Questões de Economia

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Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os itens a seguir, relativos à reforma tributária e ao federalismo fiscal.

O ICMS apresenta um sistema de partilha do imposto nas operações interestaduais, pelo qual uma parte é retida no estado de origem e outra no estado de destino, sendo que a dificuldade se origina na apropriação de parte do imposto pelo estado de origem. Esta gera um problema que se configura no incentivo à guerra fiscal.

  • C. Certo
  • E. Errado

As políticas públicas, definidas como as ações do governo para complementar a atuação dos mercados privados e solucionar os conflitos gerados em torno da alocação dos recursos públicos, são fundamentais para o processo de desenvolvimento econômico e social. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A. Políticas públicas distributivas, cujo objetivo é transferir recursos e direitos entre camadas sociais, por sua própria natureza, são orientadas para o conflito, que decorre da polarização do processo de redistribuição que caracteriza essas políticas.
  • B. Na análise de políticas públicas, uma não decisão refere-se ao emperramento do processo decisório relativo a um estado de coisas convertido em problema político, que, por obstáculos diversos, não foi incluído na agenda política.
  • C. No âmbito da formulação das políticas públicas, o modelo incremental, cuja ênfase é descritiva, caracteriza-se pela negociação entre partidários de interesses distintos, e pressupõe que os governos democráticos confrontam-se com restrições para a alocação de recursos públicos.
  • D. A ausência de políticas públicas que premiem a eficiência no consumo e o uso de energias renováveis faz que, na matriz energética brasileira, praticamente a totalidade das fontes primárias de produção de energia provenha de energias não renováveis, como o petróleo, o carvão e a energia nuclear.
  • E. Mesmo quando bem-sucedidas, ações que visam treinar e qualificar os trabalhadores, como aquelas realizadas no âmbito do Plano Nacional de Qualificação, não alteram a competitividade da economia brasileira, em razão de seus elevados custos.

No caso do projeto de investimento P, o período necessário para recuperar os recursos dispendidos na sua implantação é de 4 anos. No caso do projeto Q, o mesmo período é de 5 anos. Logo, afirma-se que

  • A.

    P tem maior valor presente líquido do que Q.

  • B.

    P tem maior taxa interna de retorno do que Q.

  • C.

    Q será preferível a P, se a taxa de juros de mercado aumentar.

  • D.

    se o payback mínimo aceitável for de sete anos, ambos os projetos são inviáveis.

  • E.

    a comparação entre P e Q, usando estas informações, é incompleta, por desconsiderar o valor dos recursos no tempo.

Acerca da análise das alternativas de investimentos e suas especificidades, assinale a opção correta.

  • A.

    A TMA corresponde ao custo do capital investido, ou ainda, o custo do capital da empresa deduzido do risco envolvido em cada alternativa de investimento.

  • B.

    O método do valor presente líquido caracteriza-se, essencialmente, pela transferência para o instante presente de todas as variações de caixa esperadas, descontadas à taxa interna de retorno do investimento.

  • C.

    O valor anual uniforme caracteriza-se pela transformação de todos os fluxos de caixa do projeto considerado, em uma série uniforme de pagamentos, indicando, dessa forma, o valor do benefício líquido, por período, oferecido pela alternativa de investimento.

  • D.

    A taxa interna de retorno (TIR) deve ser comparada com a TMA para a conclusão a respeito da aceitação ou não do projeto. Uma TIR menor que a TMA indica projeto atrativo.

  • E.

    Para proceder à análise incremental deve-se certificar de que as propostas tenham TMA maior que a TIR. No caso de alternativas de investimento complementares, deve-se examinar a taxa de retorno obtida no acréscimo de investimento de uma em relação à outra. Sempre que esta taxa for superior à TMA, o acréscimo é vantajoso, isto faz com que a proposta escolhida não seja necessariamente a de maior taxa de retorno.

