Questões de Economia

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Em uma economia fechada e com governo, a renda disponível, YD, está relacionada ao consumo das famílias, C, de acordo com a expressão C = 160 + 0,6YD. Suponha que, nessa economia, os valores, em unidades monetárias (UM), do investimento, dos impostos pagos menos transferências recebidas pelos consumidores e dos gastos do governo sejam, respectivamente, iguais a 150 UM, 100 UM e 150 UM. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A.

    A renda disponível é igual a 900 UM.

  • B.

    O valor dos gastos com consumo é igual a 6.160 UM.

  • C.

    Essa economia tem um superávit orçamentário igual a 50 UM.

  • D.

    A poupança privada é igual a 1.000 UM.

  • E.

    O PIB de equilíbrio dessa economia é igual a 10.000 UM.

Desde 1999, a política monetária brasileira é baseada no chamado regime de metas de inflação. A definição das metas anuais de inflação e de seus respectivos intervalos de tolerância é da alçada do

  • A.

    Ministro da Fazenda

  • B.

    Presidente da República

  • C.

    Conselho Monetário Nacional

  • D.

    Presidente do Banco Central do Brasil

  • E.

    Conselho de Política Monetária do Banco Central do Brasil

A economia de certo país opera com regime cambial de taxa fixa, em um mundo com mobilidade imperfeita do capital, e é representada pelo modelo IS / LM / BP, conforme a figura abaixo.

A economia se encontra inicialmente no ponto E, na figura, e o governo adota uma política monetária restritiva.

Em consequência, a curto prazo, a(s)

  • A. balança de pagamentos se torna mais deficitária.
  • B. taxa de desemprego diminui.
  • C. renda interna aumenta.
  • D. importações diminuem.
  • E. reservas em divisas internacionais aumentam.

No campo da regulação econômica de uma atividade pelo Estado, é consistente com a denominada Teoria da Captura afirmar que

  • A.

    a captação de subsídios para determinados grupos consumidores de baixa renda a serem financiados pelos grupos de rendas mais altas é inevitável no processo regulatório.

  • B.

    a regulação é uma resposta ilegítima a uma falha de mercado na alocação eficiente dos recursos, mesmo que tenha como consequência uma melhoria do bem-estar social.

  • C.

    o mecanismo de regulação é antieconômico porque os custos de implantar e manter uma agência reguladora são maiores que os benefícios que elas podem oferecer para tentar corrigir as falhas de mercado.

  • D.

    grupos de interesse podem influenciar o resultado do processo regulatório, provendo apoio financeiro para políticos e reguladores.

  • E.

    a agência reguladora é normalmente administrada por políticos que estejam comprometidos a evitar a captura do excedente do consumidor pelos grupos regulados por meio da diferenciação de preços.

O sistema tributário brasileiro é considerado bastante complexo. Em relação aos tributos no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    No Brasil, o imposto de renda é progressivo, visto que os indivíduos mais ricos pagam mais impostos que os mais pobres.

  • B.

    O ICMS é de competência do governo estadual e é fortemente regressivo.

  • C.

    É do governo federal a competência do IPVA, para evitar a competição tributária entre os estados.

  • D.

    A competência do IPTU é municipal, pois sua base tributária tem alta mobilidade.

  • E.

    O IPI é um imposto fortemente utilizado para reduzir o déficit do governo federal.

São entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional:

  • A.

    Conselho Monetário Nacional e Comissão de Valores Mobiliários

  • B.

    Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários

  • C.

    Banco Central do Brasil e Conselho Nacional de Seguros Privados

  • D.

    Superintendência Nacional de Previdência Complementar e Conselho Monetário Nacional

  • E.

    Conselho Nacional de Seguros Privados e Conselho Monetário Nacional

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 (PDE 2020) incorpora uma visão integrada da expansão da demanda e da oferta de diversos energéticos no período 2011-2020.

Em relação às projeções do PDE 2020 para o próximo decênio, considere as afirmativas abaixo.

I – A baixa efi ciência energética do gás natural, quando comparada à do óleo combustível, tende a diminuir sua demanda, desestimulando novos investimentos na ampliação do processo de exploração do gás nacional e reduzindo, gradativamente, a importação do gás boliviano.

II – Espera-se uma redução na demanda por etanol, fruto de fatores como a falta de competitividade dos preços do etanol hidratado em relação à gasolina automotiva, devendo-se esse fato, principalmente, a impasses políticos e econômicos que tendem a desestimular investimentos ligados à produção do etanol.

III – O cenário é que os preços dos insumos graxos sigam trajetória crescente, mantendo-se em patamares sempre muito superiores aos do óleo diesel, mesmo considerando o aumento deste, sendo que nessas condições, a projeção da demanda de biodiesel se refere basicamente à adição obrigatória de 5% no diesel mineral.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Um projeto de investimento implica um gasto inicial seguido de 12 recebimentos líquidos sucessivos nos períodos subsequentes. A soma desses 12 recebimentos é maior do que o gasto inicial.

Em consequência, a(o)

  • A. taxa interna de retorno do projeto é positiva.
  • B. taxa interna de retorno do projeto é nula.
  • C. taxa interna de retorno do projeto é negativa.
  • D. número de períodos para recuperação do investimento é maior do que 12.
  • E. valor presente líquido do projeto é positivo.

No modelo de crescimento econômico neoclássico de Solow, com progresso tecnológico que aumenta a efetividade de mão de obra, há um estado estacionário.

Esse estado estacionário se caracteriza pela constância do(a)

  • A. consumo total
  • B. investimento total
  • C. estoque de capital total
  • D. renda per capita
  • E. taxa de crescimento populacional

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) possui como uma de suas atribuições a

  • A. formulação de políticas para o setor energético.
  • B. revisão periódica das matrizes energéticas, aplicadas às diversas regiões do país.
  • C. realização periódica da análise integrada de segurança de abastecimento e de atendimento.
  • D. obtenção de licença ambiental prévia para aproveitamentos hidrelétricos e de transmissão de energia elétrica.
  • E. apuração do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), utilizado para valorar as transações realizadas no mercado de curto prazo.
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