Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos aspectos relativos à economia brasileira pósestabilização, assinale a opção correta.
A combinação da melhora dos indicadores fiscais e a melhora de indicadores externos levaram à queda contínua do risco país e à valorização cambial ao longo de todo governo Lula.
O Plano Real, ao contrário do Plano Cruzado, partiu do diagnóstico de que a inflação brasileira possuía um forte caráter inercial.
O Plano Real classificou o combate à inflação em três fases: ajuste fiscal, indexação completa da economia e redistribuição de renda.
O reflexo imediato do Plano Real foi a rápida queda na taxa de inflação, que caiu imediatamente para zero, havendo até deflação, e mostrou a eficácia do congelamento dos preços.
Um aspecto importante do desempenho fiscal do governo Lula foi a piora do perfil da dívida pública, devido ao excessivo gasto com transferências governamentais para as populações carentes.
Considere as afirmativas abaixo sobre os diversos tipos de mercados.
I Em situação de monopólio, no curto prazo, o preço é maior que o custo marginal, e, no longo prazo, eles são iguais.
II Em concorrência perfeita, o equilíbrio ocorre quando o preço é igual ao custo marginal.
III No modelo de duopólio de Cournot, cada empresa admite que a quantidade produzida pela outra não interfere na sua condição de equilíbrio.
IV A concorrência monopolística caracteriza-se pelo fato de as empresas produzirem produtos diferenciados, embora substitutos próximos.
Está correto o que se afirma em
I e III, apenas
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Com base nas definições dos principais agregados econômicos, julgue os itens a seguir, relativos às contas do balanço de pagamentos.
Se determinado país registra elevação das suas reservas internacionais, então suas exportações líquidas são positivas.
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos de cadeias e redes produtivas.
As redes costumam responder melhor às mudanças bruscas na demanda e à necessidade de inovar que empresas isoladas. Entre os fatores determinantes que estimulam a formação de redes, estão fusão tecnológica e globalização de mercados.
Em uma economia, em 31-12-20X0, o volume de meios de pagamento no conceito convencional M1 correspondeu a 2.000.000 de unidades monetárias. Nesse mesmo dia, moeda manual em poder do público representava 20% dos meios de pagamento e os encaixes dos bancos comerciais 25% do volume de seus depósitos à vista. A base monetária, naquele dia, foi igual, em unidades monetárias, a
800.000.
600.000.
900.000.
1.000.000.
1.200.000.
Em relação aos subsídios às exportações, é correto afirmar que
Assinale a opção correta, no tocante à economia brasileira a partir da aceleração dos processos de industrialização e urbanização.
A visão estruturalista de inflação não estava associada ao processo de substituição de importações.
Os incentivos para a criação dos setores de consumo durável e de capital não integraram o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.
A década de 30 do século passado corresponde ao período em que houve forte retração do setor industrial brasileiro, devido ao que ficou conhecido como industrialização por substituição de importações.
A lógica do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek supera o processo de substituição de importações, pois procurou promover a montagem de uma estrutura industrial integrada.
A tendência ao desequilíbrio externo não se constituiu em uma dificuldade para implementação do processo de substituição das importações.
Com base nas definições dos principais agregados econômicos, julgue os itens a seguir, relativos às contas do balanço de pagamentos.
Em uma economia aberta, o produto interno bruto é determinado pelos gastos em produtos domésticos efetuados por residentes e não residentes do país.
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos de cadeias e redes produtivas.
A rede de firmas se caracteriza por sua situação intermediária entre o mercado atomizado, em que as relações entre empresas são regidas basicamente pelos mecanismos de preços, e a empresa verticalmente integrada, em que cada etapa da produção é planejada por uma hierarquia centralizada.
Segundo a teoria quantitativa da moeda,
a velocidade-renda da moeda é extremamente instável.
variações na quantidade de moeda em circulação não influenciam o nível geral de preços da economia.
em sua versão clássica, um aumento na quantidade de moeda em circulação em determinado percentual provocará a elevação do nível geral de preços na mesma porcentagem.
em sua versão clássica, reduções na quantidade da moeda em circulação ajudam a diminuir o desemprego involuntário na economia.
a frequência do período de pagamento de salários, seja mensal ou quinzenal, não tem qualquer influência no valor da velocidade-renda da moeda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...