Lista completa de Questões de Economia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do estudo da contabilidade nacional, que diz respeito à mensuração de agregados macroeconômicos, julgue os próximos itens. Aumentos nas alíquotas de ICMS cobradas pelos estados brasileiros reduzem tanto a renda disponível como o produto nacional bruto.
Acerca do estudo da contabilidade nacional, que diz respeito à mensuração de agregados macroeconômicos, julgue os próximos itens. Os gastos com investimentos para a construção de um novo hospital público, que contribui para melhorar as condições de saúde da população, são computados, nas contas nacionais, como despesas de consumo.
Acerca do estudo da contabilidade nacional, que diz respeito à mensuração de agregados macroeconômicos, julgue os próximos itens. Os lucros auferidos pelas empresas são contabilizados na renda nacional. Porém, desses lucros, somente a parcela correspondente aos pagamentos de dividendos feitos pelas empresas é incluída no cômputo da renda pessoal disponível.
Acerca do estudo da contabilidade nacional, que diz respeito à mensuração de agregados macroeconômicos, julgue os próximos itens. O advento da TV digital, previsto no Brasil para 2006, concorre para que as variações no índice de preços ao consumidor tendam a superestimar a inflação porque pode ser visto como introdução de novos bens e como melhoria no padrão de qualidade dos produtos e, portanto, não é levado em conta ou o é, apenas parcialmente, no cômputo desse índice.
Com referência à teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os itens seguintes. A redistribuição arbitrária de renda dos agentes credores para os devedores, decorrente da inflação, que corrói o valor real das dívidas e reduz os recebimentos reais dos credores, não é logicamente implicada por todos os fenômenos inflacionários, mas depende do tipo específico em análise.
Economia - Controle de Dinheiro Por Parte do Banco Central do Brasil - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Qual das funções abaixo NÃO pode ser atribuída ao Banco Central do Brasil?
Banco dos bancos.
Banqueiro do governo.
Executor da política monetária.
Executor da política fiscal.
Gestor do Sistema Financeiro Nacional.
Economia - Crescimento x Desenvolvimento Econômico Brasileiro no Século XX - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
No final dos anos 70 do século XX, a aceleração das pressões inflacionárias resultou, em parte, do aumento dos preços públicos, da desvalorização cambial e da indexação salarial, realizados no âmbito da heterodoxia delfiniana.
São características do setor transporte: significativa sazonalidade, inestocabilidade dos serviços produzidos, dimensionamento da oferta para períodos de utilização máxima. Decorre daí que o setor apresenta:
O mercado competitivo é caracterizado pela presença de um grande número de pequenas firmas, que não têm condições de fixar preço. Supondo a condição de maximização de lucro nesse mercado, a firma terá, no curto prazo,
Assinale a alternativa correta:
a função de produção f(x1, x2) = 5*xA 0,3xB0,8, onde xA e xB são as quantidades utilizadas dos dois únicos fatores de produção (A e B), apresenta rendimentos marginais decrescentes para ambos os fatores e rendimentos constantes de escala pois trata-se de uma função Cobb- Douglas;
se a função de produção de uma firma é dada por f(xA, xB) = min{2xA,4xB}, onde xA e xB são as quantidades utilizadas dos dois únicos fatores de produção (A e B), sua função de custo total será C(q) = 0,5(0,5pA + pB)q, onde pA e pB são os preços dos fatores de A e B, respectivamente, e q a quantidade produzida;
somente quando a curva de custo marginal está abaixo da curva de custo médio há rendimentos decrescentes de escala;
uma indústria em concorrência perfeita, formada por 100 firmas, cujas curvas de custo total de curto prazo são todas iguais e dadas por CT(qi) = 5qi 2 + 10qi, onde qi é a quantidade produzida pela firma i, terá como curva de oferta de curto prazo O(P) = max {10P - 100, 0}, onde P é o preço;
no longo prazo, em uma indústria em concorrência perfeita, apenas as firmas relativamente menos produtivas realizam prejuízo, ou seja, lucro econômico nulo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...