Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A tabela abaixo mostra a comparação da evolução do índice de Gini da distribuição de renda na agricultura e o da economia brasileira no período 1960-80.
Analise as conclusões a seguir:
I - O grau de concentração da renda agropecuária elevou-se mais rapidamente que a da renda nacional.
II - A participação dos empregadores na renda agropecuária permaneceu relativamente constante.
III - Diferentemente do que se poderia esperar, os empregados viram sua parte na renda agropecuária se elevar nesse período.
IV - A renda agrícola cresceu mais rapidamente do que a renda nacional.
V - A diferenciação interna da produção familiar foi mais intensa do que a ocorrida no interior do setor de empregados e de empregadores.
Corresponde(m)às informações da tabela somente a(s) conclusão(ões):
III;
V;
I e V;
III, IV, V;
I, II, III, IV.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Nos cinemas de Brasília, a cobrança de ingressos mais baratos nas quartas-feiras reflete o comportamento não competitivo das empresas de cinema da capital e justifica-se pelo fato de as elasticidades preço da demanda por esse serviço serem mais elevadas nos períodos em que a tarifa é reduzida.
De acordo com o modelo Mundell-Fleming, as conseqüências de uma política monetária expansionista numa pequena economia aberta sob o regime de taxas de câmbio fixas seriam:
a renda aumenta e não há efeitos sobre as exportações líquidas;
não há efeitos sobre a renda e sobre as exportações líquidas;
a renda e as exportações líquidas aumentam;
a renda e as exportações líquidas diminuem;
a renda diminui e as exportações líquidas aumentam.
A ação do Estado tem sido crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como dos bens privados ofertados pelo setor público. Com relação à economia do setor público, particularmente, no que diz respeito às finanças públicas, julgue os itens a seguir.
Conforme a elasticidade da evasão fiscal em relação às alíquotas, um aumento da arrecadação pode exigir a redução das alíquotas tributárias.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Considere:
Y = C(Y) + I + G + X - M(Y)
C(Y) = Co + 0,7.Y
M(Y) = Mo + 0,5.Y
I = 700
G = 200
X = 300
Co = 500
Mo = 100
Onde Y = produto; I = investimento; G = gastos do governo; X = exportações; M = importações; Co = consumo autônomo; Mo = importações autônomas. Com base nessas informações, é incorreto afirmar que
ΔY/ΔCo = 1,5.
no equilíbrio, Y = 2.000.
no equilíbrio, C = 1.900.
no equilíbrio, M = 1.100.
se ΔG = 100, então ΔY = 125.
De acordo com o modelo Mundell-Fleming, as conseqüências do estabelecimento de uma política monetária expansionista numa pequena economia aberta sob o regime de taxas de câmbio flutuantes seriam:
a renda e a taxa de câmbio se mantêm constantes e as exportações líquidas diminuem;
a renda e as exportações líquidas aumentam e a taxa de câmbio se aprecia;
a renda e as exportações líquidas diminuem e a taxa de câmbio se aprecia;
a renda aumenta, as exportações líquidas diminuem e a taxa de câmbio se deprecia;
a renda e as exportações líquidas aumentam e a taxa de câmbio se deprecia.
A ação do Estado tem sido crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como dos bens privados ofertados pelo setor público. Com relação à economia do setor público, particularmente, no que diz respeito às finanças públicas, julgue os itens a seguir.
A existência de bens públicos representa uma falha de mercado, porque o custo marginal de produção desse tipo de bem é nulo, de modo que a provisão de tais bens pelo mercado não é eficiente no sentido de Pareto.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Considere os dois modelos a seguir:
I - modelo keynesiano simplificado
Y = C + I + G C =
C(Y)
II - modelo IS/LM
Y = C(Y) + I(i) + G
Ms = L(Y, i)
Onde Y = produto; I = investimento; G = gastos do governo; i = taxa de juros; Ms = oferta de moeda; e L(Y, i) = função demanda por moeda. Considerando o nível de preços igual a 1 e que todas as funções dos dois modelos seguem os pressupostos da denominada "teoria keynesiana" sem os denominados "casos extremos" do modelo IS/LM, é incorreto afirmar que:
no modelo II, ΔY/Δ Ms = Ly/(1 - c'), onde Ly é a derivada parcial de L em relação a y
no modelo II, uma política fiscal expansionista eleva o nível do produto; o conseqüente aumento da renda resulta então numa elevação na demanda por moeda, o que pressiona para cima a taxa de juros.
no modelo II, Δi/ΔMs < 0.
no modelo II, é possível avaliar o denominado efeito "crowding out".
no modelo I, ΔY/ΔG = ΔY/ΔI = 1/(1 - c').
A evidência empírica levantada por Leontief em seu famoso estudo sobre a economia americana e a estrutura de suas exportações e importações:
não confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações americanas são intensivas em trabalho, fator escasso, e suas importações intensivas em capital, fator abundante;
não confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações americanas são intensivas em capital, fator abundante, e suas importações intensivas em trabalho, fator escasso;
confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações americanas são intensivas em trabalho, fator escasso, e suas importações intensivas em capital, fator abundante;
confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações americanas são intensivas em trabalho, fator abundante, e suas importações intensivas em capital, fator escasso;
confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações e importações americanas são intensivas em capital, fator abundante.
O país latino-americano que adotou ao longo da maior parte dos anos noventa o sistema de câmbio fixo com conversibilidade como seu regime cambial foi:
Equador;
Colômbia;
México;
Panamá;
Argentina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...