Suponha que a elasticidade-preço da demanda por petróleo seja de 0,7 e que a quantidade demandada inicial seja 100 milhões de barris por dia. Imagine um aumento de preço de 15% e responda: qual o impacto percentual sobre a quantidade demandada e qual a variação percentual ocorrida nos gastos do demandante, respectivamente?

  • A.

    19,5% e 5,0%

  • B.

    10,5% e 5,0%

  • C.

    10,5% e 2,9%

  • D.

    10,5% e 2,3%

  • E.

    12,5% e 2,9%

Num modelo macroeconômico com expectativas racionais, a política monetária expansiva terá um efeito

  • A.

    expansivo sobre o produto real, se for inesperada.

  • B.

    expansivo sobre as exportações da economia, se for inesperada.

  • C.

    nulo sobre o nível de preços, se for perfeitamente esperada.

  • D.

    nulo sobre a taxa de juros nominal, se for perfeitamente esperada.

  • E.

    contracionista sobre o produto real, se for perfeitamente esperada.

 

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os itens a seguir, relativos à reforma tributária e ao federalismo fiscal.

A última proposta de reforma tributária apresentada pelo governo federal altera o financiamento das políticas de previdência, assistência social e saúde, ao extinguir as contribuições sociais exclusivas da seguridade social que têm como base de incidência o lucro, a receita ou faturamento das pessoas jurídicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a teoria econômica tradicional, para atingir uma situação dita “Pareto eficiente” não há necessidade da intervenção do Estado. No entanto, as denominadas falhas de mercado, como a existência de bens públicos, impedem que ocorra uma situação de ótimo de Pareto. Acerca dos bens públicos é incorreto afirmar que:

  • A. O consumo de bens públicos por um determinado indivíduo não prejudica o consumo do mesmo bem por outros indivíduos, independente do seu nível de renda ou condição social.
  • B. Os benefícios gerados pelos bens públicos estão disponíveis a todos os consumidores, não sendo possível determinar o efetivo benefício obtido por cada indivíduo, o que inviabiliza o seu fornecimento pelo sistema de mercado.
  • C. O consumo do bem público pode ser individualizado, caso contrário não seria possível atribuir a cada indivíduo sua respectiva parcela de contribuição, determinada a partir do seu nível de consumo.
  • D. A não-rivalidade e não-exclusão são características dos bens públicos.
  • E. Justiça, segurança pública, serviço de meteorologia, iluminação pública, defesa nacional e ruas são exemplos de bens públicos.

A Política Industrial do Brasil entre 2004 e 2008 foi apresentada no documento da Política Industrial Tecnológica e Comércio Exterior (PITCE). A partir de 2009, a PITCE foi sucedida pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que especifica áreas e setores prioritários segundo três categorias: estratégica, liderança e competitividade. Com base nessas categorias, assinale a opção correta.

  • A. O Brasil já é tecnologicamente competitivo no comércio internacional nas áreas e nos setores classificados como competitivos.
  • B. Áreas e setores estratégicos são aqueles em que o Brasil deve desenvolver-se, embora já seja líder em nível internacional.
  • C. Nas áreas classificadas como de liderança, o Brasil precisa tornar-se competitivo em nível internacional.
  • D. As áreas estratégicas foram escolhidas mediante entendimento de sua importância para o desenvolvimento industrial e tecnológico do país.
  • E. Todos os projetos e as iniciativas foram propostos exclusivamente no nível sistêmico.

Na avaliação social de projetos, os preços de mercado representam benefícios e custos de oportunidades privados para as empresas e para os indivíduos. Sendo assim, os preços sociais

  • A.

    nunca são iguais aos preços de mercado.

  • B.

    são sempre maiores que os preços de mercado.

  • C.

    são os observados no mercado entre as pessoas de baixa renda.

  • D.

    refletem os custos de oportunidade e os benefícios para a sociedade como um todo.

  • E.

    visam a aumentar o consumo das pessoas de baixa renda.

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