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Sobre a oferta de uma firma em concorrência perfeita, assinale a opção correta.
Uma empresa com rendimentos constantes de escala necessariamente apresenta uma curva de oferta de curto prazo horizontal.
Uma firma nunca deve operar caso o preço de seu produto seja inferior ao seu custo médio de produção.
A curva de oferta de curto prazo é dada pelo ramo ascendente da curva custo variável médio acima do ponto de cruzamento dessa curva com a curva de custo marginal.
A curva de oferta de curto prazo não guarda nenhuma relação com a curva de custo marginal.
A curva de oferta de curto prazo é dada pelo ramo ascendente da curva de custo marginal acima do ponto de cruzamento dessa curva com a curva de custo variável médio.
Considere o caso de um mercado por um fator de produção com um único comprador e diversos vendedores. Assinale a opção correta.
Uma política de preços mínimos para esse fator de produção pode fazer com que aumente a quantidade contratada do mesmo.
Uma política de preços mínimos para esse fator gerará necessariamente um excesso de oferta sobre a quantidade demandada.
O único comprador tende a contratar uma quantidade do fator de produção superior à quantidade eficiente.
O preço do fator de produção, quando não regulamentado, tende a ser superior ao valor de seu produto marginal.
O único comprador consegue comprar quanto quiser do fator de produção ao preço que bem entender.
Uma empresa vende seu produto a preços diferenciados para dois grupos de consumidores. Supondo- se que essa empresa seja maximizadora de lucro, pode-se inferir que:
A elasticidade preço da demanda do grupo de consumidores que paga o maior preço pelo produto é maior do que a elasticidade preço da demanda do grupo de consumidores que paga o menor preço por esse produto.
A elasticidade preço da demanda do grupo de consumidores que paga o menor preço pelo produto é maior do que a elasticidade preço da demanda do grupo de consumidores que paga o maior preço por esse produto.
Os consumidores que pertencem ao grupo que paga o maior preço pelo produto são em menor número do que os consumidores que pagam o menor preço pelo produto.
Os consumidores que pertencem ao grupo que paga o menor preço pelo produto são em menor número do que os consumidores que pagam o maior preço pelo produto.
A diferenciação de preços e a maximização de lucros não são compatíveis.
Considere o jogo representado pela matriz de payoffs abaixo, na qual A e B são as estratégias disponíveis para o jogador 1 e C e D são as estratégias disponíveis para o jogador 2:
O jogo apresenta dois equilíbrios de Nash e dois equilíbrios com estratégias dominantes.
A combinação das estratégias B e D é um equilíbrio com estratégias dominantes.
O jogo apresenta dois equilíbrios de Nash e nenhum equilíbrio com estratégia dominante.
O jogo não apresenta nenhum equilíbrio de Nash e nenhum equilíbrio com estratégias dominantes.
A combinação das estratégias A e C é um equilíbrio com estratégias dominantes, mas não é um equilíbrio de Nash.
Considere as seguintes afirmações:
I. Um dos problemas que as instituições financeiras encontram quando a taxa de juros se encontra muito elevada é que os pedidos de empréstimo que se fazem nessas condições envolvem usualmente projetos com risco elevado.
II. Um problema encontrado por uma instituição financeira que financia um projeto é que o executor desse projeto pode estar propenso a assumir um risco maior do que seria adequado para a instituição financiadora, caso ele tenha pouco a perder com o fracasso do projeto e muito a ganhar com seu sucesso.
Assinale a opção correta.
A afirmação I diz respeito a um problema de seleção adversa e a afirmação II diz respeito a um problema de moral hazard.
A afirmação I diz respeito a um problema de moral hazard e a afirmação II diz respeito a um problema de seleção adversa.
As duas afirmações dizem respeito a problemas de seleção adversa.
As duas afirmações dizem respeito a problemas de moral hazard.
As afirmações não se referem a problemas de seleção adversa nem a problemas de moral hazard.
Dos mecanismos abaixo, indique qual não pode ser entendido como um mecanismo para minimizar problemas de moral hazard.
Remuneração do trabalhador agrícola igual à metade do produto da terra por ele trabalhada.
Participação nos lucros da empresa por parte de seus executivos.
Estabelecimento de franquia em seguros de automóveis.
Renovação de seguro de automóveis com desconto para segurados que não sofreram acidentes na vigência do contrato anterior.
Oferecimento de garantia na revenda de automóveis usados.
O assim chamado primeiro teorema do bem-estar social estabelece que todo equilíbrio de mercado concorrencial é eficiente no sentido de Pareto. Indique quais das seguintes condições não são necessárias para que esse teorema seja válido.
Todos os consumidores devem apresentar preferências convexas.
Não se devem verificar externalidades positivas ou negativas associadas às atividades de consumo ou de produção.
Todas as informações relevantes devem ser de conhecimento comum de compradores e vendedores.
Em um mercado de automóveis usados, um percentual p dos automóveis encontra-se em más condições, sendo que os automóveis restantes encontram- se em boas condições. Os donos desses automóveis conhecem o estado dos mesmos, mas os potenciais compradores não têm como verificar esse estado antes da compra. Os donos dos automóveis em bom estado estão dispostos a vendê-los por qualquer preço acima de R$2.100,00. Os donos dos automóveis em mau estado estão dispostos a vendê-los por qualquer preço acima de R$1.000,00. Os compradores de automóveis estão dispostos a pagar até R$2.400,00 por um automóvel em bom estado e até R$1.200,00 por um automóvel em mau estado. Embora os compradores de automóvel não sejam capazes de auferir o estado de um automóvel colocado à venda, eles sabem o percentual p de automóveis em mau estado. Suponha que os compradores de carros sejam neutros frente ao risco. Nessas condições deve-se esperar que:
independentemente de p nenhum automóvel bom será vendido.
os automóveis bons serão todos vendidos a preços entre R$2.100,00 e R$2.400,00 e os automóveis em mau estado serão vendidos a preços entre R$1.000,00 e R$1.200,00.
se p for superior a 10%, só serão vendidos automóveis em mau estado a preços entre R$1.000,00 e R$1.200,00.
Se p for superior a 25%, só serão vendidos automóveis em mau estado a preços entre R$1.000,00 e R$1.200,00.
Se p for inferior a 20%, só serão vendidos automóveis em bom estado a preços entre R$2.100,00 e R$2.400,00.
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