Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
A propósito da sustentabilidade do endividamento público e das formas de financiamento dos déficits do governo adotadas pelo Brasil em sua história econômica, julgue os itens que se seguem. A presença de superávits primários recorrentes é condição insuficiente para garantir a sustentabilidade do endividamento público.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Vários economistas compartilham a ideia de que, no sistema capitalista, as crises econômicas fazem parte e são integrantes do modo de produção. Os períodos de crise e de prosperidade, denominados de fases descendentes e ascendentes, surgem de maneira cíclica, de modo que o tempo para o retorno de uma mesma situação é de 40 a 60 anos. Essa teoria econômica que explica as flutuações do sistema capitalista é conhecida como
A respeito das relações entre crescimento econômico e inflação, julgue o próximo item. Na presença de trade-off de curto prazo entre inflação e desemprego, a eficácia da política monetária de um banco central sujeito a interferências políticas é reduzida, haja vista ser o horizonte intertemporal das decisões dos governantes mais curto e, em geral, vinculado ao ciclo eleitoral.
O gráfico abaixo mostra a curva de custo total médio (CMe) de um monopólio natural maximizador de lucros. Mostra, também, a curva de demanda (D) pelo produto da empresa monopolista.
A demanda (D) é uma reta tal que, se o preço for igual a 4, a quantidade demandada será 10. O exame do gráfico permite deduzir que o(a)
A respeito dos planos brasileiros de desenvolvimento e de estabilização, julgue os itens a seguir. Entre as medidas adotadas pelo Plano Cruzado na tentativa de deter a inflação nos anos 80 do século passado, destacam-se o congelamento de preços, a desindexação da economia e a política de gatilho salarial.
Considere o modelo Keynesiano simples, expresso pelas seguintes equações:
onde C = consumo, Y = produto da economia, A = gastos autônomos de investimento (I) e de governo (G). Não há impostos, e a e b são parâmetros da função consumo. Supondo-se que b = 0,8, o multiplicador dos gastos autônomos será igual a
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
As implicações da globalização para o Estado-nação incluem o impacto sobre sua capacidade de formular autonomamente políticas econômicas no âmbito doméstico, uma vez que ele está muito mais sujeito a pressões e a constrangimentos estruturais do sistema internacional que em outras épocas. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens a seguir. Diferentes economias têm investido em fórmulas regionais de integração produtiva, optando por acordos preferenciais de alcance regional, a partir de maior demanda de países vizinhos para a importação de manufaturas procedentes das respectivas regiões, como é o caso da Ásia-Pacífico e da América do Sul. Nesse modelo, economias menores exportam bens de produção para as maiores (como Brasil e China), as quais, por sua vez, exportam bens finais para as menores.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
A respeito dos planos brasileiros de desenvolvimento e de estabilização, julgue os itens a seguir. Criado em 1990, o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) contribuiu para a implantação do Plano Real em 1994.
De acordo com a teoria keynesiana, a política econômica mais apropriada para promover o aumento do PIB real e do emprego em economias que enfrentam a armadilha da liquidez é a(o)
As implicações da globalização para o Estado-nação incluem o impacto sobre sua capacidade de formular autonomamente políticas econômicas no âmbito doméstico, uma vez que ele está muito mais sujeito a pressões e a constrangimentos estruturais do sistema internacional que em outras épocas. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens a seguir. A globalização está calcada na cristalização da divisão internacional do trabalho: países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do G-7 produzem bens e serviços de alto valor agregado, enquanto os países de renda média e os de menor desenvolvimento relativo especializam-se em produtos de baixa ou de nenhuma intensidade tecnológica. Assim, a dinâmica da globalização torna-se um obstáculo absoluto para que estes últimos se reposicionem competitivamente na divisão internacional do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...