Lista completa de Questões de Economia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A respeito do Plano Real (1994), considere:
I. Um dos elementos do ajuste fiscal introduzido pelo Plano foi a aprovação de um Fundo Social de Emergência (FSE), constituído por 15% da arrecadação tributária, sobre o qual a União estaria dispensada de cumprir as vinculações constitucionais de despesas.
II. Uma das conseqüências da adoção da denominada âncora cambial no Plano foi a mudança de sinal no saldo da balança comercial brasileira, o qual passou de deficitário a superavitário.
III. A instituição de um novo indexador denominado Unidade Real de Valor (URV), cuja paridade para com o dólar era de 1 para 1, foi um dos pilares do sucesso do plano, pois evitou a extremada dispersão dos preços relativos dos bens e serviços antes da introdução da nova moeda.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
política de reajuste salarial do Plano Cruzado, em relação aos outros planos de estabilização subseqüentes, diferencia-se pela(o):
adoção do gatilho salarial;
congelamento de salários;
adoção de reajustes semestrais;
adoção da URP como unidade de reajuste;
desindexação do salário mínimo.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Plano Real se diferencia dos demais Planos de estabilização dos anos oitenta e noventa que o antecederam por:
não ter desindexado a economia;
circunstâncias externas favoráveis;
não ter adotado o congelamento de preços e salários;
medidas ortodoxas de política monetária e cambial;
não ter adotado a tablita.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Entre as causas do fracasso do Plano Cruzado (1986), pode-se apontar:
A desindexação parcial da economia, já que só os salários foram desindexados.
A prática de políticas fiscal e monetária expansivas, que, aliada à valorização real da taxa de câmbio, acabou por inviabilizar a sustentação do tabelamento de preços, salários e câmbio.
O cenário externo extremamente desfavorável à economia brasileira, marcado pela retração da atividade econômica, do comércio e do crédito internacional, o que inviabilizou a sustentação do tabelamento da taxa de câmbio, que deveria atuar como âncora dos preços.
A baixa credibilidade do então Ministro da Fazenda e do próprio Plano junto à opinião pública inviabilizou, desde o início, o controle de preços e salários.
O desvio entre a política macroeconômica (fiscal, monetária e cambial) prevista no Plano, de caráter restritivo, a ser combinada com a desindexação da economia, e a política efetivamente praticada no período, que foi expansiva.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Plano Real diferencia-se do Plano Verão, entre outros fatores, por:
adotar a política de indexação salarial conhecida como gatilho salarial;
circunstâncias externas favoráveis;
ter reduzido drasticamente a dívida pública;
ser um plano heterodoxo baseado em controle de preços e salários;
adoção de políticas monetária e fiscal frouxas.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Considerando o comportamento do saldo em transações correntes durante a década de 90, é correto afirmar que
na média, o saldo permaneceu nulo durante o período em que o país adotou o regime de bandas cambiais
tal saldo passou a ser superavitário após a implantação do Plano Real, graças à forte entrada líquida de capitais de curto prazo.
tal saldo foi deficitário após a implantação do Plano Real; entretanto, a partir de 1999, o saldo passa a ser superavitário, apresentando uma resposta imediata à mudança do regime cambial naquele ano.
tal saldo continuou a ser superávitário após a implantação do Plano Real graças ao desempenho da balança de serviços que passou a ser favorecida pela política cambial baseada na denominada "ancoragem".
tal saldo passou a ser deficitário após a implantação do Plano Real, podendo ser considerado como um dos fatores que contribuíram para a mudança cambial no final da década.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Em relação aos programas de transferência de renda implementados no país pelo Governo Federal, NÃO é correto afirmar que:
nas regiões Norte e Nordeste, as carências não se limitam à insuficiência de renda, mas também ao acesso aos serviços essenciais, de modo que as ações das esferas de poder estadual e federal devem ser preponderantes em relação ao poder municipal;
nas periferias dos grandes centros urbanos, os governos Federal, Estadual e Municipal têm de atuar de forma integrada, com o apoio da sociedade civil;
os gigantescos níveis de desigualdade social brasileiros devem ser combatidos preponderantemente por programas de transferência de renda tais como o Fome Zero;
dados os níveis atuais de desigualdade de renda, de violência urbana e de acesso a serviços essenciais por parte de parcela significativa da população, os programas devem ser planejados com uma perspectiva de longa duração;
na implementação dos programas, devem ser priorizadas as situações mais críticas de pobreza, de desigualdade, de carências essenciais.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Crescimento econômico e preservação do meio ambiente não podem ser entendidos como princípios mutuamente excludentes. Empresas que, por suas atividades, afetam o meio ambiente, causando poluição, por exemplo, podem e devem adotar medidas mitigadoras.
Em relação a esta temática, observe as afirmativas a seguir:
I - Empresas que poluem devem adotar práticas ecologicamente corretas não apenas por exigência da sociedade, mas também por razões estratégicas empresariais.
II - Empresas que incluem preocupações ambientais em suas estratégias ficam necessariamente menos competitivas mas ganham em imagem junto ao público consumidor.
III - As regulações ambientais que obriguem as empresas a adotar ações menos degradantes são instrumentos importantes principalmente quando as empresas têm a convicção de que investimentos ambientais representam apenas custos.
IV - Investimentos ambientais são induzidos basicamente pelas pressões das regulamentações ambientais, dos consumidores finais e intermediários, dos stakeholders e dos investidores.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas;
II e IV, apenas;
I, III e IV, apenas;
I, II e III, apenas;
I, II, III e IV.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Observando-se o comportamento das finanças públicas, no Brasil, a partir de 1999, não se pode afirmar que:
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Na fase atual de globalização do espaço econômico, o estudo da economia internacional é crucial para uma inserção adequada no cenário mundial. Tendo como base as noções básicas dessa teoria, julgue os itens a seguir.
As exportações brasileiras de software e serviços de informática são registradas na balança de transações correntes do Brasil como um crédito porque decorrem de venda de serviços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...