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Economia - Estruturas de Mercado - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Analise as proposições a seguir:
I. O contrato do tipo hell or high water, relativo à compra e venda da produção do projeto, obriga o compra- dor a pagar em qualquer circunstância, mesmo no caso em que o produto não seja entregue.
II. O contrato do tipo take it offered não requer que o com- prador pague, caso a produção não seja entregue.
III. No project finance, os credores exigem normalmente que os patrocinadores forneçam garantias, através de obrigações contratuais, de que o projeto será concluído, mesmo que os custos de implantação sejam superiores aos valores originalmente estimados.
Pode-se afirmar que
a alternativa II está incorreta.
a alternativa II é a única correta
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito da regulação de mercados
Uma política adequada de regulação deve ter objetivos claros quantificáveis, tendo presente que regulação não é apenas fixar preço
Parcerias público-privadas no financiamento são promissoras. O envolvimento do setor privado no financiamento de nova capacidade está crescendo. Lições a tirar dessa experiência: os governos devem começar com projetos mais simples e ganhar experiência; o retorno dos investidores deve estar vinculado ao desempenho do projeto; cumpre examinar cuidadosamente todas as garantias governamentais que se fazem necessárias.
Os governos terão papel permanente na infra-estrutura, mesmo que diferente. Além de tomarem medidas para melhorar o desempenho no tocante à provisão da infra-estrutura sob seu controle direto, cabe aos governos a responsabilidade de estabelecer contextos políticos e reguladores que salvaguardem os direitos dos pobres, melhorem as condições ambientais e coordenem interações setoriais, sejam os serviços produzidos por fornecedores públicos ou privados. Cabe também aos governos a responsabilidade de criar contextos legais e reguladores que amparem a participação do setor privado na provisão de serviços de infra-estrutura.
O processo de privatização das ferrovias no Brasil adotou o modelo de concessão de malhas regionais definidas sob os critérios de unicidade de funções de cada malha.
A criação do Programa Renda Mínima foi uma das iniciativas da administração municipal de Campinas para resolver problemas sócio-econômicos de uma cidade já metropolizada. Esse projeto
foi criado na administração de Antônio da Costa Santos, em 2000.
foi criado pelo prefeito Francisco Amaral, mas extinguiu-se ao final de sua administração.
foi criado pelo governo federal e implantado na cidade de Campinas em 1999.
foi iniciativa pioneira de Campinas, durante a administração de Magalhães Teixeira.
foi inspirado em proposta do Partido dos Trabalhadores (PT) e posto em vigor na administração de Jacó Bittar.
Parcerias público-privadas no financiamento são promissoras. O envolvimento do setor privado no financiamento de nova capacidade está crescendo. Lições a tirar dessa experiência: os governos devem começar com projetos mais simples e ganhar experiência; o retorno dos investidores deve estar vinculado ao desempenho do projeto; cumpre examinar cuidadosamente todas as garantias governamentais que se fazem necessárias.
Os governos terão papel permanente na infra-estrutura, mesmo que diferente. Além de tomarem medidas para melhorar o desempenho no tocante à provisão da infra-estrutura sob seu controle direto, cabe aos governos a responsabilidade de estabelecer contextos políticos e reguladores que salvaguardem os direitos dos pobres, melhorem as condições ambientais e coordenem interações setoriais, sejam os serviços produzidos por fornecedores públicos ou privados. Cabe também aos governos a responsabilidade de criar contextos legais e reguladores que amparem a participação do setor privado na provisão de serviços de infra-estrutura.
Conforme a Lei n.º 8.630/1993, a exploração de instalações portuárias pela iniciativa privada dependerá apenas do arrendamento, celebrado com a União no caso de exploração direta, ou com sua concessionária, sempre por meio de licitação, quando localizada dentro dos limites da área do porto organizado.
O texto que segue diz respeito a questão 26,27 e 28.
Assinale a opção que dá o valor do coeficiente de determinação do modelo linear ajustado.
0,974
0,900
0,990
0,895
0,997
O texto que segue diz respeito a questão 26,27 e 28.
Deseja-se estimar o aumento percentual no consumo decorrente do aumento de 1% na renda e da redução de 2% no preço. Assinale a opção que dá a variância dessa estimativa.
0,0013
0,0256
0,0295
0,0343
0,0230
O texto que segue diz respeito a questão 26,27 e 28.
O valor da estatística teste é 259 e esta tem distribuição F(2,15) sob H0 .
O valor da estatística teste é 518 e esta tem distribuição F(2,14) sob H0 .
O valor da estatística teste é 518 e esta tem distribuição F(2,15) sob H0 .
O valor da estatística teste é 259 e esta tem distribuição F(2,14) sob H0 .
Considere as seguintes operações entre residentes e não residentes de um país, num determinado período de tempo, em milhões de dólares:
Com base nestas informações, pode-se afirmar que as reservas do país, no período:
tiveram uma elevação de 100 milhões de dólares.
tiveram uma elevação de 50 milhões de dólares.
tiveram uma redução de 100 milhões de dólares.
tiveram uma redução de 50 milhões de dólares.
não sofreram alterações.
A partir de 2001, o Banco Central do Brasil introduziu algumas importantes alterações no balanço de pagamentos. Entre estas alterações, destacase:
a exclusão da conta "reinvestimentos" dos movimentos de capitais autônomos.
a inclusão do item "amortizações" na conta de serviços de fatores.
a introdução da "conta financeira", em substituição à antiga conta de capitais, para registrar as transações relativas à formação de ativos e passivos externos.
a inclusão das transferências unilaterais na conta de investimentos diretos.
a retirada do item de investimentos diretos dos empréstimos intercompanhias.
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