Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a análise microeconômica, especificamente acerca dos fatores de determinação da curva de procura, analise.
I. A curva de procura, também conhecida como curva de demanda, informa a quantidade que os consumidores desejam comprar para cada preço unitário que tenha que pagar.
II. A procura por um bem depende de seu preço, mas também de outras variáveis, tais como: renda dos consumidores, preços de outros bens e gosto ou preferência do consumidor.
III. Para a maioria dos bens, chamados de bens normais, a demanda aumenta quando a renda dos consumidores cresce.
IV. Para bens normais, um maior nível de renda desloca a curva de demanda para a direita.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Economia - ECONOMIA BRASILEIRA - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
O setor industrial no Brasil cresceu bastante com o Processo de Substituição de Importações (PSI), a partir da década de 1930. São características desse processo, EXCETO:
Acerca das teorias cardinal e ordinal da utilidade, das curvas de indiferença e da escolha ótima, julgue os itens seguintes. Considere um consumidor com função utilidade dada por U(X1, X2) = 2X1 + X2. Nesse caso, a escolha ótima do consumidor pelo bem X1 se dará no ponto em que a taxa marginal de substituição for tangente a sua reta orçamentária.
Em relação à evolução do mercado de trabalho na década de 2000, assinale a afirmativa incorreta.
A tabela a seguir revela a demanda de uma empresa que produz semicondutores.
Assumindo que o custo de produção seja 0 (zero) e que a empresa maximize seu lucro ao maximizar sua receita, a quantidade a ser produzida que maximiza seus lucros é:
Um mapa de indiferença descreve as preferências de um consumidor em relação a diversas combinações de bens e serviços. Porém, as preferências do consumidor não explicam totalmente o comportamento do consumidor. As escolhas são também influenciadas pelas restrições orçamentárias, as quais, em razão dos preços a serem pagos pelos diversos bens e serviços, limitam a possibilidade de as pessoas fazerem opções. O fragmento anterior se refere ao comportamento
Economia - ECONOMIA BRASILEIRA - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Em relação aos Planos Collor I e II, analise as afirmativas.
I. O Plano Collor I visava a acabar com a indexação da economia, adotando diversas medidas para melhorar a eficiência da gestão pública e reduzir os gastos do governo.
II. O Plano Collor I realizou uma reforma financeira, com o fim do overnight, substituído pelo FAF, no qual os títulos públicos seriam transacionados.
III. O Plano Collor II tentou medidas de austeridade fiscal, via controle do fluxo de caixa no Ministério da Fazenda e restrição orçamentária de vários ministérios, mas resistências políticas impediram a continuação dessas medidas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Acerca das teorias cardinal e ordinal da utilidade, das curvas de indiferença e da escolha ótima, julgue os itens seguintes. De acordo com a teoria ordinal, as funções utilidade U e V representariam as mesmas preferências se
O mercado de um determinado medicamento genérico é caracterizado como de concorrência perfeita. As funções de custo de uma empresa representativa desse mercado são dadas por:
Custo Total (CT) = 2q2+5q+50 e Custo Marginal (CMg) = 4q+5.
O preço de mercado de equilíbrio de longo prazo nesse mercado é:
Economia - Contabilidade Social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Considere os 3 projetos A, B e C, com os seguintes fluxos de caixa.
Sabe-se que x é um valor em reais maior do que zero. Sejam rA, rB e rC as taxas internas de retorno (TIR) dos projetos A, B e C, respectivamente. (Desconsidere valores de TIR negativos.) A relação correta entre essas taxas é dada por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...