Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É correto afirmar que:
no modelo keynesiano de curto prazo, a taxa de juros nominal da economia é determinada por fatores reais enquanto, no modelo clássico, a taxa de juros real é função da demanda de moeda para fins de especulação.
quando um banco comercial adquire divisas de um exportador, há destruição de meios de pagamento da economia.
num país importador líquido de capitais, um superávit do balanço de pagamentos em conta corrente implica uma redução de igual valor em suas obrigações líquidas para com não residentes.
o modelo de crescimento de Solow sugere que, quanto mais alta a taxa de poupança da economia, mais baixo deve ser o nível de renda per capita no estado estacionário.
num país exportador líquido de capitais, usualmente o produto interno bruto apresenta valor superior ao do produto nacional bruto.
Analise as afirmações que seguem, com relação ao mercado de trabalho brasileiro e marque, a seguir, a opção correta.
I. A taxa de atividade feminina cresceu no Brasil durante os últimos vinte anos, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
II. A taxa de desocupação entre os homens, em 2004, era maior que a taxa de desocupação entre as mulheres, segundo os dados da PNAD.
III. A taxa de desocupação, em março de 2006, foi maior para homens de 25 a 49 anos do que para jovens de 15 a 17 anos, nas regiões metropolitanas pesquisadas pela Pesquisa Mensal de Emprego/IBGE.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à teoria do desenvolvimento endógeno.
Percebe o crescimento econômico como um processo caracterizado pela incerteza e pelo acaso, sendo condicionado pelas características mutáveis do mercado e pelas decisões dos atores.
Considera a acumulação de capital e o progresso tecnológico fatores chaves no crescimento econômico.
Busca interpretar o processo de desenvolvimento a partir de uma perspectiva territorial, introduzindo o espaço na discussão.
Defende a flexibilidade frente às formas rígidas de organização da produção.
Tem uma visão hierarquizada e linear da inovação, na qual os passos que vão do descobrimento científico e da invenção à inovação são dados sucessivamente.
Sobre a estratégia de desenvolvimento equilibrado, elaborada por Rosenstein-Rodan, assinale a alternativa CORRETA.
Consiste na realização de um conjunto de investimentos numa gama variada de indústrias, promovendo-se um grande impulso na economia (big push).
Baseia-se no princípio de que o processo de crescimento pode ser visto como se desenvolvendo num intervalo de tempo relativamente breve de duas ou três décadas, durante as quais a economia se transforma de tal maneira que o crescimento econômico se torna, subseqüentemente, mais ou menos automático.
Representa o resultado final de uma série de desequilíbrios ou de avanços desiguais dos diferentes setores.
Resulta do processo de crescimento econômico que distribui diretamente a renda entre os proprietários dos fatores de produção.
Chama a atenção para as decisões de investimento da empresa motriz, que, com sua capacidade inovadora e liderança, exerce um efeito impulsionador sobre as demais empresas.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base na teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os itens de 79 a 87 a seguir.
As vendas de imóveis novos e usados realizadas graças à expansão do setor imobiliário em 2007 integram os gastos de investimento desse ano e, portanto, elevam o produto interno bruto (PIB) e a renda disponível de 2007.
É correto afirmar que:
no modelo IS-LM para uma economia fechada, o resgate de títulos públicos em operações de mercado aberto tende a reduzir o nível de desemprego no curto prazo e, ao mesmo tempo, a elevar a taxa de juros da economia.
tudo o mais constante, o aumento da oferta de moeda estrangeira ocasionado pela elevação das exportações líquidas de um país provoca uma desvalorização da moeda nacional, caso o mercado de câmbio não sofra intervenção do Banco Central.
numa pequena economia aberta com perfeita mobilidade de capitais e taxas de câmbio flexíveis, é adequada a utilização da política fiscal de expansão dos gastos do Governo com o objetivo de reduzir a taxa de desemprego da economia.
segundo os teóricos das expectativas racionais, o Banco Central deve adotar políticas gradualistas de combate à inflação, para que os agentes econômicos tenham tempo de adaptar suas expectativas.
de acordo com a teoria da paridade do poder de compra, se a taxa de inflação externa é 2% ao ano e a taxa de inflação interna 8% ao ano, a moeda nacional se desvalorizará aproximadamente 6% em relação à estrangeira.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Tratando-se da análise de Shumpeter sobre o processo de Desenvolvimento Econômico, é INCORRETO afirmar que:
o fluxo circular constitui um sistema de equilíbrio geral, em que as relações entre as variáveis ocorrem em condições de crescimento equilibrado e são determinadas pelo ritmo da expansão demográfica.
o desenvolvimento econômico deriva de novas combinações dos fatores de produção e de mudanças revolucionárias e irreversíveis da função de produção agregada.
as novas combinações significam destruição de combinações antigas.
a fase ascendente do ciclo econômico shumpeteriano prolonga-se pela existência de direitos de patente, que permitem aos inovadores manter por mais tempo preços elevados de seus produtos.
na recessão, as firmas concorrenciais aumentam sua participação na economia, em detrimento das firmas com maior poder de mercado, que mantêm combinações antigas.
Economia - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre risco e retorno de carteira de ativos, pode-se afirmar:
O risco sistemático afeta, no máximo, pequeno número de ativos.
Os investidores diversificados estão apenas interessados no risco sistemático.
Prêmio de risco é a metade da taxa de risco esperado da carteira de mercado.
Custo de capital é a máxima taxa de retorno exigida para um novo investimento.
O risco total de um investimento é medido pela média aritmética de suas taxas de retornos.
Acerca dos Fundos Constitucionais de Financiamento, criados pela Lei n.7.827, de 27 de setembro de 1989, que regulamentou o Artigo 159, Inciso I, alínea "c", da Constituição Federal, de 1988, assinale a alternativa CORRETA.
Têm por objetivo promover as exportações das regiões menos desenvolvidas.
Estão sob a administração da Adene-Agência de Desenvolvimento do Nordeste.
Têm por objetivo integrar e desenvolver as regiões brasileiras, por meio do financiamento de atividades produtivas, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Constituem um mecanismo de incentivo fiscal, atuando como meio de criar vantagens comparativas para as regiões menos desenvolvidas
Servem de importante mecanismo para o financiamento da infra-estrutura nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os freqüentes problemas que assolam, no Brasil, as relações entre provedoras de planos de saúde e seus clientes podem ser parcialmente explicados pela existência de informação assimétrica, que se manifesta, nesse mercado, por exemplo, sob a forma de risco moral e seleção adversa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...