Lista completa de Questões de Economia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
As isoquantas, que mostram as diferentes combinações fatoriais que asseguram lucros idênticos, não podem se cruzar.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Em virtude de a relação entre capital e trabalho ser constante, no curto prazo, a expansão da produção conduz a um aumento da produtividade marginal do trabalho, tornando esse fator mais produtivo.
A Razão Benefício/Custo é um indicador de grande valia para a análise de investimentos aplicados em projetos econômicos e sociais, principalmente em projetos públicos, em que a principal meta do Governo é a geração de efeitos positivos (emprego/ renda) ou o controle de efeitos negativos (poluição ambiental). Assim sendo, considera-se que um projeto apresenta viabilidade quando apresenta a seguinte estrutura:
-Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb (i) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) < 1 ou vb (i) ÷ vc (i) < 1
Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb (i) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) = 1 ou vb (i) ÷ vc (i) = 1
Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb ( ) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) ≤ 1 ou vb ( i ) ÷ vc (i) ≤1
Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb ( i ) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) ≠ 1 ou vb ( i ) ÷ vc (i) ≈1
Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb (i) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) > 1 ou vb ( i ) ÷ vc (i) > 1
Quando uma empresa emprega quantidades de seus fatores de produção de modo a tornar mínimo o custo de produção, é correto afirmar que
cada fator de produção é contratado até o ponto em que seu preço se iguala ao valor de seu produto médio.
cada fator de produção é contratado até o ponto em que seu preço se iguala ao valor de seu produto marginal.
os fatores de produção são contratados até o ponto em que o valor de seu produto médio é máximo.
os fatores de produção são contratados até o ponto em que o valor de seu produto marginal é mínimo.
quando dois fatores de produção são contratados em quantidades maiores do que zero, a razão entre seus produtos marginais é igual à razão entre seus preços.
Assuma as seguintes hipóteses: a) não há custos de corretagem relacionados ao financiamento de uma empresa por qualquer meio; b) não há impostos; c) não há custos de falência; d) os investidores individuais podem tomar empréstimos às mesmas taxas de juros que as corporações; e) todos os investidores têm as mesmas informações que a administração de uma empresa acerca das oportunidades de investimento dessa empresa; e f) o lucro de uma empresa antes do pagamento de juros não é afetado por seu uso de endividamento. Nessas condições, é correto afirmar que
os acionistas dessas empresas optarão por um endividamento máximo, visto que isso fará com que a rentabilidade de cada ação aumente com uma redução de risco por ação.
baixas taxas de endividamento por parte de uma empresa fazem com que o risco do investimento dos acionistas seja aumentado, mas leva a um maior retorno para o capital do acionista.
há uma única composição ótima do capital da empresa que faz com que seu valor seja o maior possível.
o valor da empresa não é afetado pela participação do capital de terceiros em seu capital total.
empresas que operem sob essas hipóteses têm, no longo prazo, lucratividade nula.
Modificando-se as hipóteses da questão anterior de modo a contemplar a existência de impostos sobre o lucro das empresas e a existência de custos de falência, é correto afirmar que
por um lado, um maior endividamento por parte da empresa gera benefícios fiscais a seus acionistas, por outro lado, esse endividamento aumenta os custos de falência.
é do interesse dos acionistas que o grau de endividamento da empresa seja o menor possível.
há um nível ótimo de alavancagem financeira que é igual para todas as empresas.
empresas que têm a maior parte de seu capital na forma de ativos intangíveis tendem a apresentar uma alavancagem financeira mais elevada.
o risco para aqueles que emprestam dinheiro para uma empresa não depende da composição de seu capital entre capital próprio e capital de terceiros.
Dada as realizações de produção (3,4), (5,6), (3,3), (4,5) e (6,7) das firmas 1, 2, 3, 4 e 5 respectivamente, assinale a opção que corresponde à eficiência técnica de produção da firma 3.
0,824
1,000
0,750
0,120
0,160
A função (iii) é a única estritamente côncava e não monotônica.
A função de produção (i) apresenta rendimentos constantes de escala.
A função de produção (iv) é a única que apresenta rendimentos constantes de escala.
Nenhuma das funções acima é compatível com a hipótese do livre descarte (free disposal).
Todas as funções acima são homotéticas.
Uma empresa produz empregando apenas um fator de produção variável que apresenta rendimentos marginais decrescentes. A empresa é tomadora de preços tanto no mercado de seu único produto quanto no mercado de seu fator variável. Caso haja uma pequena variação no preço desse fator de produção, pode-se dizer que:
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto maior for sua produtividade marginal e será inversamente proporcional ao preço do produto da empresa.
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto menos inclinada for sua curva de produtividade marginal e será diretamente proporcional ao preço do produto da empresa.
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto mais inclinada for sua curva de produtividade marginal e será inversamente proporcional ao preço do produto da empresa.
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto mais inclinada for sua curva de produtividade marginal e será diretamente proporcional ao preço do produto da empresa.
A variação na demanda por esse fator de produção será tanto maior quanto menos inclinada for sua curva de produtividade marginal e será inversamente proporcional ao preço do produto da empresa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...