Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as afirmações a seguir referentes ao impacto na economia brasileira do segundo choque do petróleo, de meados de 1979, que quase triplicou o preço do barril no mercado internacional.
I - Tal choque prejudicou a economia brasileira, visto que o Brasil era grande importador de petróleo, e o aumento do preço pressionou a balança comercial do país. II - Tal choque prejudicou a economia brasileira, visto que os países desenvolvidos aumentaram substancialmente suas taxas de juros, para conter as pressões infl acionárias decorrentes do choque. III - Tal choque prejudicou a economia brasileira, visto que a recessão mundial, consequente do choque e dos juros mais altos, reduziu as exportações brasileiras. IV - Tal choque prejudicou a economia brasileira, visto que o processo brasileiro de substituição de importações foi desacelerado pela desvalorização cambial da moeda do país. Está correto APENAS o que se afirma emEconomia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação aos planos econômicos do Brasil, julgue os itens que se seguem. O Plano Verão teve concepção distinta da do Plano Bresser, uma vez que, no Plano Verão, foram adotadas a liberação dos preços de bens e serviços e o câmbio flutuante.
Sobre o Princípio da Legalidade e sua importância como diretriz da atividade econômica do Estado, é correto afirmar: 1. A Legalidade como princípio de administração significa que o administrador público está sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do interesse comum, deles não devendo desviar-se, sob pena de praticar ato sujeito à responsabilização disciplinar, civil ou criminal, conforme o caso. 2. Em matéria de Despesa Pública, o Princípio da Legalidade é fulcral, tendo em vista que, enquanto na administração particular é lícito fazer tudo aquilo que a lei não proíbe, na administração pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. 3. A ênfase excessiva no aspecto da legalidade, por parte de alguns órgãos de controle, tem sido responsável por um atraso na evolução dos sistemas de informações contábeis como instrumento de evidenciação do patrimônio público. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise o texto abaixo:
O Plano estabeleceu que o Estado passasse a utilizar instrumentos de políticas econômicas para implantar e ampliar a infraestrutura social básica. O Plano partiu de um diagnóstico profundo da realidade econômica, social e cultural do Estado. O Plano estabeleceu a promoção de três áreas básicas de desenvolvimento: O Homem, O Meio e A Expansão Econômica.
O texto contém as características que descrevem a seguinte experiência de planejamento econômico em Santa Catarina:
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das funções e do papel do Estado e de conceitos relacionados aos bens públicos e semipúblicos, julgue os itens que se seguem. Em mercados competitivos, recursos escassos de uma economia são alocados conforme critérios de produtividade. Caso a distribuição de renda resultante seja diferente da desejada pela sociedade, o governo pode atuar no sentido de redistribuir os recursos. No Brasil, a partir do Plano Real, observa-se uma tendência de concentração de renda no combate ao processo inflacionário.
Em 1986, o governo brasileiro adotou o chamado Plano Cruzado para a redução da inflação. Várias medidas importantes fizeram parte do plano, dentre as quais NÃO se encontrava a(o)
A respeito do comportamento da economia brasileira durante o primeiro e o segundo mandato do presidente Lula, julgue os itens a seguir. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 2007, consistiu em um conjunto de medidas financeiras entre as quais estava a mudança de regime cambial.
Quando em uma economia há crescimento na renda, espera-se que haja aumento na demanda de certos bens, chamados de bens normais. Assinale a alternativa correta com relação ao Preço de Equilíbrio desses bens segundo a teoria microeconômica padrão.
Determinada empresa inicia estudos para levantar o valor dos seus custos de produção para tomada de decisões empresariais visando à análise de sua lucratividade. Efetivando os levantamentos nos setores responsáveis pela apuração dos custos e preço de venda no setor comercial da empresa, pode-se constar que o custo fixo mensal é da ordem de R$ 15.000,00, e que o custo variável por unidade produzida iguala-se a R$ 5,00. Considerando que esta empresa possui estoques nulos, determine o valor do custo médio total dessa empresa quando são produzidos 1.500 unidades ao mês.
Acerca das funções e do papel do Estado e de conceitos relacionados aos bens públicos e semipúblicos, julgue os itens que se seguem. A provisão de um sistema legal que permita a existência de ambiente institucional em que empresas e indivíduos possam realizar trocas voluntárias não integra as funções típicas do Estado em uma economia moderna. Após as crises de 1929 e de 2008, chegou-se à conclusão de que o sistema legal deve evitar a exploração da classe trabalhadora, limitando ao máximo a liberdade econômica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...