Lista completa de Questões de Economia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a afirmação abaixo, assinale a única alternativa correta:
Um país apresenta, com certeza, um déficit em seu Balanço de pagamentos nas situações em que:
o valor das importações supera o valor das exportações.
as transações correntes apresentam saldo deficitário e a entrada líqüida de capitais autônomos é superavitária.
a Balança Comercial é superavitária e a entrada líqüida de capitais autônomos é deficitária.
o saldo de transações correntes e a saída de capitais autônomos são deficitários.
Nas afirmações abaixo, assinale a única alternativa correta. Considerando os fatores determinantes do comportamento das importações agregadas, podemos afirmar que:
uma elevação da taxa cambial representa menor despesa aos importadores, pois pagarão menos reais pelos mesmos produtos.
se os produtos importados tiverem seus preços no exterior elevados em dólar, teremos uma retração nas importações brasileiras.
as exportações são mais afetadas pelas variações na renda mundial e as importações estão mais relacionadas ao crescimento do PIB.
a imposição de barreiras quantitativas inibe a compra de produtos importados e a imposição de barreiras qualitativas não afeta o volume das importações.
Num determinado ano, uma economia registrou, em suas transações com o exterior, os seguintes dados:
Considerando que não há registro de Erros e Omissões, pode-se afirmar que o Saldo do Balanço de Pagamentos equivale a:
Os lucros remetidos pelas empresas estrangeiras no país e os lucros reinvestidos por empresas estrangeiras instalados no país são registrados, respectivamente, a débito e a crédito na seguinte subconta do Balanço de Pagamentos:
O Modelo Mundell-Fleming tenta avaliar o impacto da política econômica em diferentes economias que apresentam diferentes regimes cambiais.
A respeito de alguns de seus resultados, analise as seguintes afirmativas:
I) A expansão fiscal em uma pequena economia aberta com regime cambial de taxas flutuantes é inócua em termos de alteração do produto.
II) A expansão monetária em uma pequena economia aberta com regime cambial de taxas fixas é inócua em termos de alteração na balança comercial.
III) A contração monetária numa grande economia aberta com regime cambial de taxas flutuantes aumenta a taxa de juros e reduz parcialmente o investimento.
IV) A política comercial de restrição às importações numa pequena economia aberta com regime cambial de taxa fixa é inócua em termos de alteração do produto.
As afirmativas corretas são somente:
I e II;
I e III;
I, II e III;
I, II, III e IV;
nenhuma
Numa pequena economia aberta, com taxas de câmbio fixas, uma tarifa às importações aumenta as exportações líquidas porque:
diminui a renda e, em conseqüência, a poupança, o que resulta num aumento de exportações líquidas;
desloca a curva IS para a esquerda, o que leva ao aumento na oferta da moeda para manter a taxa de câmbio fixa, trazendo como conseqüência um aumento da taxa de juros, o que provoca redução da poupança, aumento do investimento e das exportações líquidas;
induz uma redução da oferta monetária por seu efeito sobre a curva LM, aumentando a taxa de juros, a poupança e, conseqüentemente, leva a um aumento das exportações líquidas;
desloca a preferência dos consumidores pelo efeito preço, induzindo uma substituição de importações que atua sobre a escala da indústria, de modo a aumentar as exportações líquidas, já que as importações foram contraídas pela tarifa;
desloca a curva IS para a direita, o que leva ao aumento da oferta de moeda para manter a taxa de câmbio constante, trazendo como conseqüência um aumento da renda, que causa um aumento de poupança, resultando num aumento das exportações líquidas.
Em uma economia com câmbio fixo e livre mobilidade de capital, a implementação de uma política monetária expansionista produz inicialmente um(a):
superavit no balanço de pagamentos.
superavit na balança comercial.
deficit no balanço de pagamentos.
forte entrada de capitais.
elevação da taxa de juros doméstica.
No Brasil, o saldo das transações correntes nas últimas décadas foi negativo. Dependendo do regime de taxa de câmbio, o ajustamento das contas externas dá-se de determinada forma. Qual o regime atual adotado pelo governo para tal ajustamento?
Um regime de taxas de câmbio flutuantes, em que o déficit em transações correntes pressiona a demanda por moeda estrangeira, forçando a desvalorização da moeda nacional, permitindo reequilibrar a conta
Um regime de taxas de câmbio flutuantes, em que o déficit em transações correntes pressiona a demanda por moeda estrangeira, forçando a valorização da moeda nacional, permitindo reequilibrar a conta
Um regime de taxa de câmbio fixo, em que um déficit em transações correntes leva à expansão monetária.
Um regime de taxa de câmbio fixo, em que um superávit em transações correntes leva à contração monetária
Um regime de taxa de câmbio fixo, em que o preço da moeda nacional em termos de moeda estrangeira é dado pelo equilíbrio do mercado obtido pela compra e venda de divisas pelo Banco Central
O nível de exportações e de importações de determinado país depende basicamente das condições de competitividade dos produtos, isto é, do preço relativo entre o produto nacional e o estrangeiro. Assim, quando a taxa de câmbio for R$ 0,90 = US$ 1,00 e não existirem tarifas de importação entre o Brasil e os Estados Unidos, é correto afirmar:
O produto brasileiro custará menos em moeda americana.
O produto americano custará mais em moeda brasileira.
Os produtores brasileiros exportarão mais.
Menor será o poder de competitividade do produto nacional; logo, pior será o saldo em transações correntes.
Maior será o poder de competitividade do produto nacional; logo, menor será o saldo em transações correntes.
O balanço de pagamentos de um país é um resumo contábil das transações econômicas que esse país faz com o resto do mundo, durante certo período de tempo. Na contabilização desses registros, adota-se o método das partidas dobradas. Sobre o tema, numere a subconta da coluna da direita de acordo com sua conta na coluna da esquerda.
1. Balança de Transações Correntes ( ) Balança Comercial
2. Balança Movimento de Capitais ( ) Balança de Serviços
3. Transações Compensatórias ( ) Amortizações
( ) Operações de Regularização
( ) Empréstimos e financiamentos de longo e médio prazo
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 - 2 - 2 - 3 - 1.
3 - 2 - 3 - 1 - 2.
3 - 1 - 2 - 1 - 2.
1 - 1 - 2 - 3 - 2.
2 - 3 - 1 - 3 - 2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...