Lista completa de Questões de Economia do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda com base nas tabelas apresentadas e considerando que o regime adotado seja o de juros compostos, julgue os itens que se seguem.
Suponha que um capital de R$ 1.000,00 tenha sido aplicado em caderneta de poupança no dia 23/3. Considerando que a taxa mensal seja a mesma durante os três meses seguintes, adotando-se a convenção linear, o montante obtido após dois meses e meio de aplicação, caso houvesse capitalização nessa data, seria maior que R$ 1.020,00.
Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica e das finanças públicas, julgue os itens a seguir.
O estabelecimento de regras competitivas mediante a eliminação das fontes de monopólio desloca a curva de possibilidades de produção para cima e para a direita.
Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica e das finanças públicas, julgue os itens a seguir.
No âmbito do Plano Cruzado, o descompasso entre oferta e demanda, gerado pela fixação de preços máximos para as mercadorias, criou escassez de produtos e incentivou a criação dos chamados mercados negros.
Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica e das finanças públicas, julgue os itens a seguir.
De acordo com o efeito riqueza de Pigou, a curva de demanda agregada é negativamente inclinada, pois uma redução no nível de preços aumenta a oferta monetária e os juros de mercado, incentivando, assim, o consumo de bens e serviços.
Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica e das finanças públicas, julgue os itens a seguir.
O efeito Oliveira-Tanzi afirma que a inflação tende a corroer o valor da arrecadação fiscal do governo em razão da defasagem entre o fato gerador e o recolhimento de impostos.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
Infere-se do texto que, ao menos, dois acontecimentos foram favoráveis às relações comerciais do Brasil: a gestão do Ministro Celso Lafer e a mudança no sistema de arbitragem.
Texto III- para questões 4 e 5
A partir da leitura interpretativa do texto III, julgue os itens seguintes.
Ao afirmar, no primeiro parágrafo do texto, que o "mesmo acontece com a chamada integração cultural do MERCOSUL", o autor refere-se ao elevado nível de afinidade existente hoje entre os países-membros do Mercado Comum do Sul no que diz respeito ao comércio, às políticas internas, ao sistema financeiro e, sobretudo, à cultura.
Considere os seguintes dados:
Produto Interno Bruto a custo de fatores = 1.000
Renda enviada ao exterior = 100
Renda recebida do exterior = 50
Impostos indiretos = 150
Subsídios = 50
Depreciação = 30
Com base nessas informações, o Produto Nacional Bruto a custo de fatores e a Renda Nacional Líquida a preços de mercado são, respectivamente:
1.250 e 1.050
1.120 e 1.050
950 e 1.250
950 e 1.020
1.250 e 1.120
Considere os seguintes dados:
Poupança líquida = 100
Depreciação = 5
Variação de estoques = 50
Com base nessas informações e considerando uma economia fechada e sem governo, a formação bruta de capital fixo e a poupança bruta total são, respectivamente:
100 e 105
55 e 105
50 e 100
50 e 105
50 e 50
Levando-se em conta a identidade macroeconômica "Poupança = Investimento", numa economia aberta e com governo, e considerando:
D = déficit público
Sg = poupança pública
Ig = investimento público
Spr = poupança privada
Ipr = investimento privado
Sext = poupança externa
É correto afirmar que:
D = Sg - Ig + Spr -– Ipr
D = Sext
D = Spr + Ipr + Sext
D = Sg - Ig + Sext
D = Spr - Ipr + Sext
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...