os vencimentos dos servidores públicos estaduais e municipais, para custeio, em benefício destes, de sistema de previdência e assistência social.
Cabe à União, por meio de lei complementar, dispor acerca do fato gerador e da base de cálculo dos impostos estaduais e municipais elencados na Constituição da República.
Na fixação da competência para a instituição e cobrança de taxas, deve-se observar qual a entidade pública competente para prestar o serviço público remunerado ou para exercer o poder de polícia.
Em que pese a imunidade intergovernamental recíproca, os bens, os serviços e as rendas das empresas públicas e das sociedades de economia mista não são imunes à tributação, ainda que utilizados nas funções essenciais das referidas entidades.
Em relação aos serviços tributados pelo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza são definidos em:
Assinale:
Leis Ordinárias.
Leis Complementares.
Portarias.
Resoluções.
Medidas Provisórias.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o Art. 15 do Código Tributário Nacional, que diz: Somente a União, nos seguintes casos excepcionais, pode instituir empréstimos compulsórios:
I - guerra entre traficantes, ou guerra interna;
II - calamidade pública que exija auxílio federal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis;
III - conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.
De acordo com as afirmativas acima:
apenas I está correta.
apenas II está correta.
apenas III está correta.
apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Cabe ao Município de Presidente Dutra (MA) o percentual de .............. sobre o produto da arrecadação do imposto do Estado (do Maranhão) sobre a propriedade de veículos automotores licenciados no território municipal e o percentual de ......... sobre o produto da arrecadação do imposto do Estado sobre as prestações de serviços de transporte intermunicipal. As duas lacunas são, corretamente, preenchidas pelos dados dispostos na alternativa
50% e 50%, respectivamente
40% e 25%, respectivamente.
50% e 25%, respectivamente.
25% e 25%, respectivamente
50% e 0% (zero por cento), respectivamente
É uma espécie de tributo. É sempre vinculado a uma prestação de serviço estatal. Deve ser cobrada de forma que onere só a quem efetivamente faz uso do serviço ou o tem à sua disposição. Tal tributo somente será cobrado se possível a quantificação, seja por estimativa ou por outra medida, o seu uso potencial ou real. O texto trata de
taxa.
empréstimo compulsório.
imposto.
empréstimo extraordinário.
contribuição de melhoria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...