Lista completa de Questões de Economia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Baseando-se nas teorias disponíveis sobre o comércio internacional, assinale a opção correta.
Além das diferenças nos custos de produção, as diferenças climáticas existentes entre os países são usualmente citadas como a base principal para o comércio internacional.
Um excesso de demanda por determinado bem, ao preço internacional, indica que o país possui vantagens comparativas na produção dessa mercadoria.
De acordo com a teoria de Heckscher-Ohlin, os países tendem a exportar bens que utilizam intensivamente os fatores nos quais há abundância.
A análise do comércio internacional baseada nas economias de escala exclui a existência de dumping.
Quando se deseja restringir as importações de petróleo, é preferível fazê-lo por meio de quota porque a imposição de tarifa, contrariamente à quota, conduz a um aumento no preço do petróleo.
A globalização do espaço econômico e o surgimento de blocos econômicos tornam importante o entendimento das instituições que regem as relações econômicas entre países. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O MERCOSUL constitui uma união econômica, pois, além de adotar uma tarifa externa comum, permite a livre circulação de bens e serviços, no comércio intrarregional.
O North American Free Trade Agreement (NAFTA), além de estabelecer uma zona de livre comércio e promover a competição dentro dessa área, impõe uma política comercial externa comum para os países membros.
A Associação de Livre Comércio das Américas (ALCA) prevê, inicialmente, a eliminação imediata de todas as tarifas e barreiras comerciais e, por essa razão, tem encontrado resistências substanciais nas populações dos países-membros.
As zonas de livre comércio incluem a livre circulação de bens e serviços, assim como o estabelecimento de uma tarifa comum para os países não-membros.
O objetivo da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é acelerar o crescimento econômico, o progresso social e o desenvolvimento cultural dos países-membros.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Na situação descrita no texto, o índice de risco-país da Argentina deveria ter atraído investimentos estrangeiros para este país.
No que se refere à avaliação econômica de projetos, julgue os itens que se seguem.
Dois projetos com idênticos fluxos de caixa podem ter diferentes valores presentes.
No que se refere à avaliação econômica de projetos, julgue os itens que se seguem.
A execução de um projeto em que a taxa interna de retorno é maior que a taxa de juros da economia é inviável.
No que se refere à avaliação econômica de projetos, julgue os itens que se seguem.
Dois projetos com taxas de retorno proporcionais não possuem taxas de retorno equivalentes.
A pobreza no Brasil está ligada a diversos fatores. Um deles é aquele que impede o acesso de grandes camadas da população a atividades econômicas mais lucrativas. Trata-se, nesse caso específico, do fator:
disparidades econômicas regionais.
baixo nível de educação.
atividades econômicas e subsistência.
baixo rendimento da população.
grande espaço territorial.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Em relação às políticas de proteção social aplicadas na década dos noventa, é correto afirmar que:
ao longo da década, pesquisadores e policy-makers chegaram ao consenso de que a superação da pobreza e da desigualdade seria possível a partir da aceleração do crescimento econômico;
a despeito de não serem fenômenos interligados, a pobreza e a desigualdade devem ser tratadas como se fossem um único problema;
havia um consenso longamente estabelecido de que as políticas sociais de combate à pobreza deveriam se concentrar em grupos étnicos menos favorecidos, como ameríndios e afrodescendentes;
a sociedade brasileira dispõe de recursos suficientes para assegurar que toda a população que se encontra abaixo da "linha de pobreza" seja retirada dessa situação;
houve um consenso ao longo da década de que a política de combate à desigualdade mais eficaz é aquela voltada para as mulheres.
Com relação ao índice de Gini, é correto afirmar:
Não é possível utilizá-lo para medir o grau de desigualdade de posse da terra em uma região.
As distribuições perfeitamente simétricas não podem apresentar diferentes graus de desigualdades
O índice de Gini não é um número adimensional.
O índice de Gini para o Brasil no período de 1977 a 1999 situou-se entre 0,58 e 0,64.
Quanto maior a área de concentração, melhor é a distribuição de renda.
O Brasil, nas últimas décadas, confirma, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:
1. No período 1977 a 1999, os indivíduos que correspondem à parcela dos 10% mais ricos se apropriaram de uma renda média que oscila entre 22 e 31 vezes acima do valor da renda obtida pelos 40% mais pobres da população brasileira.
2. No período 1977 a 1999, o 1% mais rico da sociedade brasileira concentrou uma parcela da renda superior à apropriada por todos os 50% mais pobres.
3. Os 50% mais pobres da população brasileira detiveram, ao longo do período 1977 a 1999, entre 10,5% a 13% da renda das famílias brasileiras.
4. O extraordinário grau de desigualdade de renda brasileiro encontra-se no núcleo da explicação do porquê o grau de pobreza no Brasil é significativamente mais elevado do que em outros países com renda per capita similar.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...