Lista completa de Questões de Economia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
O desenvolvimento econômico define-se pela existência de crescimento econômico contínuo, em ritmo superior ao crescimento demográfico, envolvendo mudanças de estruturas e melhoria dos indicadores sociais. Com o desenvolvimento, NÃO se pode afirmar que:
a economia adquire maior estabilidade e diversificação.
o setor de mercado interno aumenta simultaneamente sua participação na economia, passando a ser o elemento dinâmico do sistema.
o progresso tecnológico e a formação bruta de capital tornam-se gradativamente fatores endógenos.
as estruturas econômicas tornam-se inadequadas à adoção de inovações tecnológicas e ao crescimento econômico sistemático.
as exportações de produtos manufatureiros se diversificam e o comércio exterior se amplia.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Para tentar medir o papel dos choques tecnológicos nos ciclos econômicos, muitos economistas utilizam o resíduo de Solow. Sobre o resíduo de Solow, analise as seguintes afirmativas:
I) Mede a variação percentual do produto menos a variação percentual dos insumos, ponderando os insumos por sua participação no produto.
II) É considerado, por vários autores, uma medida de progresso tecnológico.
III) O entesouramento de mão-de-obra, entendido como a manutenção de empregados durante a recessão, de forma a mantê-los para quando forem necessários na retomada, faz com que o resíduo de Solow seja mais cíclico do que a tecnologia disponível.
IV) Nas recessões, os empregados acabam desempenhando uma série de atividades, como limpar fábricas e organizar estoques, que a medição-padrão não consegue aferir. Também isso torna o resíduo de Solow mais cíclico que a tecnologia.
As afirmativas corretas são somente:
I e II;
I, II e IV;
III e IV;
I, II , III e IV.
nenhuma.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A análise do crescimento econômico e de seus determinantes é um tópico importante da macroeconomia. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
De acordo com o modelo de crescimento de Solow, políticas de incentivos fiscais para a poupança, tais como os Fundos de Aposentadoria Programada Individual (FAPI), que permitem reduzir a base tributária, se justificam porque, ao elevar a taxa de poupança da economia, essas políticas aumentam a taxa de crescimento da economia, no estado estacionário.
A desaceleração do crescimento da produtividade observada após 1973 explica-se, em parte, pelos aumentos da taxa de criminalidade, dos preços das matérias-primas e do preço da energia.
Na teoria do crescimento endógeno, o investimento em capital humano, embora contribua para aumentar a eficiência da mãode- obra, no longo prazo, não altera as taxas de crescimento da economia.
Se o governo reduzir o prazo de vigência das patentes industriais, a maior concorrência, resultante dessa decisão, estimulará o surgimento de novas empresas, expandindo, assim, o potencial de crescimento do país.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito do processo de desenvolvimento econômico, assinale a opção correta.
Nos países mais pobres, a presença de uma economia informal em franco desenvolvimento faz que o PIB per capita sobreestime os níveis de consumo per capita desses países.
Embora a estratégia de desenvolvimento baseada na substituição de importações procure diversificar a estrutura produtiva, essa estratégia não explora as economias de escala, que prevalecem nos setores abrigados da competição externa.
O governo, no seu papel de indutor do desenvolvimento, deve tomar a iniciativa e participar ativamente da implementação de políticas que viabilizem transferências de recursos do setor agrícola para o setor industrial, para garantir a geração do excedente que financiará o crescimento da indústria.
Políticas governamentais que estimulam a poupança e o investimento facilitam o livre comércio e garantem os direitos de propriedade, ao expandirem o produto potencial, contribuem para o crescimento econômico de longo prazo.
Nos países em desenvolvimento, a concessão de incentivos fiscais ao investimento reduz o emprego porque a elasticidade de substituição entre o capital e o trabalho, nesses países, é muito alta.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Em 1999, o regime cambial brasileiro que vinha desde o início do Plano Real foi alterado. O novo regime implementado foi:
mini-desvalorizações cambiais.
câmbio fixo.
dolarização.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as teses da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) para explicar o atraso da América Latina em relação aos centros desenvolvidos.
