Questões de Economia

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De acordo com o modelo Mundell-Fleming, as conseqüências de uma política monetária expansionista numa grande economia aberta (ou seja, aquela que não pode conceder ou tomar empréstimos à taxa de juros mundial, em montantes elevados, sem deixar de influenciá-la) seriam:

  • A.

    a taxa de juros sobe, a renda aumenta e a taxa de câmbio se valoriza;

  • B.

    a taxa de juros sobe, a renda cai e a taxa de câmbio se deprecia;

  • C.

    a taxa de juros cai, a renda aumenta e a taxa de câmbio se deprecia;

  • D.

    a taxa de juros cai, a renda aumenta e a taxa de câmbio se valoriza;

  • E.

    a taxa de juros e de câmbio mantêm-se constantes e a renda cai.

Em termos macroeconômicos, um aumento das taxas de inflação:

  • A.

    resulta, para níveis de inflação baixa, em um aumento da receita obtida com imposto inflacionário.

  • B.

    resulta, no longo prazo e de acordo com o efeito de Fisher, em uma redução das taxas reais de juros.

  • C.

    pode ser causado, coeteris paribus, por uma redução na velocidade de circulação da moeda.

  • D.

    pode ser causado, coeteris paribus, por um choque que expanda a curva de oferta agregada.

Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias):

 

Variação de estoques: 50.

 Poupança líquida do setor privado: 270.

 Depreciação: 30.

Déficit do balanço de pagamentos em transações correntes: 100.

Saldo do governo em conta corrente: 300.

 Com base nessas informações e considerando as identidades macroeconômicas básicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, é correto afirmar que a formação bruta de capital fixo dessa economia foi de:

  • A. 520. .
  • B. 620.
  • C. 550.
  • D. 650.
  • E. 600.

A única medida de política econômica que seria discordante das propostas para países em desenvolvimento conhecidas como Consenso de Washington

  • A.

    a privatização de empresas estatais.

  • B.

    a disciplina fiscal.

  • C.

    a liberalização do comércio exterior.

  • D.

    o redirecionamento de gastos públicos para as áreas de saúde e educação.

  • E.

    o controle sobre o movimento de capitais externos especulativos.

Os mecanismos da tributação afetam grande parte do sistema econômico. Com relação à teoria da tributação, identifique a afirmativa correta.

  • A. Os efeitos da aplicação do imposto unitário podem afetar apenas o consumidor.
  • B. Uma curva de oferta perfeitamente elástica implicará no repasse parcial do ônus tributário aos consumidores via aumento de preços.
  • C. Um imposto muito elevado resulta em um peso morto também muito elevado, mas a arrecadação do governo é pequena, pois o imposto reduz sensivelmente o tamanho do mercado.
  • D. Em um mercado monopolista, o imposto ad-valorem propicia uma arrecadação de tributos menor do que aquela oriunda do imposto unitário.
  • E. A aplicação dos impostos diretos, que admitem repasse, afeta a disposição de oferta dos proprietários de trabalho e capital, na medida em que a incidência tributária valoriza o trabalho e a poupança e desvaloriza o consumo.

Afirma-se que o conceito de tributo, de forma resumida, é sempre um pagamento compulsório em moeda, forma normal de extinção da obrigação tributária. No tocante ao conceito de tributo, no Brasil, aponte a única opção falsa.

  • A. O imposto é de competência privativa, atribuída pela Constituição Federal.
  • B.

    A taxa tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou sua utilização efetiva ou potencial de serviço público, específico e divisível, prestado ou colocado à disposição do contribuinte.

  • C. O imposto é considerado uma receita corrente e se origina da obrigação social dos cidadãos de contribuírem para a manutenção da coisa pública.
  • D. A receita tributária é composta, exclusivamente, por impostos e taxas.
  • E. A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos ao do imposto, nem ser calculada em função do capital das empresas.

Considere:

Md = demanda por moeda

 P = nível geral de preços

Y = renda agregada

r = taxa de juros

Considere ainda:

Demanda real por moeda: Md/P = 0,3.Y – 20.r

Relação IS: Y = 650 – 1.000.r

Renda real de pleno emprego = 600

Considerando todas essas informações e supondo ainda que o nível geral de preços seja igual a 1, pode-se afirmar que a oferta real de moeda no equilíbrio de pleno emprego é igual a

  • A. 183.
  • B. 139.
  • C. 123.
  • D. 97.
  • E. 179

Com relação às transações tipicamente fiscais, às Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) e à Dívida Pública, identifique a única opção errada.

  • A. As transações tipicamente fiscais são aquelas que afetam diretamente o resultado da administração pública, especialmente as que envolvem fluxos registrados nos orçamentos.
  • B. A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que sejam apurados dois resultados fiscais: resultado primário e resultado operacional.
  • C. No Brasil, as NFSPs (Necessidade de Financiamento do Setor Público) são medidas pelo conceito "acima da linha", a partir de mudanças no valor do endividamento público.
  • D. Segundo a ótica de apuração da Dívida Líquida do Setor Público pelo conceito "abaixo da linha" identifi cam-se as posições patrimoniais e suas alterações anuais.
  • E. As NFSPs correspondem à variação nominal do endividamento do setor público não financeiro junto ao sistema financeiro e ao setor privado, doméstico ou do resto do mundo.

Um projeto, em sua fase preliminar (pré-projeto), necessita de uma estimativa do investimento total. É comum, em tais situações, compararmos o projeto em questão com um projeto similar, já executado, através da expressão:

Obteremos economia de escala quando:

  • A.  =1,5
  • B. = 0
  • C. = 2
  • D. > 1
  • E.

O custo de oportunidade do investimento em um ativo financeiro é o(a)

  • a.

    retorno esperado até o vencimento do ativo.

  • b.

    retorno esperado até o final do prazo da aplicação pelo investidor no ativo.

  • c.

    retorno existente no mercado em aplicações com o mesmo risco do ativo.

  • d.

    taxa de juros disponível no mercado de DI.

  • e.

    taxa de juros da caderneta de poupança.

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