Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
A respeito do conceito, da evolução e das funções da moeda, assinale a alternativa correta:
Atualmente, em todos os países, a moeda é lastreada em ouro.
Em países que apresentam altas taxas de inflação por um prazo prolongado, a moeda vai perdendo a função de reserva de valor.
A moeda é um ativo de baixa liquidez.
Cartões de Crédito são considerados moeda.
No fim da década de 70, iniciou‐se um período de crise cambial, deflagrada pelo segundo choque do petróleo. Em 1980, o governo buscou superávits, o que se intensificou em 1982, sob a supervisão do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Para atingir tal objetivo, o governo deveriaexpandir a demanda interna a fim de financiar a dívida externa.
conter os gastos públicos para diminuir o déficit público.
reduzir o desemprego elevando a demanda por mãode‐ obra e os salários reais.
reduzir a taxa de juros interna e ampliar as linhas de crédito.
valorizar o câmbio a fim de baratear a matéria prima importada.
O Programa Nacional de Desestatização (PND) surgiu por meio de uma medida provisória posteriormente convertida em Lei em 1990 e tinha dentre seus objetivos reordenar a posição estratégica do Estado na economia, transferindo à iniciativa privada atividades indevidamente exploradas pelo setor público (Art. 1º, da Lei n. 8031/90). Em relação a tal programa, analise as afirmativas a seguir.
I. Logo após a criação do plano, em 1991, ocorreram privatizações de concessionárias de serviços públicos com o intuito de melhorar a eficiência de tais serviços.
II. O processo de privatização não reduziu a dívida pública e os recursos oriundos da privatização de empresas, dentro do PND, não contribuíram para financiar o déficit público.
III. Houve uma ampliação da aceitação das moedas podres, como debêntures e títulos da dívida agrária.
Assinale:
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Acerca dos aspectos gerais de atuação do Estado na economia, julgue os itens subsequentes.
Os gastos orçamentários totais nos vários níveis de governo não medem adequadamente os custos de produção da atividade governamental.
do sistema de pedágio
da administração pública
dos proprietários dos veículos individuais
das empresas de transporte coletivo
das entidades representativas das diferentes categorias de trabalhadores
A desvalorização cambial, em janeiro de 1999, produziu diversos efeitos na economia brasileira. Em relação às medidas tomadas e/ou aos efeitos da desvalorização, assinale a afirmativa correta.
A relação dívida/PIB aumentou em virtude dos efeitos da desvalorização sobre a dívida interna a qual estava indexada ao câmbio e não devido à variação do PIB que cresceu bastante em 1998.
A alta dos juros foi um dos fatores que serviu para reduzir a demanda por dólar a partir de março de 1999 e um recuo da cotação real/dólar.
O país estabeleceu um acordo com o FMI com metas para o superávit primário para o ano de 1999 não muito ambiciosas em torno de 2% do PIB até dezembro do mesmo ano.
A inflação explodiu nos primeiros meses de 1999, o que fez com houvesse uma corrida bancária, o que foi reduzido pelo aumento dos juros.
O governo brasileiro não conseguiu convencer o FMI a utilizar o superávit primário como critério do acordo em substituição ao déficit nominal.
Acerca dos aspectos gerais de atuação do Estado na economia, julgue os itens subsequentes.
Se o governo estiver examinando a curva de possibilidades de produção dos setores de hortifrutigranjeiros e de produtos laticínios industrializados, para decidir qual dos dois mercados receberá determinado subsídio, ele estará optando por uma decisão de alocação intersetorial.
Além das empresas e de suas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o conjunto de instituições que contribui para a inovação e a ligação entre elas compreende o Sistema Nacional de Inovação.
Com relação ao ciclo da inovação,a introdução de uma inovação associada a um processo de invenção dá origem ao que se denomina inovação incremental.
a introdução de inovações permite a introdução de outras variações denominadas imitação.
o processo de imitação com introdução de melhorias é denominado introdução de inovações radicais.
as invenções, quando associadas às patentes, são lançadas no mercado com sucesso comercial.
as patentes, quando empresariais, transformam-se em inovações.
A respeito dos desdobramentos da crise financeira global de 2008/2009 sobre a economia brasileira, assinale a afirmativa correta.
Ocorreu um aumento da dívida pública em 2009 devido a diversos fatores como o crescimento continuado do gasto público.
Realizou‐se uma desvalorização cambial em 2009, o que fez com que a dívida pública líquida caísse, em função de ser atrelada, em parte, ao dólar.
Verificou‐se uma piora do saldo em transações correntes, já em 2008, devido à inversão de sinal do saldo da balança comercial.
Houve um estouro da meta de inflação em 2009, registrada em 4,5%, devido à redução drástica da taxa Selic real pelo Banco Central.
Observou‐se um forte aumento da taxa de desemprego em 2008 e 2009, acima de 8%, registrado pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, o qual foi revertido apenas em 2010.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nos principais agregados monetários e nas principais teorias monetárias, julgue os itens subsecutivos.
No modelo keynesiano, a taxa de juros é um fenômeno estritamente monetário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...