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O Comitê de Política Monetária é presidido pelo
Presidente do BNDES.
Ministro da Fazenda.
Ministro do Planejamento.
Presidente do Banco do Brasil.
Presidente do BACEN.
São atribuições do Conselho Monetário Nacional na regulação da economia brasileira:
formular a política nacional da moeda e do mercado de capitais e regular o valor interno e externo da moeda, a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras nacionais, a política cambial e tributária, as taxas de juros, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras, os depósitos de curto prazo e a fixação das normas gerais e específicas de contabilidade pública e gerencial.
formular a política nacional de crédito, da moeda e do mercado de capitais e regular o valor interno da moeda, a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras, a política cambial, as taxas de juros, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras, os depósitos de curto prazo e a fixação das normas gerais de contabilidade gerencial.
formular a política nacional de crédito, da moeda e do mercado de capitais e regular o valor interno e externo da moeda, a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras, a política cambial e tributária, as taxas de juros, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras, os depósitos a prazo e a fixação das normas gerais de contabilidade pública e privada.
formular a política nacional de crédito e da moeda e regular o valor interno da moeda, a constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras, a política cambial, as taxas de juros, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras, os depósitos a prazo e a fixação das normas gerais de contabilidade.
formular a política nacional de crédito e da moeda e regular o valor interno e externo da moeda, a constituição, funcionamento, fiscalização e punição das instituições financeiras, a política cambial e monetária, as taxas de juros e a taxa Selic, os empréstimos a serem efetuados pelas instituições financeiras nacionais, os depósitos a longo prazo e a fixação das normas gerais de contabilidade pública.
O denominado "modelo clássico" tem sido apresentado em livros textos de macroeconomia como uma descrição possível do pensamento macroeconômico anterior a Keynes. Numa de suas versões, o modelo é descrito pelo seguinte conjunto de equações:
uma elevação na demanda por mão-de-obra reduz o salário real
uma política monetária expansionista teria como efeito uma elevação no produto de pleno emprego
o produto agregado real independe da quantidade de mão-de-obra empregada
o nível do produto real de pleno emprego independe da oferta de moeda na economia
um aumento no estoque de capital na economia reduz o salário real e o nível de pleno emprego
Considerando uma pequena economia aberta com livre e perfeita mobilidade de capital e supondo e = preço em moeda nacional de uma unidade de dólar, é correto afirmar que:
uma política monetária expansionista tende a reduzir as taxas internas de juros. Se a economia opera em um regime de taxa de câmbio flutuante, essa redução tende a elevar e e, conseqüentemente, estimular as exportações, intensificando os efeitos da política monetária expansionista sobre o nível de emprego.
se a taxa de câmbio for fixa, somente a política monetária poderá ser utilizada para estimular o nível de emprego.
se o regime for de taxa de câmbio fixa, tanto a política fiscal quanto a política monetária não podem ser utilizadas para estimular o nível de emprego da economia.
uma política fiscal contracionista tende a reduzir as taxas internas de juros. Essa redução tende a elevar e e, conseqüentemente, estimular as exportações, intensificando os efeitos da política fiscal expansionista sobre o nível de emprego.
se o regime for de taxa de câmbio flutuante, uma política monetária contracionista tende a elevar o nível de emprego da economia.
Considere
c: papel-moeda em poder do público/meios de pagamentos
d: depósitos a vista nos bancos comerciais/meios de pagamentos
R: encaixe total dos bancos comerciais/depósitos a vista nos bancos comerciais
m = multiplicador dos meios de pagamentos em relação à base monetária
Com base nestas informações, é incorreto afirmar que, tudo o mais constante:
quanto maior d, maior será m
quanto maior c, menor será d
quanto menor c, menor será m
quanto menor R, maior será m
c + d > c, se d for 0
Não fazem parte do ativo do balancete consolidado dos bancos comerciais
os encaixes em moeda corrente.
os redescontos e demais recursos provenientes do Banco Central.
os empréstimos ao setor público.
os empréstimos ao setor privado.
os títulos privados.
Considere:
M/P = 0,2.Y - 15.r
Y = 600 - 1.000.r
YP = 500 P = 1
onde:
M = oferta nominal de moeda;
P = nível geral de preços;
Y = renda real;
YP = renda real de pleno emprego; e
r = taxa de juros.
Com base nestas informações, pode-se afirmar que o valor da oferta de moeda necessária ao pleno emprego é de:
80,0
98,5
77,2
55,1
110,0
O IAS 21, Efeitos das Alterações nas Taxas de Câmbio, tem por objetivo
dar critérios para a conversão de operações de moedas de relatório para a moeda funcional.
estabelecer a metodologia para cálculo de operações de hedge nas filiais de multinacionais.
prescrever o tratamento contábil para transações em moeda estrangeira e a translação das demonstrações financeiras de operações estrangeiras.
dar os requisitos que todo reporte financeiro deve conter para refletir um nível geral de preços corrente.
tratar da contabilização corrigida mediante o nível geral de preços.
A afirmação: "Uma transação em moeda estrangeira deve ser registrada inicialmente na taxa de câmbio da data da transação"
é falsa.
aplica-se apenas para a conversão de demonstrações financeiras para dólares norte-americanos.
só vale para países com inflação abaixo de 200% em 3 anos consecutivos.
é correta apenas quando a moeda funcional da entidade for igual a moeda oficial do país.
é correta de acordo com o IAS 21 – Efeito das Alterações nas Taxas de Câmbio.
Considere os seguintes dados para uma economia hipotética
saldo nulo no balanço de pagamentos em transações correntes
superávit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 15
déficit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 25
superávit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 25
déficit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 15
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