Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Governos atuam por meio da implementação de políticas econômicas, visando elevar positivamente o nível de atividade, emprego e preços da economia. No sentido microeconômico, governos também interferem em mercados específicos por meio de impostos e subsídios, entre outros meios. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Aumentar os impostos sobre o consumo de bens preçoelásticos é uma medida eficaz para aumentar a arrecadação tributária estatal.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No final de 1993, começou a ser implementado o Plano Real, que obteve êxito em controlar o grave processo inflacionário pelo qual passava o Brasil. No que concerne ao Plano Real, julgue os itens subsequentes.
Após sua implementação, a queda na inflação foi rápida, mas não chegou a zero nem à deflação.
A respeito da política monetária moderna e seus instrumentos aplicados em grande parte dos países, é correto afirmar:
Aceita-se de forma implícita que o Banco Central não pode determinar a taxa de juros de curto prazo.
Metas estipuladas para inflação, taxas de juros de curto prazo e déficit público são ajustadas para que se obtenha situação de emprego pleno dos fatores no longo prazo, como sugerido pelo economista norte-americano Robert Lucas, na década de 1970.
Acredita-se que a inflação é predominantemente, se não exclusivamente, causada por excessos de demanda, utilizando ajustes na taxa de juros para desestimular o consumo e o investimento.
Orienta-se pela adoção de metas para o crescimento do agregado monetário e de tetos para o crescimento do emprego e da renda, conforme defendido pelo economista norte-americano Ben Bernanke, na década de 1960.
A taxa de juros de curto prazo é ajustada em acordo com a diferença entre o crescimento do emprego e o dos preços, de modo a afetar positivamente a demanda por trabalho e negativamente o nível de preços, como propôs o economista francês Maurice Allais na década de 1960.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca do modelo IS-LM, julgue os itens seguintes.
A política monetária torna-se mais eficaz à medida que a elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros aumenta, pois se eleva a propensão para a manutenção de encaixes monetários com fins especulativos.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos de macroeconomia.
O Plano Real foi a primeira tentativa bem-sucedida de estabilização da economia brasileira, depois de mais de dez anos de luta contra a hiperinflação.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca do modelo IS-LM, julgue os itens seguintes.
A curva IS como um todo é deslocada tanto por variáveis exógenas quanto por variáveis induzidas pela variação de renda.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O Governo Federal Brasileiro editou, em junho de 1994, um conjunto de medidas econômicas que ficariam conhecidas como Plano Real. Organizado em etapas, o plano resultaria no fim de quase três décadas de inflação elevada e na substituição da antiga moeda pelo Real, a partir de primeiro de julho de 1994.
O índice da inflação medida pelo IPCA, tem estado, a cada ano, de 2005 a 2010, na faixa de
−10% a 0% ao ano
1% a 10% ao ano
11% a 20% ao ano
21% a 30% ao ano
31% a 40% ao ano
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Segundo os economistas ortodoxos, a regulamentação ambiental produz benefícios sociais decorrentes da maior preservação e aumenta os custos privados do setor regulado, reduzindo sua competitividade. Mas a hipótese de Porter é de que a(s)
imposição da regulamentação ambiental é uma forma camuflada de protecionismo por parte dos países desenvolvidos.
regulamentação precisa ser aplicada a todos os produtores, para não gerar vantagens competitivas.
empresas sujeitas à regulamentação vão reduzir a oferta, e o preço do produto aumentará, compensando-as.
empresas competitivas respondem à regulamentação ambiental com inovações que aumentam sua produtividade.
empresas reguladas vão sair do mercado, devido à maior competitividade das que não são reguladas.
Economia - ECONOMIA BRASILEIRA - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
O Brasil evidencia uma complexa situação fiscal que pode comprometer a sustentabilidade do crescimento do país. Uma importante medida de contenção da crise fiscal que assolava o Estado brasileiro foi aprovada no Congresso Nacional em 1999. A crise fiscal foi agravada pela benevolência da Constituição Federal de 1988 com relação à concessão das aposentadorias. A medida aprovada tratava:
da extinção das pensões das filhas dos militares e dos Procuradores;
da proibição das aposentadorias dos Juízes de Conciliação e de Paz;
do aumento do período aquisitivo dos professores universitários e do ensino médio;
do aumento da contribuição dos servidores públicos;
do fator previdenciário.
No que se refere à teoria do consumidor, julgue os itens a seguir.
O fato de um consumidor gastar toda sua renda com alimentos, vestuário e educação é consistente com a existência de elasticidades-renda superiores à unidade para esse três grupos de bens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...