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As políticas industriais costumam ser classificadas em duas grandes categorias: as horizontais e as verticais (também chamadas seletivas). A política industrial horizontal visa a
privilegiar as indústrias com grande poder de encadeamento, como a automobilística.
estimular os setores com grande valor agregado, resultando em aumento substancial da renda per capita.
melhorar o desempenho da economia como um todo, sem privilegiar nenhuma indústria específica.
desenvolver os setores cujos produtos tenham uma demanda com alta elasticidade de renda.
proteger as indústrias nascentes que, em seu início, apresentem custos elevados de produção.
A renda nacional de um país é calculada subtraindo-se a depreciação e os impostos indiretos do(a)
saldo do Balanço de Pagamentos.
Produto Interno Bruto.
Produto Nacional Líquido.
Produto Nacional Bruto.
Renda Interna Bruta.
A modelagem das expectativas nos modelos econômicos pode seguir o processo denominado de expectativas racionais, o qual tem várias características. Nessa perspectiva, analise as características a seguir.
I - As expectativas se formam usando todas as informações disponíveis.
II - As expectativas são essencialmente iguais às previsões da teoria econômica relevante.
III - As expectativas se formam considerando o comportamento futuro, prospectivo, da variável a ser prevista.
IV - Os agentes econômicos racionais escolhem as expectativas mais convenientes para seu bem-estar.
No caso de expectativas racionais, são corretas APENAS a(s) característica(s)
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
No modelo macroeconômico clássico, o produto real e o emprego total na economia são determinados pela(o)
oferta agregada, utilizando plenamente os fatores de produção.
oferta monetária total disponibilizada pelo Banco Central.
demanda pelos bens de investimento por parte dos empresários.
demanda pelos bens de consumo por parte das famílias.
nível da demanda agregada.
Um exemplo de bem ou serviço não rival é a
comida em um restaurante público subsidiado
vaga de estacionamento na rua
sinalização de tráfego ao longo de uma rodovia
fralda para criança doada a um orfanato
aspirina distribuída gratuitamente às pessoas pobres
Quando há um superávit em conta-corrente no balanço de pagamentos, em um determinado período, isso significa que, nesse período, necessariamente, o(a)
valor das exportações de bens suplantou o das importações.
pagamento de juros para o exterior foi reduzido.
entrada líquida de capitais financeiros externos foi positiva.
reserva de divisas internacionais aumentou.
poupança externa foi negativa.
O período de 1968 até 1973, conhecido como o do milagre brasileiro, caracterizou-se pela
taxa média anual de crescimento do PIB real acima de 10% a.a.
taxa média anual de crescimento da produção agropecuária acima de 10% a.a.
redução da dívida externa líquida em dólares.
redução do déficit em conta-corrente do balanço de pagamentos.
estagnação do valor das importações em dólares.
Tanto a Lei de Say quanto o Princípio da Demanda Efetiva conectam elementos microeconômicos de decisão aos resultados macroeconômicos ou agregados. A diferença de base entre as duas ideias é que:
as decisões dos agentes ofertantes garantirão o pleno emprego dos fatores desejosos em participar da vida econômica no primeiro caso; e no segundo caso, que as decisões sobre o nível de produção determinarão se a demanda por trabalho será de pleno emprego ou não e, por conseguinte, se os níveis de demanda agregada serão ou não de pleno emprego.
toda emissão de moeda levará a um aumento dos preços no primeiro caso; e no segundo caso, que os níveis de demanda efetivados pelo consumo é que determinarão os níveis de preço.
a redução dos déficits públicos permite o aumento da poupança e do investimento no primeiro caso; e no segundo caso, que o aumento dos déficits públicos leva à redução da poupança e do investimento.
qualquer elevação do déficit público no presente resultará, necessariamente, em aumento de impostos no futuro, neutralizando o efeito de políticas fiscais expansionistas, no primeiro caso; e no segundo caso, que qualquer elevação do déficit público no presente resultará no crescimento econômico corrente via demanda agregada, permitindo assim a elevação da arrecadação efetiva de impostos no futuro, neutralizando os efeitos do déficit inicial sobre a dívida do governo.
qualquer elevação do déficit público no presente resultará, necessariamente, em aumento de impostos no futuro, neutralizando o efeito de políticas fiscais expansionistas, no primeiro caso; e no segundo caso, que qualquer elevação do déficit público no presente resultará no crescimento econômico corrente via demanda agregada, permitindo assim a elevação da arrecadação efetiva de impostos no futuro, neutralizando os efeitos do déficit inicial sobre a dívida do governo.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Um investidor comprou por R$ 20,00 uma opção de compra de uma determinada ação, com preço de exercício de R$ 100,00 e prazo de exercício até 17 de maio de 2010. Simultaneamente ele vendeu por P uma opção de compra da mesma ação, com preço de exercício de R$ 120,00 e mesma data limite para exercício. Conclui-se que
P > R$ 100,00
P > R$ 20,00
P < R$ 20,00
R$ 20,00 < P < R$ 100,00
R$ 100,00 < P < R$ 120,00
No Brasil, o período 1968-73 caracterizou-se pelas elevadas taxas de crescimento do produto real da economia, acompanhadas de
deflação dos preços
redução das importações
aumento da dívida externa bruta
forte aumento da inflação
fortes perdas de reservas internacionais
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