Questões de Economia do ano 2005

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A respeito do Plano Real (1994), considere:

I. Um dos elementos do ajuste fiscal introduzido pelo Plano foi a aprovação de um Fundo Social de Emergência (FSE), constituído por 15% da arrecadação tributária, sobre o qual a União estaria dispensada de cumprir as vinculações constitucionais de despesas.

II. Uma das conseqüências da adoção da denominada âncora cambial no Plano foi a mudança de sinal no saldo da balança comercial brasileira, o qual passou de deficitário a superavitário.

III. A instituição de um novo indexador denominado Unidade Real de Valor (URV), cuja paridade para com o dólar era de 1 para 1, foi um dos pilares do sucesso do plano, pois evitou a extremada dispersão dos preços relativos dos bens e serviços antes da introdução da nova moeda.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

política de reajuste salarial do Plano Cruzado, em relação aos outros planos de estabilização subseqüentes, diferencia-se pela(o):

  • A.

    adoção do gatilho salarial;

  • B.

    congelamento de salários;

  • C.

    adoção de reajustes semestrais;

  • D.

    adoção da URP como unidade de reajuste;

  • E.

    desindexação do salário mínimo.

O Plano Real se diferencia dos demais Planos de estabilização dos anos oitenta e noventa que o antecederam por:

  • A.

    não ter desindexado a economia;

  • B.

    circunstâncias externas favoráveis;

  • C.

    não ter adotado o congelamento de preços e salários;

  • D.

    medidas ortodoxas de política monetária e cambial;

  • E.

    não ter adotado a tablita.

Entre as causas do fracasso do Plano Cruzado (1986), pode-se apontar:

  • A.

    A desindexação parcial da economia, já que só os salários foram desindexados.

  • B.

    A prática de políticas fiscal e monetária expansivas, que, aliada à valorização real da taxa de câmbio, acabou por inviabilizar a sustentação do tabelamento de preços, salários e câmbio.

  • C.

    O cenário externo extremamente desfavorável à economia brasileira, marcado pela retração da atividade econômica, do comércio e do crédito internacional, o que inviabilizou a sustentação do tabelamento da taxa de câmbio, que deveria atuar como âncora dos preços.

  • D.

    A baixa credibilidade do então Ministro da Fazenda e do próprio Plano junto à opinião pública inviabilizou, desde o início, o controle de preços e salários.

  • E.

    O desvio entre a política macroeconômica (fiscal, monetária e cambial) prevista no Plano, de caráter restritivo, a ser combinada com a desindexação da economia, e a política efetivamente praticada no período, que foi expansiva.

O Plano Real diferencia-se do Plano Verão, entre outros fatores, por:

  • A.

    adotar a política de indexação salarial conhecida como gatilho salarial;

  • B.

    circunstâncias externas favoráveis;

  • C.

    ter reduzido drasticamente a dívida pública;

  • D.

    ser um plano heterodoxo baseado em controle de preços e salários;

  • E.

    adoção de políticas monetária e fiscal frouxas.

Considerando o comportamento do saldo em transações correntes durante a década de 90, é correto afirmar que

  • a.

    na média, o saldo permaneceu nulo durante o período em que o país adotou o regime de bandas cambiais

  • b.

    tal saldo passou a ser superavitário após a implantação do Plano Real, graças à forte entrada líquida de capitais de curto prazo.

  • c.

    tal saldo foi deficitário após a implantação do Plano Real; entretanto, a partir de 1999, o saldo passa a ser superavitário, apresentando uma resposta imediata à mudança do regime cambial naquele ano.

  • d.

    tal saldo continuou a ser superávitário após a implantação do Plano Real graças ao desempenho da balança de serviços que passou a ser favorecida pela política cambial baseada na denominada "ancoragem".

  • e.

    tal saldo passou a ser deficitário após a implantação do Plano Real, podendo ser considerado como um dos fatores que contribuíram para a mudança cambial no final da década.

Em relação aos programas de transferência de renda implementados no país pelo Governo Federal, NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    nas regiões Norte e Nordeste, as carências não se limitam à insuficiência de renda, mas também ao acesso aos serviços essenciais, de modo que as ações das esferas de poder estadual e federal devem ser preponderantes em relação ao poder municipal;

  • B.

    nas periferias dos grandes centros urbanos, os governos Federal, Estadual e Municipal têm de atuar de forma integrada, com o apoio da sociedade civil;

  • C.

    os gigantescos níveis de desigualdade social brasileiros devem ser combatidos preponderantemente por programas de transferência de renda tais como o Fome Zero;

  • D.

    dados os níveis atuais de desigualdade de renda, de violência urbana e de acesso a serviços essenciais por parte de parcela significativa da população, os programas devem ser planejados com uma perspectiva de longa duração;

  • E.

    na implementação dos programas, devem ser priorizadas as situações mais críticas de pobreza, de desigualdade, de carências essenciais.

Crescimento econômico e preservação do meio ambiente não podem ser entendidos como princípios mutuamente excludentes. Empresas que, por suas atividades, afetam o meio ambiente, causando poluição, por exemplo, podem e devem adotar medidas mitigadoras.

Em relação a esta temática, observe as afirmativas a seguir:

I - Empresas que poluem devem adotar práticas ecologicamente corretas não apenas por exigência da sociedade, mas também por razões estratégicas empresariais.

 II - Empresas que incluem preocupações ambientais em suas estratégias ficam necessariamente menos competitivas mas ganham em imagem junto ao público consumidor.

III - As regulações ambientais que obriguem as empresas a adotar ações menos degradantes são instrumentos importantes principalmente quando as empresas têm a convicção de que investimentos ambientais representam apenas custos.

 IV - Investimentos ambientais são induzidos basicamente pelas pressões das regulamentações ambientais, dos consumidores finais e intermediários, dos stakeholders e dos investidores.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    II e IV, apenas;

  • C.

    I, III e IV, apenas;

  • D.

    I, II e III, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Observando-se o comportamento das finanças públicas, no Brasil, a partir de 1999, não se pode afirmar que:

  • A. houve profunda reversão do desempenho fiscal do governo, que passou a apresentar, a partir de então, superávits primários expressivos.
  • B. o ajuste fiscal foi fortemente concentrado na elevação das receitas de impostos não-cumulativos.
  • C. a existência de superávits primários seria necessária para permitir a absorção de choques na economia, liberar a taxa de juros para ser usada para fins de política monetária e permitir a redução da dívida pública ao longo do tempo.
  • D. houve a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, com a imposição de limites de gastos com pessoal para os três níveis de governo.
  • E. o fator previdenciário, implementado em novembro de 1999, visou adequar o benefício ao tempo médio de recebimento do benefício (expectativa de sobrevida), à idade e ao tempo de contribuição.

Na fase atual de globalização do espaço econômico, o estudo da economia internacional é crucial para uma inserção adequada no cenário mundial. Tendo como base as noções básicas dessa teoria, julgue os itens a seguir.

As exportações brasileiras de software e serviços de informática são registradas na balança de transações correntes do Brasil como um crédito porque decorrem de venda de serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado
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