A ausência de desenvolvimento decorria da especialização da periferia na produção de bens primários que, no lugar de absorver o diferencial de renda no mercado mundial, estaria transferindo renda em direção aos países desenvolvidos.
A ausência de desenvolvimento decorria da estrutura agrária fortemente concentrada no binômio latifúndio/minifúndio.
A ausência de desenvolvimento decorria da produção restrita a produtos primários cuja demanda no mercado mundial tendia a ser pouco dinâmica, submetendo a periferia à deterioração dos termos de troca.
A ausência de desenvolvimento decorria da existência, nos países desenvolvidos, de mercados oligopolizados e sindicalismo organizado que permitia a estabilidade dos preços dos produtos manufaturados por eles, enquanto existia uma pressão baixista sobre os preços dos produtos primários da periferia.
A ausência de desenvolvimento decorria das sanções impostas a esses países pelo "imperialismo" dos países desenvolvidos, os quais proibiam toda e qualquer iniciativa industrializante na "periferia".
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Em relação ao Consenso de Washington, é INCORRETO afirmar que:
com o Plano Cruzado, o Brasil foi o primeiro país a adotar suas diretrizes;
recomendava tanto políticas macroeconômicas de estabilização quanto reformas estruturais liberalizantes;
a Reforma do Estado ocorrida no governo de FHC se coadunava com suas diretrizes;
as privatizações ocorridas nos governos Collor e FHC se coadunavam com suas diretrizes;
consiste em um conjunto de políticas e normas a serem observadas pelos países em desenvolvimento para obtenção de apoio dos governos dos países centrais e dos organismos multilaterais.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Com relação ao agronegócio brasileiro, a partir de 1990, é correto afirmar:
No período de 1990 a 2002, o PIB agropecuário cresceu menos que o PIB total.
No período 1997 a 2002, o agronegócio foi o setor que menos contribuiu para a formação do saldo da balança comercial do país
O protecionismo imposto pelos países desenvolvidos reduz as margens de ganhos dos produtores e exportadores dos países em desenvolvimento e força a cadeia produtiva a operar com maior produtividade
Para o agronegócio brasileiro, a década de 1990 foi marcada pela limitação dos gastos governamentais e menor exposição da agricultura brasileira ao comércio internacional.
A produção nacional de grãos tem crescido a taxas médias elevadas, sendo responsável por isso a expansão da área cultivada
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Em relação ao comportamento das exportações brasileiras na década de 1990, é correto afirmar:
A participação das pequenas e médias empresas foi muito significativa para a determinação do desempenho exportador da economia brasileira na década de 1990.
Durante a década de 90, observou-se um ganho contínuo de participação das empresas nacionais na pauta de exportações brasileiras
Na década de 90, a concentração das exportações brasileiras em commodities minerais, agrícolas e industrializadas fez com que o resultado do balanço comercial ficasse condicionado pelo desempenho da economia e do comércio dos países em desenvolvimento.
A pequena participação de produtos com elevada intensidade tecnológica constituiu uma restrição estrutural da pauta de exportações brasileiras na década de 1990
Na década de 1990, observou-se um ganho contínuo de participação das empresas nacionais que exportam produtos com elevada intensidade tecnológica.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), no período 1974-1979, representou, de acordo com seus gestores, a tentativa do governo Geisel de complementar o processo de substituição de importações no País e elevar sua capacidade de exportação. Em relação ao período anterior, conhecido como Milagre Econômico (1968-1973), quais foram as principais mudanças no perfil de investimento?
Foco nos setores de bens de capital e bens intermediários, com menor participação do setor de bens duráveis de consumo.
Redução da participação estatal na composição do perfil da dívida externa brasileira no período.
Aumento da participação dos investimentos privados nos setores de infra-estrutura básica.
Aumento da parcela de títulos de dívida externa com taxas de juros pré-fixadas.
Elevação significativa das exportações a partir de 1976, sobretudo das empresas produtoras de bens de consumo durável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...