Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A introdução, pelo Governo, de um imposto específico de oito unidades monetárias para cada unidade vendida do bem X provocará, na nova posição de equilíbrio de mercado,
um aumento do preço de equilíbrio em três unidades monetárias.
uma redução da produção de equilíbrio em dez unidades.
um ônus maior para os consumidores do que para os produtores em relação ao pagamento do imposto.
um aumento da quantidade de equilíbrio no mercado e redução do preço do bem X.
uma arrecadação de 2.880 unidades monetárias para o Governo.
Considerando a tabela acima, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações seguintes, relacionadas aos números índices da tabela e sobre números índices em geral.
( ) A variação do IGP-M entre 2002 e 2008 foi maior do que 50,0%.
( ) Mudando-se a base do IPC-DI para o ano de 2003, o número índice do IPC-DI em 2005 será 111,51.
( ) A variação do IGP-M entre 2000 e 2010 foi mais de 35% superior à variação do IPC-DI no mesmo período.
( ) A variação do IPC-DI no ano de 2010 foi superior a 7%.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V V V F.
V V F F.
V F F V.
F V F V.
F F V F.
Observe o gráfico abaixo e leia atentamente as alternativas que se seguem, assinalando a que NÃO condiz com as características da condição ótima do consumidor.
A linha reta AB representa a restrição orçamentária cuja inclinação mostra a relação entre os preços de dois bens e sua posição define a dimensão do orçamento.
O consumidor estará em equilíbrio no ponto E, na medida em que está simultaneamente situado sobre a linha de preços AB e sobre a curva de indiferençaU
Mantendo-se os preços dos bens constantes, se houvesse redução da renda disponível, os deslocamentos da linha de preços, ou da restrição orçamentária, ocorreriam paralelamente para cima e para a direita.
Havendo alteração na declividade da linha da restrição orçamentária, isso significa que ocorrem modificações nos preços dos bens, sendo que essa linha continua reta, porém com declividades ou inclinações diferentes.
A respeito das políticas públicas brasileiras, julgue os itens subsecutivos.
A definição de políticas públicas é marcada por uma lacuna entre as intenções políticas e a realização do plano, que consiste em um conjunto de medidas supostamente concatenadas que visa à realização de fins.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A disciplina da ciência econômica que estuda as relações econômicas do Governo com a sociedade é conhecida modernamente como Economia do Setor Público. Dentro dos paradigmas atuais dessa teoria, considere as afirmações a seguir, relativas às funções que o Governo deve desempenhar em relação ao sistema econômico:
I. Se a economia estiver passando por um ciclo de expansão que está pressionando a estabilidade dos preços, o Governo deve diminuir os impostos ou aumentar os gastos, ou ainda adotar uma combinação dessas duas medidas.
II. O Governo deve atuar na correção das desigualdades da distribuição de renda da economia, através de medidas que aumentem a progressividade do sistema tributário e ampliando as despesas que beneficiam as classes de renda mais baixa.
III. O Governo dever prover a produção de bens públicos, cujo fornecimento pelo mecanismo tradicional de mercado é impossível, uma vez que as pessoas que não querem pagar por eles não podem ser excluídas de seu consumo.
IV. O Governo deve abster-se de produzir bens semi-públicos, tais como educação e saúde, mesmo que sejam bens que apresentam grandes externalidades positivas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e III.
I e III.
I e IV.
II e IV.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Dentre as afirmativas abaixo, qual é aquela compatível com as teorias de externalidade e de bens públicos?
Para evitar o problema da piscina comum, pode-se atribuir direitos de propriedade aos usuários do recurso comum.
O Teorema de Coase afirma que, sempre que os agentes envolvidos puderem negociar a produção da externalidade, eles chegarão a uma alocação eficiente, independemente dos custos de transação.
A oferta eficiente de bens públicos pelo mercado independe da presença de free riders.
O imposto de Groves-Clarke propõe um custo para o agente que gera externalidade negativa como forma de reduzir tal produção para um nível eficiente.
Quando todos os agentes tiverem preferências com máximo único, o mecanismo de votação gerará uma provisão eficiente de bem público.
No que diz respeito à inflação, pode-se afirmar que:
Inflação é o aumento continuado do nível geral de preços (aumento persistente e generalizado dos preços).
Podem ser elencados os seguintes tipos de inflação, de demanda, de custos e inflação estrutural.
Ocorre a inflação de demanda quando a demanda agregada excede a oferta agregada de bens e serviços. Caso a economia esteja próxima ao pleno emprego, e havendo um aumento da demanda agregada, não há como aumentar a oferta para suprir esta demanda extra, então o ajuste se dará através de aumentos de preços, caracterizando a inflação de demanda.
Todas as alternativas estão corretas.
Os indicadores são medidas estatísticas que objetivam sintetizar diversos aspectos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
O indicador social mais utilizado para medir o desenvolvimento de um país é o índice de desenvolvimento humano (IDH).
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...