Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O programa de privatizações no Brasil ocupou espaço essencial na política econômica da década de 90, do século passado. Sobre as características e efeitos deste programa, é falso afirmar que:
dentre os incentivos para a compra de estatais, o PND estabeleceu a aceitação, como forma de pagamento, das chamadas moedas de privatização (títulos da divida pública federal).
na segunda metade dos anos 1990, ocorrem também desestatizações no âmbito estadual, em especial nas áreas de energia e telecomunicações.
a privatização nos anos iniciais do Programa Nacional de Desestatização/PND (1990) começa por setores de infra-estrutura, especialmente energia elétrica e telecomunicações.
a Lei Geral das Telecomunicações, que criou o órgão regulatório do setor (Anatel) atribui signifi cativo impulso ao processo de privatização do setor de telecomunicações.
Utilizando os conceitos básicos da economia internacional e do balanço de pagamentos, julgue os itens subseqüentes. Quando a União Européia suspendeu as importações de carne bovina proveniente de alguns estados brasileiros em decorrência do surto de febre aftosa, isso contribuiu para reduzir o saldo do balanço de transações correntes, porém não alterou o balanço comercial.
Utilizando os conceitos básicos da economia internacional e do balanço de pagamentos, julgue os itens subseqüentes. Em presença de expansão monetária, o fenômeno de ultrapassagem da taxa de câmbio, que contribui para aumentar a volatilidade das taxas de câmbio, decorre da rigidez de curto prazo do nível de preços e da condição de paridade de juros.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Seja uma economia onde o gasto com consumo (C) é igual a 100, o gasto de investimento privado (I) é igual a 50 e os gastos iniciais do governo (G) são iguais a 30, assumindo que a propensão marginal a consumir é de 0,8 e que a alíquota de imposto de renda é de 0,4. Se os gastos do governo dobrarem, o novo nível de equilíbrio do produto será igual a:
308,82
310,12
403,85
1050
1750
Com referência à teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os itens seguintes. Em regime de taxas de câmbio fixas, políticas monetárias restritivas destinadas a combater a inflação não alteram o nível de renda da economia.
Acerca dos critérios utilizados na análise econômico-financeira, julgue os itens a seguir.
Com relação à doutrina e à legislação aplicáveis à administração orçamentária e financeira pública, julgue os itens seguintes. Quando o governo subsidia os produtores, pagando-lhes uma bonificação para que a demanda interna de seus produtos possa ser atendida, o valor correspondente é considerado subvenção econômica.
Com respeito aos aspectos econômicos do DF, julgue os itens a seguir. No DF, a participação das atividades de administração pública, defesa, seguridade social e intermediação financeira no valor adicionado bruto cresceu, de forma expressiva, no período 2000-2003.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Sobre o Modelo de Crescimento de Solow, é correto afirmar que:
sem a presença de progresso técnico, uma redução da propensão a poupar levará necessariamente a um aumento do consumo por trabalhador;
sem a presença de progresso técnico, quanto maior a propensão a poupar, maior será a taxa de crescimento do produto por trabalhador no longo prazo;
sem a presença de progresso técnico, no longo prazo, a relação produto/capital crescerá à medida que se eleva a taxa de crescimento da força de trabalho;
sem a presença de progresso técnico, o nível ótimo de capital por trabalhador estabelecido pela "Regra de Ouro" é aquele que maximiza a taxa de crescimento do produto por trabalhador no longo prazo;
na presença de progresso técnico, no estado estacionário, a taxa de crescimento do produto por trabalhador será igual à taxa de crescimento da eficiência do trabalho.
Com respeito aos aspectos econômicos do DF, julgue os itens a seguir. Embora sua parcela no produto interno bruto brasileiro seja, em geral, inferior a 3%, o DF apresenta uma das maiores rendas per capita do Brasil, suplantado apenas pelos maiores estados da região Sudeste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...