Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dadas as normas vigentes no Brasil, pode-se afirmar que:
a competência da CVM exclui a das Bolsas.
a competência da CVM decorre, nos mercados sobre os quais atua, do objeto das operações celebradas.
no mercado de derivativos cambiais, a regulação da CVM exclui a competência do Banco Central do Brasil.
a competência da CVM concorre com a da SUSEP na fiscalização das operações de seguro de responsabilidade civil garantidoras da gestão de administradores de companhias abertas.
a reorganização societária de companhias abertas afasta a competência da CVM no que diz respeito a operações de cessão de controle.
Em relação ao mercado de capitais e à atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assinale a opção correta.
A CVM pode estabelecer níveis diferenciados de classificação e de regulação entre as companhias abertas, especificando as normas que lhes serão aplicáveis segundo as espécies e as classes dos valores mobiliários por elas emitidos.
Denomina-se companhia fechada a sociedade anônima cujas ações, apesar de admitidas à negociação no mercado de valores mobiliários, não sejam efetivamente negociadas nesse mercado.
O cancelamento do registro de companhia aberta, também denominado fechamento de capital, pode ser autorizado pela CVM se a companhia emissora ou o controlador adquirirem pelo menos 60% das ações em circulação.
Para fins de fechamento de capital, as ações em tesouraria são consideradas ações em circulação no mercado que precisam ser adquiridas.
A distribuição pública de valores mobiliários deve ser registrada na CVM em até quinze dias após a sua realização.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Algumas circunstâncias econômicas colaboram para a não ocorrência de uma situação de ótimo de Pareto; entre elas, as conhecidas como falhas de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
A existência de externalidades justifica a intervenção do Estado; contudo, de acordo com o teorema de Coase, as externalidades ou ineficiências econômicas podem ser, em determinadas circunstâncias, corrigidas e internalizadas pela negociação entre as partes afetadas, sem necessidade de regulação estatal.
Considerando que a macroeconomia analisa os grandes agregados econômicos, julgue os itens a seguir.
Os estabilizadores automáticos, como o imposto de renda progressivo, fazem que as flutuações da renda disponível sejam menores que aquelas associadas ao produto interno bruto.
A presença de corretores de valores mobiliários:
constitui monopólio privado na realização de operações em bolsas.
tem a ver com a assessoria de potenciais investidores.
reduz assimetrias de informação entre participantes dos mercados.
facilita a circulação de ações em diferentes mercados.
distribui responsabilidades na cadeia de informação.
As debêntures
devem ter seu valor nominal expresso em moeda nacional.
não podem ser adquiridas por companhias que as emitirem.
trazem no certificado, que é documento de emissão obrigatória, os direitos de crédito dos titulares dos valores mobiliários.
podem conter cláusula de correção monetária com base em referenciais não expressamente vedados em lei, inclusive na variação da taxa cambial.
podem ser emitidas pela CAIXA, já que esta, por ser instituição financeira, foi constituída sob a forma de sociedade anônima.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Algumas circunstâncias econômicas colaboram para a não ocorrência de uma situação de ótimo de Pareto; entre elas, as conhecidas como falhas de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Na área social, no Brasil, existe um mercado incompleto no que concerne à oferta dos serviços previdenciários. Isso ocorre porque o setor privado está disposto a assumir riscos, mesmo com o custo de produção acima do preço que os potenciais consumidores estão dispostos a pagar por planos de previdência complementares.
Assinale a opção correta acerca das ações preferenciais.
As vantagens das ações preferenciais consistem na prioridade na distribuição de dividendos ou na prioridade no reembolso do capital, sendo vedada a acumulação dessas duas preferências.
O estatuto de uma companhia pode excluir, do direito de participar dos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas ou lucros, as ações preferenciais com dividendo fixo.
A fim de serem admitidas para negociação no mercado de valores mobiliários, todas as ações preferenciais devem assegurar o direito de serem incluídas na oferta pública de alienação de controle.
O número de ações preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, pode chegar a 70% do total das ações emitidas.
Ofende a Lei das Sociedades Anônimas um estatuto que assegure a determinada classe de ações preferenciais o direito de eleger, em votação separada, membros dos órgãos de administração da companhia.
Economia - Crescimento x Desenvolvimento Econômico Brasileiro no Século XX - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O crescimento econômico acelerado de um país muitas vezes reduz a pobreza e piora a distribuição de renda. Isso ocorre porque, com o crescimento,
faz-se necessário mais excedente para investir e o consumo precisa ser reduzido.
certos segmentos populacionais podem ficar à margem do processo de crescimento pela falta de homogeneidade entre os vários setores e as regiões do país.
a renda média das classes pobres cresce mais do que a renda média da população como um todo.
a renda média da população aumenta, mas a dispersão em torno da média diminui.
a produção de bens de consumo de massa precisa ser necessariamente aumentada.
Em 2008, o administrador de fundos americano Bernard Madoff foi preso após se constatar que havia enganado milhares de investidores durante muitos anos. O que aconteceu pode ser visto como um caso de informação assimétrica, conhecido como
seleção adversa por parte do agente.
problema do principal e do agente.
ignorância sobre a instabilidade dos mercados.
insuficiência de informação sobre o principal.
comportamento especulativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...