Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dessa economia, julgue os itens que se seguem.
Na economia em questão, as firmas conseguirão contratar a quantidade desejada de trabalhadores, bastando que seja respeitada a condição de o salário real ser maior ou igual à produtividade marginal do trabalho.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:
I. Teoria econômica trata da identificação do fato econômico. É com base nos levantamentos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o complexo de conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva. Economia descritiva é o compartimento central da economia, compete-lhe dar ordenamento lógico aos levantamentos sistematizados fornecidos pela economia descritiva, produzindo generalizações que sejam capazes de ligar os fatos entre si, desvendar cadeias de ações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de um fenômeno em relação a outro. A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o processo de formação de preços e o funcionamento dos mercados, ou seja, comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. A macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico em seu conjunto.
II. A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Assim sendo, a Macroeconomia faz uma abordagem global das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Basicamente, a macroeconomia constitui-se de cinco mercados, que mediante suas ofertas e demandas determinam os agregados macroeconômicos. Estes cinco mercados são mercado de bens e serviços, de trabalho, monetário, de títulos e de divisas.
III. A teoria do consumidor estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda. A teoria da firma estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta. A teoria da produção estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas consequências no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.
IV. O indivíduo é considerado como fornecedor de trabalho e capital, demandantes de bens de consumo. Já a firma é considerada demandante de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. Assim, o indivíduo requer maximizar o seu consumo, e uma firma (empresa) maximizar o seu lucro. Entre esses dois pontos, a microeconomia procura analisar o mercado, e, ainda, os tipos de mecanismos, que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, tentando alocar de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. Para esse fim, a microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
V. O Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa é obtido pela soma de todos os valores do fluxo de caixa, trazidos para a data presente. Ou seja, descontam-se os valores futuros para a data presente e somam-se os valores descontados com o valor que o fluxo de caixa apresenta na data inicial. O Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE) ou simplesmente Valor Uniforme Equivalente (VUE), é um método que consiste em achar a série uniforme equivalente (A) ao fluxo de caixa do investimento em análise, à TMA do investidor. Se VAUE ≤ 0 o projeto é viável. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa que iguala os recebimentos futuros aos investimentos feitos no projeto, ou seja, é a taxa de desconto para a qual temse VPL ≥ 0.
Estão corretas as afirmativas
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
O BNDES tem apoiado o crescimento de longo prazo da economia brasileira, financiando investimentos na área industrial e de infraestrutura.
A curto prazo, ao longo dos ciclos econômicos, como na década de 2000 a 2010, o BNDES temajudado no controle da inflação, pela variação procíclica da taxa de juros cobrada.
ajudado na estabilização do produto da economia, pelo comportamento anticíclico do volume de crédito concedido.
diminuído a alavancagem financeira média do setor bancário brasileiro, devido à política setorial de crédito.
estabilizado a demanda externa sobre a economia brasileira, pelo financiamento às importações de equipamentos.
sido um instrumento importante para a política monetária brasileira.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
1
2
3
4
5
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
O IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) no Brasil pode ser classificado como:
Imposto indireto e progressivo.
Imposto direto e regressivo.
Imposto indireto e regressivo.
Imposto direto e progressivo.
Economia - A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos planos de estabilização da economia brasileira, julgue os itens que se seguem. O aumento do poder de compra dos salários foi um resultado alcançado pelo Plano Cruzado.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As quantidades totais de alimento e vestuário, dois bens normais, são fixas e positivas, e pertencem às famílias A e B, com curvas de indiferença bem comportadas. Partindo de uma dotação inicial não eficiente de Pareto, as duas famílias realizam todas as possíveis trocas mutuamente vantajosas, a fim de maximizar a utilidade das famílias.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
No equilíbrio, uma das famílias pode acabar com quantidades menores de alimento e vestuário em relação à quantidade inicial.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As quantidades totais de alimento e vestuário, dois bens normais, são fixas e positivas, e pertencem às famílias A e B, com curvas de indiferença bem comportadas. Partindo de uma dotação inicial não eficiente de Pareto, as duas famílias realizam todas as possíveis trocas mutuamente vantajosas, a fim de maximizar a utilidade das famílias.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
A curva de contrato é a linha que liga os pontos de alocação eficiente de Pareto.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O Ministério da Justiça (MJ) tem um montante fixo para gastar na aquisição de dois bens: mesas e computadores. Ainda, o MJ planeja ocupar um prédio de sua propriedade, atualmente alugado para profissionais liberais.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
A duplicação dos preços da mesa e do computador apresenta o mesmo efeito, na linha do orçamento, que a redução, pela metade, do montante fixo.
Economia - A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao período econômico compreendido entre os anos 1980 e 1984 e às medidas de política econômica adotadas, nesse período, em face do cenário externo, assinale a opção correta.
Com o objetivo de impedir que a maxidesvalorização cambial afetasse fortemente a atividade econômica, o governo indexou os salários ao índice nacional de preços ao consumidor (INPC).
O ajustamento externo da economia brasileira no período de 1981 a 1984 e o plano trienal do FMI ocasionaram um ajuste recessivo na economia, caracterizado pela redução do investimento público, pela desvalorização cambial e pela elevação das taxas de juros.
A política macroeconômica predominante nos anos 1981 e 1982 direcionou-se ao aumento da contratação de empréstimos no exterior, em virtude da forte entrada de capitais no país.
Esse período foi marcado pela manutenção dos preços do petróleo e pelo retorno das políticas keynesianas, com vistas ao combate da retração da economia causada pelo choque do petróleo, ocorrido ao final de 1973.
A implantação de programa de renovação da dívida externa brasileira evitou que o Brasil recorresse aos recursos do FMI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...