Lista completa de Questões de Economia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a classificação de J. Marchal, a estrutura de mercado denominada de concorrência perfeita apresenta as seguintes características:
número muito grande de concorrentes; produto padronizado; impossibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; inexistência de tipos de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
número muito grande de concorrentes; inexistência de produtos substitutos ou próximos, impossibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; inexistência de tipos de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
número pequeno de concorrentes; produto padronizado; possibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; inexistência de tipos de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
número muito grande de concorrentes; produto padronizado; impossibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; existência de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
número pequeno de concorrentes; produto padronizado, impossibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; inexistência de tipos de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
Considerando a teoria econômica com relação à oferta da firma, indique a afirmativa verdadeira:
nada se pode afirmar acerca da oferta da empresa no curto prazo, uma vez que nem todos os fatores de produção estarão sendo utilizados de uma forma ótima;
a curva de oferta de curto prazo de uma empresa competitiva será uma reta horizontal ao nível do preço de mercado;
a curva de oferta competitiva de uma empresa no curto prazo será composta pelo ramo ascendente da sua curva de custo marginal de curto prazo, para o nível de preços de mercado que for superior ao custo variável médio da empresa;
a curva de oferta de longo prazo de uma empresa que apresente retornos constantes de escala em toda a escala relevante de produção será uma linha positivamente inclinada;
normalmente, a curva de oferta de longo prazo de uma empresa competitiva será menos elástica do que a curva de oferta de curto prazo desta mesma empresa.
Com respeito aos preços, é correto afirmar que:
em um mercado perfeitamente competitivo, o markup é sempre maior que zero no longo prazo;
no equilíbrio de longo prazo de uma indústria perfeitamente competitiva, a curva de oferta da indústria será aproximadamente plana a um preço igual ao mínimo do custo médio de longo prazo;
em um mercado competitivo, é a renda econômica que determina o preço da empresa e não o contrário;
não pode ser estabelecida uma relação entre o markup e a elasticidade-preço da demanda;
como o monopolista sempre opera na região elástica de sua curva de demanda, segue-se que seu markup é sempre maior que zero e menor do que 1.
Dada a análise econômica dos mercados, indique a afirmativa verdadeira:
uma hipótese essencial do modelo de concorrência perfeita é a diferenciação de produtos;
no modelo de competição monopolística, há barreiras à entrada no longo prazo;
no modelo de competição monopolística, as empresas obtêm lucros extraordinários no longo prazo, apesar das barreiras à entrada;
no modelo de competição monopolística, o ajuste no longo prazo se dá pela entrada de novas empresas, o que reduz a demanda individual de cada empresa;
no modelo de competição monopolística, as empresas do setor produzem o nível de produto que corresponde ao mínimo do custo médio de longo prazo.
Economia - Estruturas de Mercado - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Cada estrutura de mercado no mundo econômico apresenta características bem definidas a partir do número dos que exercem as atividades de oferta e de procura. Sobre a estrutura de mercado monopolista, é correto afirmar que
no mercado monopolista, ocorre uma concorrência duplamente imperfeita.
no mercado monopolista, ocorre um grande número de vendedores e apenas um comprador.
trata-se de um mercado de concorrência perfeita caracterizado pelo grande número de participantes, nos dois lados considerados.
não há alternativas possíveis para os compradores, estes ou comprarão do único produtor existente ou deixarão de consumir o produto.
devido ao pequeno número de empresas dominantes, o controle sobre os preços favorece a ocorrência de práticas conspirativas, conluios e acordos que prejudicam o consumidor.
Em relação a padrões de concorrência e preço de mercado, é correto afirmar que:
em oligopólios, os preços sempre são dados pelo mercado.
em concorrência perfeita, as empresas têm capacidade de afetar o preço de mercado.
é impossível prever a demanda em concorrência perfeita e, por isso, as empresas escolhem o preço de venda.
um monopolista é restrito em suas escolhas pelo comportamento da demanda.
não existe padrão de concorrência imperfeita no qual as empresas concorram via preço.
Com o intuito de captar o excedente do consumidor, algumas empresas praticam a discriminação de preços. Nesse sentido, na discriminação de preços de segundo grau:
a empresa cobra preços diferentes por unidade para quantidades diferentes da mesma mercadoria ou do mesmo serviço
a empresa divide os consumidores em dois ou mais grupos, com curvas de demanda separadas, de modo que possa cobrar preços diferentes para cada grupo.
a empresa cobra de cada consumidor seu preço de reserva
a empresa cobra de cada consumidor o preço máximo que ele está disposto a pagar por unidade adquirida.
a empresa cobra preços iguais para quantidades diferentes da mesma mercadoria ou do mesmo serviço
Uma empresa que atua em um mercado de concorrência perfeita maximiza o lucro no curto prazo quando:
o preço é igual à receita marginal
o custo marginal é igual à receita marginal.
o custo variável médio é igual ao preço.
o custo marginal é igual ao custo variável médio.
o custo marginal é igual ao custo fixo médio.
As expressões que preenchem corretamente as lacunas da afirmação:
''Podemos afirmar que em concorrência perfeita, existindo custos fixos, a curva de oferta da empresa competitiva é a parte da curva de custo__________ que está localizada acima da curva de ________'', são, respectivamente
marginal custo total médio.
marginal custo variável médio.
total médio demanda.
total médio custo variável médio.
marginal custo fixo médio.
Suponha que um monopolista se defronta com uma curva de demanda q=80-p, onde "p" é o preço do bem e "q" a quantidade do bem. Sua função custo total é c=10q. Pode-se afirmar que o preço que maximiza o lucro do monopolista é
10.
35.
45.
80.
30.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...