Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às contas nacionais, assinale a opção correta.
No caso de um superavit na conta de transações correntes de um país, o balanço de pagamentos registrará o aumento líquido dos direitos do exterior, ou seja, trata-se de situação em que os residentes no exterior financiam o endividamento desse país.
O produto nacional bruto (PNB) nominal mede o valor da produção aos preços vigentes no período em que o produto é produzido; a renda nacional, por sua vez, mede as receitas provenientes da venda da produção; logo, desconsiderandose a depreciação e os impostos, o PNB e a renda nacional são, por definição, iguais.
Um aumento no preço dos produtos importados necessariamente causa aumento no deflator do produto interno bruto (PIB).
Caso esteja vendendo divisas estrangeiras e reduzindo sua oferta de moeda nacional, o BACEN poderá contrabalançar essa redução por meio de operações de venda de títulos no mercado, visto que os recursos auferidos por tais operações aumentarão a oferta de moeda na economia.
A desvalorização da moeda acarreta necessariamente a melhora da balança comercial, tanto no longo quanto no curto prazos.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
No modelo IS-LM para uma economia fechada, se a curva IS e a curva LM apresentam declividades normais e a economia estiver em equilíbrio, mas com desemprego, um aumento da oferta de moeda provocará no curto prazo, tudo o mais permanecendo constante,
deslocamento da curva LM para a esquerda e aumento da taxa de desemprego.
deslocamento da curva IS para a direita e diminuição da taxa de desemprego.
diminuição da renda de equilíbrio e aumento da taxa de desemprego.
deslocamento da curva IS para a esquerda e aumento da renda de equilíbrio.
deslocamento da curva LM para a direita e aumento da renda de equilíbrio.
A globalização do espaço econômico torna o estudo da economia internacional cada vez mais relevante para o entendimento das relações de comércio entre as nações. A esse respeito, assinale a opção correta.
De acordo com o princípio das vantagens comparativas, a produção mundial total será maximizada se cada bem for produzido pelo país capaz de fazê-lo com os menores custos.
De acordo com a visão de Prebisch, as recorrentes crises, nas nações periféricas, causadas pelo desequilíbrio dos balanços de pagamentos, decorreram, em parte, do fato de às elevadas elasticidades-renda da demanda de importações terem-se contraposto as baixas elasticidades-renda das exportações da periferia, o que contribuía para a deterioração dos termos de trocas desses países.
Consoante a teoria da paridade do poder de compra, país cuja taxa de inflação é mais elevada que a que prevalece nas demais nações enfrenta pressões para apreciar a moeda nacional.
O modelo clássico de comércio internacional, formulado no começo do século XIX, não pode ser aplicado ao comércio de serviços.
No longo prazo, a adoção de barreiras comerciais, como, por exemplo, tarifas e quotas à importação, conduz ao aumento da taxa de câmbio real, o que favorece o aumento das exportações líquidas da economia e a redução do deficit de conta-corrente na economia.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
No modelo IS-LM, em uma economia aberta com mobilidade perfeita de capitais, onde a taxa de câmbio é fixa e o nível geral de preços é constante, uma medidaque poderá reduzir a taxa de desemprego involuntário é
o resgate de títulos públicos pelo Banco Central.
a elevação da taxa de redesconto.
o aumento da tributação.
a elevação da taxa dos depósitos compulsórios.
A análise das demandas individual e de mercado constitui um dos pilares da teoria microeconômica. Acerca desse assunto, julgue C ou E.
Campanhas publicitárias bem-sucedidas, além de deslocarem, para cima e para a direita, a curva de demanda de mercado do produto anunciado, contribuem, quando promovem a fidelização do cliente, para tornar essa curva mais preço-inelástica.
A soma do Produto Interno Líquido com a Depreciação em uma economia constitui o agregado macroeconômico denominado Produto:
a preços de mercado;
Interno Bruto;
Nacional Bruto;
a custo de fatores;
Nacional Líquido.
Considerando a teoria da produção e dos custos, que fornece importantes elementos para a análise da formação de preços em distintos ambientes de mercado, julgue C ou E.
O êxito de um cartel depende não apenas das similaridades — considerando-se tamanho e poder de mercado — entre as diferentes firmas que o compõem, mas também da demanda do mercado em que o cartel opera, a qual deve ser elástica em relação ao preço.
Observe as seguintes informações, em unidades monetárias, de uma determinada economia hipotética, aberta e com governo, num determinado período de tempo:
consumo autônomo: 120
investimento agregado autônomo: 100
gastos do governo: 130
exportações autônomas: 60
importações autônomas: 30
Considere ainda que t = m = 0, onde t é a propensão marginal a tributar e m é a propensão marginal a importar. Caso a propensão marginal a poupar seja igual a 0,2 , a renda de equilíbrio equivalerá a:
350
440
475
1.750
1.900
A variação percentual do Produto Interno Bruto (PIB) nominal de um país, de um ano para o outro,
é sempre maior que a variação do Produto Nacional Bruto entre os mesmos anos.
é sempre maior que a variação do PIB real entre os mesmos anos.
é igual à variação percentual dos meios de pagamentos entre os mesmos anos.
nunca pode ser negativa, se houver inflação.
pode ser um valor maior do que 1.000%.
Considere os seguintes dados em bilhões de reais de uma economia hipotética, aberta e com governo.
impostos diretos =80
impostos indiretos = 90
renda interna bruta, a custo de fatores = 800
transferências do governo às famílias = 10
subsídios do governo às empresas privadas = 7
depreciação dos ativos fixos = 27
renda enviada ao exterior = 5
renda recebida do exterior = 2
Com base nessas informações, o valor do Produto Nacional Líquido a preços de mercado equivale a:
853
870
887
890
919
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...