Lista completa de Questões de Economia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não faz parte do ativo do balancete sintético do Banco Central
redescontos.
reservas internacionais.
empréstimos ao setor privado.
recursos externos.
empréstimos aos bancos comerciais.
Não faz parte do ativo do balancete consolidado dos bancos comerciais
encaixes voluntários junto ao Banco Central.
encaixes em moeda corrente.
depósitos a prazo.
encaixes compulsórios junto ao banco central.
títulos públicos.
As frases abaixo apresentam conceitos relacionados ao campo de conhecimento da Regulação Estatal de Mercados. Assinale com V a frase verdadeira e, com F a frase falsa. A seguir, indique a opção correta.
V, V, F, F
F, V, V, F
V, F, F, V
F, V, F, V
F, F, V, V
Sobre a Assimetria de Informações existente nos mercados, assinale com V a assertiva verdadeira e com F a assertiva falsa. Em seguida indique a opção correta.
V, V, F, F
V, F, F, F
V, F, F, V
F, V, F, V
F, V, V, F
Para a avaliação do risco de um país, considera-se, por exemplo, o risco de não-pagamento de dívidas do Governo, o nível de endividamento, o cumprimento de metas fiscais, etc. Assim, para avaliação e classificação de ativos que influenciam a confiança dos investidores estrangeiros, utiliza-se o:
rating doméstico.
rating soberano.
compliance soberano.
compliance doméstico.
câmbio
Com base no texto constitucional, na legislação infraconstitucional aplicável e na doutrina, relativamente ao setor público, julgue os itens seguintes.
Segundo os economistas clássicos, o poder público não deveria exercer influência sobre o processo de alocação de recursos, sendo essa tarefa prerrogativa exclusiva do mercado mediante a utilização de seus mecanismos. Nessa ótica, as funções do governo limitam-se às de natureza administrativa.
Quanto ao Índice de Preço a Consumidor, é correto afirmar:
O Instituto Técnico de Administração e Gerência - ITAG não elabora a Pesquisa de Índice de Preços ao Consumidor, realizada em Florianópolis e São José, desde 2002.
Quando a fórmula de Índice de Preços ao Consumidor apresenta quantidades fixas dos bens e serviços, a elasticidade- preço da demanda é unitária.
Pesquisas de Orçamento Familiar - POF têm como objetivo básico possibilitar a mensuração dos hábitos de consumo de determinadas famílias visadas, em um dado período de tempo.
O IGP-DI da FGV é um Índice de Preços ao Consumidor de vasta utilização no Brasil.
As Pesquisas de Orçamento Familiar - POF realizadas nas cidades brasileiras demonstram comportamentos idênticos.
Sobre as Contas Nacionais Brasileiras, a alternativa com a afirmação correta é:
O superávit interno entre exportação e importação de bens e serviços é $ 120, caso haja os seguintes dados: PIBpm (produto interno bruto a preços de mercado)= 1000; M (importação de bens e serviços)= 120; C (Consumo pessoal)= 400; I (formação bruta de capital fixo)= 110; Ve (variação de estoques)= 0; G (Consumo do Governo)= 250.
Para determinar o superávit interno entre exportação e importação de bens e serviços utilizam-se os valores do: PIB pm (produto interno bruto a preços de mercado); M (importação de bens e serviços); C (Consumo pessoal); I (formação bruta de capital fixo); Ve (variação de estoques); G (Consumo do Governo).
A exportação de bens e serviços é $ 200, caso haja os seguintes dados: PIBpm (produto interno bruto a preços de mercado)= 1000; M (importação de bens e serviços)= 120; C (Consumo pessoal)= 400; I (formação bruta de capital fixo)= 110; Ve (variação de estoques)= 0; G (Consumo do Governo)= 250.
A metodologia das contas nacionais é elaborada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE), que apresenta quatro contas, das quais uma é a renda nacional disponível bruta, cujo débito é composto do consumo final das famílias, consumo final das administrações públicas e a poupança bruta.
O déficit de bens e serviços é de $ 90, caso haja os seguintes dados: PIBpm (produto interno bruto a preços de mercado)= 1000; M (importação de bens e serviços)= 120; C (Consumo pessoal)= 400; I (formação bruta de capital fixo)= 110; Ve (variação de estoques)= 0; G (Consumo do Governo)= 250.
Quanto ao modelo keynesiano, é correto afirmar:
Ele não considera realista a Lei de Say.
Ele considera realista a Lei de Say.
O multiplicador keynesiano do orçamento equilibrado (ou multiplicador de variação equilibrada da orçamento) deve ser menor do que 1 (um).
Uma política monetária pura anti-recessiva pode envolver aumento dos depósitos compulsórios.
Uma política monetária pura anti-recessiva pode envolver aumento da taxa de redescontos.
Correlacione municípios (A) e atividade econômica (B) de destaque local. AB
1 - 5 - 2 - 3 - 4
3 - 1 - 2 - 4 - 5
2 - 5 - 3 - 4 - 1
1 - 2 - 5 - 4 - 3
3 - 1 - 4 - 2 - 5
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...