Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, acerca da análise de competitividade.
Em uma sociedade do conhecimento, as vantagens competitivas são determinadas pela capacidade de inovação da empresa, que é determinada pelos aspectos microeconômicos e pelas condições de funcionamento do sistema de inovação como um todo.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta, a respeito das relações comerciais e financeiras do Brasil com outros países.
Apesar da importância da China no comércio internacional, o Brasil ainda não conseguiu ter aquele país como um importante destino de suas exportações.
A Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) tem o objetivo de estabelecer o livre comércio entre os países da América Latina, por intermédio de um acordo de eliminação de barreiras comerciais firmado em 1988.
A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi um acordo firmado em 1960, mas sofreu os obstáculos do desenvolvimento da maior parte dos países latino americanos.
Sob a ALADI, firmou-se um acordo de eliminação de barreiras comerciais e de criação de uma tarifa externa comum entre o Brasil e a Argentina.
Uma mudança importante nas relações comerciais brasileiras com outros países foi a criação do MERCOSUL. Entretanto, esse acordo não dinamizou as relações comerciais entre Brasil e Argentina.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
A criação de um novo imposto sobre a produção, atingindo todas as empresas de um setor industrial em um mercado competitivo, ocasiona alguns efeitos sobre custos e equilíbrio, segundo a teoria econômica. Assim sendo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações seguintes, relacionadas à imposição de um imposto sobre vendas.
( ) O imposto sobre a produção eleva o custo marginal de uma empresa particular na proporção do novo imposto.
( ) Embora o novo imposto incida sobre a produção, as empresas não precisarão reduzir seus níveis de produção se o preço se mantiver o mesmo.
( ) O equilíbrio de longo prazo, em razão de novo imposto sobre a produção, apresentará um menor número de empresas e uma menor produção.
( ) Se o novo imposto sobre a produção for superior à margem do lucro da empresa, esta pode optar por não mais produzir.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V V V V.
V F V V.
V V F F.
F V F V.
F F V F.
Tendo em vista que a presença de bens públicos, externalidades, informações assimétricas e mercados imperfeitos justificam a intervenção do Estado na economia, julgue os itens que se seguem.
Um bem público puro não possui rivalidade no seu consumo, e seu custo marginal é zero.
Entre os anos de 1960 e 1990, a economia brasileira passou por diversas conjunturas, do chamado milagre econômico (1968) à adoção de planos econômicos, como o Plano Collor (1990). Com relação à economia brasileira nesse período, julgue os itens que se seguem.
No período entre o milagre econômico brasileiro e os Planos Nacionais de Desenvolvimento I e II, houve crescimento da renda per capita e melhoria na distribuição da renda no Brasil.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nos instrumentos e medidas utilizados pelo BACEN e pelos bancos comerciais para controlar a oferta monetária, julgue os próximos itens, considerando especialmente o objetivo de redução das pressões inflacionárias geradas por demanda excessiva.
Medidas de desestímulo à entrada de capital estrangeiro no país permitem que se alcance o objetivo pretendido.
Julgue os itens a seguir, acerca da análise de competitividade.
A competição estratégica, segundo Porter, é um conceito vinculado à criação de valor e implica escolher um caminho diferente daquele tomado pelos outros.
A tabela acima mostra dados do Boletim de Conjuntura Econômica do Estado da Bahia de setembro de 2012. Com base nessa tabela, julgue os itens subsequentes.
O IPC apontado na tabela indica aumento de 5,68% nos preços da cesta de consumo das populações assalariadas e com baixo rendimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...