Lista completa de Questões de Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A globalização do espaço econômico e o surgimento de blocos econômicos tornam importante o entendimento dos fenômenos monetários e das instituições que regem as relações econômicas entre países. Sobre os assunto, julgue os itens a seguir.
O Fundo Monetário Internacional foi criado para possibilitar aos países em desenvolvimento o acesso a empréstimos de longo prazo, que são destinados ao financiamento do desenvolvimento econômico.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
A partir dos anos 90, o Brasil passa a buscar uma maior inserção internacional na chamada globalização financeira. Este novo contexto de globalização tem as seguintes características, exceto:
intenso processo de desregulamentação financeira que, no Brasil, contribuiu para um maior acesso dos investidores estrangeiros ao mercado financeiro nacional.
deslocamento da poupança para os mercados de títulos, em especial aqueles com mercados secundários organizados.
forte crescimento das operações de crédito dos bancos comerciais, tendo em vista a solução para a crise da dívida externa ocorrida no final dos anos 80.
elevação da instabilidade das taxas de juros e de câmbio nos países ditos emergentes, a exemplo do Brasil, tendo em vista a existência dos capitais especulativos num contexto de crises internacionais.
maior possibilidade de financiamento de déficits em transações correntes pelos capitais de curto prazo. No Brasil, essa possibilidade foi particularmente importante para o sucesso do Plano Real.
Observe as seguintes curvas de CTM - Custo Total Médio de Curto e Longo Prazos:
Analise as afirmativas abaixo, quanto às curvas.
I - No ponto 1: quando o custo total médio de longo prazo declina, enquanto a produção aumenta, diz-se que existe Economia de Escala.
II - No ponto 2: quando o custo total médio de longo prazo não varia com o nível de produção, diz-se que existem Retornos Constantes à Escala.
III - No ponto 3: quando o custo total médio de longo prazo aumenta, enquanto a produção total aumenta, diz-se que existe Deseconomia de Escala.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
em equilíbrio.
com escassez de demanda.
com excesso de oferta.
com excesso de demanda.
com escassez de demanda e oferta.
A escolha em situação de escassez, as interações entre o governo e os mercados privados e a evolução da análise econômica são tópicos relevantes para o exame dos fenômenos econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A redução do imposto sobre operações financeiras (IOF), ao incentivar a p o u p an ça, contribui para deslocar, para cima e para a direita, a front ei ra de possibilidades de produção da economia.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
Para os Pensadores Econômicos Contemporâneos, até a década de cinqüenta (50), a questão do Desenvolvimento Econômico estaria intimamente ligada à questão fundamental de elevação do PIB per capita, que viria teoricamente propiciar a distribuição eqüitativa de renda e com isso a manutenção da estabilidade econômica, atingindo assim os objetivos básicos da política econômica desenvolvimentista da época. Após a década de setenta (70), esse conceito amplia-se e outros fatores são incorporados, gerando uma nova concepção para Desenvolvimento econômico. Com base na concepção pós setenta (70), desenvolvimento Econômico é
o Crescimento Econômico como ampliação quantitativa da produção, condição necessária e suficiente para a promoção do Desenvolvimento econômico.
o Crescimento Econômico como ampliação quantitativa da produção, condição necessária, porém não suficiente, para a promoção do Desenvolvimento econômico.
o mesmo que Crescimento Econômico, dependendo da ótica de cada corrente de pensamento, podendo ou não ser considerado como ampliação quantitativa da produção necessária, porém não suficiente para a promoção do Desenvolvimento econômico como um todo.
o Crescimento Econômico como ampliação quantitativa da produção, condição necessária e suficiente para a promoção do Desenvolvimento econômico, uma vez que se encontra vinculado à formação do PIB per capita e global, única variável sinalizadora de expansão, contração ou estagnação da economia.
Crescimento Econômico como ampliação quantitativa da produção, condição necessária porém não suficiente para a promoção do Desenvolvimento econômico em que este somente poderá ocorrer se estiver associado a fatores que venham promover melhorias na qualidade de vida das populações que formam as sociedades tendo como fatores, a elevação qualitativa da saúde, de nutrição, de educação, de habitação, de lazer entre outros recursos de promoção do bem-estar individual e coletivo.
Máquina I; 12,5%.
Máquina I; 11,5%.
Máquina II; 12,5%.
Máquina II; 12%.
Máquina II; 11,5%.
A globalização do espaço econômico e o surgimento de blocos econômicos tornam importante o entendimento dos fenômenos monetários e das instituições que regem as relações econômicas entre países. Sobre os assunto, julgue os itens a seguir.
A idéia segundo a qual, o comércio internacional piora a situação econômica de um país caso seus trabalhadores, empregados nas atividades envolvidas nesse comércio, receberem salários mais baixos do que àqueles que prevalecem em outros países, é compatível com o modelo ricardiano das vantagens comparativas.
A "Lei da Oferta e da Demanda" afirma que:
o preço de qualquer bem se ajusta de forma a equilibrar a oferta e a demanda desse bem.
tudo o mais mantido constante, a quantidade oferecida do bem aumenta, quando seu preço aumenta.
tudo o mais mantido constante, a quantidade oferecida do bem aumenta, quando o preço do bem diminui.
tudo o mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem aumenta, quando o preço do bem diminui.
tudo o mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem aumenta, quando o preço do bem aumenta.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
O Desenvolvimento Econômico, tendo como objetivo básico de política econômica a repartição da riqueza e a promoção da estabilidade econômica, deverá levar em conta que:
constitui meta básica do governo, a política de Repartição da riqueza econômica como meta desenvolvimentista, a distribuição eqüitativa da renda e dos recursos patrimoniais existentes em território nacional isso porque a repartição da renda e da riqueza facilitará a criação de infra estrutura e ampliação do sistema de transferência do setor público.
a Repartição da Riqueza na visão Econômica, como política de desenvolvimento econômico, tem como meta principal, a redução dos desníveis regionais e a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza financeira e potencial, minimizando as desigualdades individuais, atenuando os desníveis de desigualdades regionais; a estabilidade econômica refere-se não a mudanças de condições estruturais e institucionais que são políticas de longo prazo, porém à adoção de medidas que, no curto prazo, induzam ao crescimento estável, a estabilidade dos preços e ao equilíbrio nas transações com o Resto do Mundo.
a Repartição na visão Econômica, como política de desenvolvimento, tem como meta a redução dos desníveis regionais onde o fator mais relevante é a intensificação de préinvestimentos em regiões carentes e a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza, minimizando as desigualdades individuais e atenuando os desníveis de desigualdades.
A Repartição da Riqueza na visão Econômica, como política de desenvolvimento econômico, não prioriza a redução dos desníveis regionais mas a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza financeira e potência de cada nação, minimizando as desigualdades individuais, atenuando os desníveis de desigualdades regionais; a estabilidade econômica refere-se não a mudanças de condições estruturais e institucionais que são políticas de longo prazo, porém a adoção de medidas que, no curto prazo, induzam ao crescimento estável, à estabilidade dos preços e ao equilíbrio nas transações com o Resto do Mundo.
E) a Repartição da Riqueza na visão Econômica não é política de desenvolvimento econômico, sendo pouco significativas a redução dos desníveis regionais e a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza financeira e potencial, elevando assim as desigualdades individuais, e ampliando os desníveis de desigualdades regionais; a estabilidade econômica refere-se não a mudanças de condições estruturais e institucionais que são políticas de médio prazo, porém à adoção de medidas que, no curto ou no longo prazo, induzam ao crescimento estável, à estabilidade dos preços e ao equilíbrio nas transações com o Resto do Mundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...