Lista completa de Questões de Economia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma análise da economia brasileira e do orçamento público ajudam a compreender os fenômenos econômicos que caracterizaram o país. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O período anterior a 1980 é caracterizado pela ausência de competição externa, presença ativa do Estado e participação do capital estrangeiro.
Economia - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre risco e retorno de carteira de ativos, pode-se afirmar:
O risco sistemático afeta, no máximo, pequeno número de ativos.
Os investidores diversificados estão apenas interessados no risco sistemático.
Prêmio de risco é a metade da taxa de risco esperado da carteira de mercado.
Custo de capital é a máxima taxa de retorno exigida para um novo investimento.
O risco total de um investimento é medido pela média aritmética de suas taxas de retornos.
A região de Amargosa, servindo de ponto de troca com o sertão, alcançou a elevação de Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho das Amargosas, em 1878, durante o Império, à categoria de cidade de Amargosa, em 1891, já na República. A economia responsável pelo desenvolvimento da região estava ligada à produção de
açúcar.
fumo e café.
cacau.
ouro.
borracha.
ECONOMIA: Produção Agropecuária - A pecuária extensiva é a marca do médio e grande produtor, sendo que a pecuária de leite intensiva, inserida no contexto dos anos 1970, tinha se mostrado como alternativa, tem passado por grandes dificuldades devido ao custo dos insumos. Atualmente, a maioria da população ativa em Amargosa está inserida no setor primário, produzindo na agricultura as culturas de subsistência e tendo a mandioca como a mais importante, com ênfase para banana, milho, feijão, fumo e amendoim, que são o sustentáculo da pequena produção. No cacau, café e cana encontra-se a alternativa da pequena e da média produção. Fonte:
http://www.amargosa.ba.gov.br/infra.htm
Segundo o texto, a respeito da produção agropecuária de Amargosa hoje, é INCORRETO afirmar que
o alto custo dos insumos dificulta a pecuária intensiva do leite.
são produzidos na região, principalmente, nove produtos agrícolas.
a produção agrícola destina-se ao autosustento da população.
a mandioca se destaca, entre as principais culturas da região.
a população economicamente ativa se insere no setor de serviços.
"Reduto da História nacional, foi em Porto Seguro, na Bahia, que a nau portuguesa de Pedro Álvares Cabral aportou pela primeira vez. [...] Ainda hoje, do vasto litoral ao interior, a Bahia preserva viva a memória do Brasil Colônia, encravada nas ruas de paralelepípedo, nos monumentos erguidos louvor a santos portugueses, a grandes nomes da cultura e às batalhas históricas à época do descobrimento e da colonização, nas construções seculares [...]".
"Terra dos orixás, patuás e babalorixás. Terra do culto a Todos os Santos. A Bahia é também a terra de todos os ritos e mitos. As diversas expressões folclóricas sustentam a riqueza do imaginário popular."
Fonte: http://www.bahia.com.br/viver
Nenhum dos textos faz referência a
aspectos históricos e culturais.
características arquitetônicas.
problemas socioeconômicos.
elementos folclóricos.
conceitos religiosos.
A respeito das Curvas de Engel, é CORRETO afirmar que:
relacionam quantidade consumida com o nível de preço
a curva de Engel com inclinação descendente aplica-se a todos os bens normais.
a curva de Engel com inclinação ascendente aplica-se a todos os bens inferiores.
as curvas de renda-consumo podem ser utilizadas na construção de curvas de Engel.
as curvas de Engel não servem para mostrar como as despesas dos consumidores variam entre grupos de renda.
Entre os fatores estruturais e cíclicos que contribuíram para a reintegração dos países ditos emergentes aos fluxos de capitais dos anos 90, é INCORRETO citar:
a liberalização dos mercados em países desenvolvidos - e posteriormente nos emergentes - pela remoção dos controles sobre o movimento dos capitais.
o aumento das taxas nominal e real de juros nos países desenvolvidos.
a reorientação da política econômica dos países emergentes de longo prazo, na direção de sua liberalização e, de curto prazo, pela manutenção de elevados rendimentos, principalmente pelos altos patamares de juros.
a maior importância dos investidores institucionais que diversificaram suas aplicações, adquirindo ativos financeiros nos mercados emergentes com o objetivo de aumentar a rentabilidade de suas carteiras.
o processo de fusões e aquisições, incluindo as privatizações, nas economias emergentes.
Sobre a estratégia de desenvolvimento equilibrado, elaborada por Rosenstein-Rodan, assinale a alternativa CORRETA.
Consiste na realização de um conjunto de investimentos numa gama variada de indústrias, promovendo-se um grande impulso na economia (big push).
Baseia-se no princípio de que o processo de crescimento pode ser visto como se desenvolvendo num intervalo de tempo relativamente breve de duas ou três décadas, durante as quais a economia se transforma de tal maneira que o crescimento econômico se torna, subseqüentemente, mais ou menos automático.
Representa o resultado final de uma série de desequilíbrios ou de avanços desiguais dos diferentes setores.
Resulta do processo de crescimento econômico que distribui diretamente a renda entre os proprietários dos fatores de produção.
Chama a atenção para as decisões de investimento da empresa motriz, que, com sua capacidade inovadora e liderança, exerce um efeito impulsionador sobre as demais empresas.
Acerca dos Fundos Constitucionais de Financiamento, criados pela Lei n.7.827, de 27 de setembro de 1989, que regulamentou o Artigo 159, Inciso I, alínea "c", da Constituição Federal, de 1988, assinale a alternativa CORRETA.
Têm por objetivo promover as exportações das regiões menos desenvolvidas.
Estão sob a administração da Adene-Agência de Desenvolvimento do Nordeste.
Têm por objetivo integrar e desenvolver as regiões brasileiras, por meio do financiamento de atividades produtivas, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Constituem um mecanismo de incentivo fiscal, atuando como meio de criar vantagens comparativas para as regiões menos desenvolvidas
Servem de importante mecanismo para o financiamento da infra-estrutura nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O crédito rural pode ter as seguintes finalidades: crédito de custeio, investimento e comercialização. O crédito de custeio destina-se:
a converter em espécie os títulos oriundos de sua venda ou entrega, pelos produtores ou suas cooperativas.
a cobrir despesas normais dos ciclos produtivos.
a aplicar em bens ou serviços, cujo desfrute se estende por vários períodos de produção.
a converter em espécie os títulos oriundos de sua venda ou entrega, pelos produtores ou suas cooperativas, e a cobrir despesas normais dos ciclos produtivos.
a cobrir prejuízos ocorridos durante a comercialização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...