Questões de Economia do ano 2003

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O Comitê de Política Monetária é presidido pelo

  • a.

    Presidente do BNDES.

  • b.

    Ministro da Fazenda.

  • c.

    Ministro do Planejamento.

  • d.

    Presidente do Banco do Brasil.

  • e.

    Presidente do BACEN.

São atribuições do Conselho Monetário Nacional na regulação da economia brasileira:

  • a.

    formular a política nacional da moeda e do mercado de capitais e regular o valor interno e externo da moeda, a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras nacionais, a política cambial e tributária, as taxas de juros, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras, os depósitos de curto prazo e a fixação das normas gerais e específicas de contabilidade pública e gerencial.

  • b.

    formular a política nacional de crédito, da moeda e do mercado de capitais e regular o valor interno da moeda, a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras, a política cambial, as taxas de juros, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras, os depósitos de curto prazo e a fixação das normas gerais de contabilidade gerencial.

  • c.

    formular a política nacional de crédito, da moeda e do mercado de capitais e regular o valor interno e externo da moeda, a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras, a política cambial e tributária, as taxas de juros, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras, os depósitos a prazo e a fixação das normas gerais de contabilidade pública e privada.

  • d.

    formular a política nacional de crédito e da moeda e regular o valor interno da moeda, a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras, a política cambial, as taxas de juros, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras, os depósitos a prazo e a fixação das normas gerais de contabilidade.

  • e.

    formular a política nacional de crédito e da moeda e regular o valor interno e externo da moeda, a constituição, funcionamento, fiscalização e punição das instituições financeiras, a política cambial e monetária, as taxas de juros e a taxa Selic, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras nacionais, os depósitos a longo prazo e a fixação das normas gerais de contabilidade pública.

O denominado "modelo clássico" tem sido apresentado em livros textos de macroeconomia como uma descrição possível do pensamento macroeconômico anterior a Keynes. Numa de suas versões, o modelo é descrito pelo seguinte conjunto de equações:

  • A.

    uma elevação na demanda por mão-de-obra reduz o salário real

  • B.

    uma política monetária expansionista teria como efeito uma elevação no produto de pleno emprego

  • C.

    o produto agregado real independe da quantidade de mão-de-obra empregada

  • D.

    o nível do produto real de pleno emprego independe da oferta de moeda na economia

  • E.

    um aumento no estoque de capital na economia reduz o salário real e o nível de pleno emprego

Considerando uma pequena economia aberta com livre e perfeita mobilidade de capital e supondo e = preço em moeda nacional de uma unidade de dólar, é correto afirmar que:

  • A.

    uma política monetária expansionista tende a reduzir as taxas internas de juros. Se a economia opera em um regime de taxa de câmbio flutuante, essa redução tende a elevar e e, conseqüentemente, estimular as exportações, intensificando os efeitos da política monetária expansionista sobre o nível de emprego.

  • B.

    se a taxa de câmbio for fixa, somente a política monetária poderá ser utilizada para estimular o nível de emprego.

  • C.

    se o regime for de taxa de câmbio fixa, tanto a política fiscal quanto a política monetária não podem ser utilizadas para estimular o nível de emprego da economia.

  • D.

    uma política fiscal contracionista tende a reduzir as taxas internas de juros. Essa redução tende a elevar e e, conseqüentemente, estimular as exportações, intensificando os efeitos da política fiscal expansionista sobre o nível de emprego.

  • E.

    se o regime for de taxa de câmbio flutuante, uma política monetária contracionista tende a elevar o nível de emprego da economia.

Considere

c: papel-moeda em poder do público/meios de pagamentos

d: depósitos a vista nos bancos comerciais/meios de pagamentos

 R: encaixe total dos bancos comerciais/depósitos a vista nos bancos comerciais

 m = multiplicador dos meios de pagamentos em relação à base monetária

Com base nestas informações, é incorreto afirmar que, tudo o mais constante:

  • A.

    quanto maior d, maior será m

  • B.

    quanto maior c, menor será d

  • C.

    quanto menor c, menor será m

  • D.

    quanto menor R, maior será m

  • E.

    c + d > c, se d for ‚ 0

Não fazem parte do ativo do balancete consolidado dos bancos comerciais

  • A.

    os encaixes em moeda corrente.

  • B.

    os redescontos e demais recursos provenientes do Banco Central.

  • C.

    os empréstimos ao setor público.

  • D.

    os empréstimos ao setor privado.

  • E.

    os títulos privados.

Considere:

M/P = 0,2.Y - 15.r

Y = 600 - 1.000.r

YP = 500 P = 1

 onde:

 M = oferta nominal de moeda;

 P = nível geral de preços;

Y = renda real;

YP = renda real de pleno emprego; e

 r = taxa de juros.

 Com base nestas informações, pode-se afirmar que o valor da oferta de moeda necessária ao pleno emprego é de:

  • A.

    80,0

  • B.

    98,5

  • C.

    77,2

  • D.

    55,1

  • E.

    110,0

O IAS 21, Efeitos das Alterações nas Taxas de Câmbio, tem por objetivo

  • a.

    dar critérios para a conversão de operações de moedas de relatório para a moeda funcional.

  • b.

    estabelecer a metodologia para cálculo de operações de hedge nas filiais de multinacionais.

  • c.

    prescrever o tratamento contábil para transações em moeda estrangeira e a translação das demonstrações financeiras de operações estrangeiras.

  • d.

    dar os requisitos que todo reporte financeiro deve conter para refletir um nível geral de preços corrente.

  • e.

    tratar da contabilização corrigida mediante o nível geral de preços.

A afirmação: "Uma transação em moeda estrangeira deve ser registrada inicialmente na taxa de câmbio da data da transação"

  • a.

    é falsa.

  • b.

    aplica-se apenas para a conversão de demonstrações financeiras para dólares norte-americanos.

  • c.

    só vale para países com inflação abaixo de 200% em 3 anos consecutivos.

  • d.

    é correta apenas quando a moeda funcional da entidade for igual a moeda oficial do país.

  • e.

    é correta de acordo com o IAS 21 – Efeito das Alterações nas Taxas de Câmbio.

Considere os seguintes dados para uma economia hipotética

  • A.

    saldo nulo no balanço de pagamentos em transações correntes

  • B.

    superávit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 15

  • C.

    déficit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 25

  • D.

    superávit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 25

  • E.

    déficit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 15

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