Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
O conceito de Investimento na visão econômica capitalista é "a aplicação no sistema econômico de recursos produtivos visando ao aumento da riqueza econômica de uma sociedade". Com base neste enunciado é correto afirmar afirmar:
O principal fator a influir na decisão de Investir é o retorno esperado do capital aplicado, que dependerá do montante de receita futura a ser gerada, comparado com o custo decorrente de sua execução.
A decisão de Investir num sistema capitalista aponta, como principal fator, o retorno esperado do capital aplicado que, independe do fluxo de receita a ser gerado e do Custo de oportunidade do capital.
Na decisão de investir, tanto a formação da receita quanto a dos custos gerados pela execução do projeto são relevantes, porém o fluxo de formação da receita futura não depende das condições de mercado.
Os principais fatores que influenciam na aplicação do capital pelo investidor, são o tempo de recuperação do investimento realizado e o quanto esta aplicação poderá gerar de mais valia para a sociedade.
Tanto o capital aplicado como a taxa de retorno do capital, são fatores determinantes na decisão de investir, uma vez que, maiores taxas de retorno para o investidor significarão perda para o intermediário financeiro.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
De acordo com a lei dos rendimentos marginais decrescentes, quando a produção se expande, os custos aumentam mais lentamente que a produção.
Dada as realizações de produção (3,4), (5,6), (3,3), (4,5) e (6,7) das firmas 1, 2, 3, 4 e 5 respectivamente, assinale a opção que corresponde à eficiência técnica de produção da firma 3.
0,824
1,000
0,750
0,120
0,160
Economia - Controle de Dinheiro Por Parte do Banco Central do Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da economia monetária, julgue os seguintes itens.
No Brasil, além de emitir moeda, realizar operações de compra e venda dos títulos do governo federal e controlar o crédito e as taxas de juros, o BACEN também disciplina e fiscaliza o mercado de valores mobiliários.
A função (iii) é a única estritamente côncava e não monotônica.
A função de produção (i) apresenta rendimentos constantes de escala.
A função de produção (iv) é a única que apresenta rendimentos constantes de escala.
Nenhuma das funções acima é compatível com a hipótese do livre descarte (free disposal).
Todas as funções acima são homotéticas.
Economia - Controle de Dinheiro Por Parte do Banco Central do Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da economia monetária, julgue os seguintes itens.
A demanda de moedas por motivo de transação relaciona-se positivamente com o nível de renda e negativamente com a taxa de juros.
Uma empresa produz empregando apenas um fator de produção variável que apresenta rendimentos marginais decrescentes. A empresa é tomadora de preços tanto no mercado de seu único produto quanto no mercado de seu fator variável. Caso haja uma pequena variação no preço desse fator de produção, pode-se dizer que:
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto maior for sua produtividade marginal e será inversamente proporcional ao preço do produto da empresa.
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto menos inclinada for sua curva de produtividade marginal e será diretamente proporcional ao preço do produto da empresa.
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto mais inclinada for sua curva de produtividade marginal e será inversamente proporcional ao preço do produto da empresa.
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto mais inclinada for sua curva de produtividade marginal e será diretamente proporcional ao preço do produto da empresa.
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto menos inclinada for sua curva de produtividade marginal e será inversamente proporcional ao preço do produto da empresa.
Suponha uma economia representada pelo modelo keynesiano simples na qual o governo aumenta a meta do superávit primário e ao mesmo tempo aumenta a taxa de juros básica. Nessas condições, o impacto esperado das políticas econômicas praticadas pelo governo sobre a geração da renda da economia podem ser caracterizadas como política fiscal e política monetária, respectivamente,
EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:
35. Existe uma relação forte entre o dispêndio do consumidor com uma mercadoria e a elasticidade-preço da demanda dessa mercadoria. O dispêndio do consumidor, em resposta a um aumento de preço da mercadoria, poderá aumentar, diminuir, ou mesmo, permanecer constante. A partir dessa relação pode-se afirmar:
I - Uma firma produtora de uma mercadoria cuja demanda seja preço - elástica, no intuito de aumentar sua receita, deverá baixar o preço de venda do seu produto.
II - Os monopólios, por oferecerem no mercado produtos que não possuem bons substitutos, deverão ter seus preços controlados pelo governo, em nome da defesa dos consumidores.
III - A melhor política de preço para as firmas que trabalham com produtos de elasticidade-preço unitária é a liquidação de estoques.
Se somente I for verdadeira.
Se somente II for verdadeira.
Se somente III for verdadeira.
Se I e II forem verdadeiras.
Se II e III forem verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...