Lista completa de Questões de Economia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Consumo, poupança e investimento são variáveis macroeconômicas básicas para a determinação da renda e do produto de equilíbrio. Em relação a essas variáveis, julgue os itens subseqüentes.
O fato de que muitos aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) utilizam parte de sua poupança para financiar seus níveis de consumo colide com a hipótese do ciclo de vida, que explica o comportamento da poupança ao longo da vida dos indivíduos.
As questões de crescimentos e de desenvolvimentos são tópicos importantes do debate econômico. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O trabalho infantil, por reduzir as oportunidades educacionais, restringe a formação de capital humano e compromete o crescimento de longo prazo da economia.
As questões de crescimentos e de desenvolvimentos são tópicos importantes do debate econômico. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O desenvolvimento de instituições financeiras sólidas, capazes de conciliar as decisões de poupança e investimentos, constitui um dos requisitos para o desenvolvimento econômico.
O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
No amplo debate acerca das causas da inflação, a visão heterodoxa enfatizava o papel desempenhado pelo conflito distributivo, em que cada grupo social tentava maximizar sua parcela na renda nacional, parcelas essas que, somadas, eram superiores à renda agregada da economia.
O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Nos anos 70 do século XX, o orçamento geral da União (OGU) concentrava a grande maioria dos gastos públicos, incluindo-se aí as contas das empresas estatais e a conta da dívida pública.
Nos contratos de opções, o lançador e o titular de uma opção de compra (call) têm os seguintes direitos e obrigações:
O lançador tem o direito de receber o prêmio pela venda da opção e a obrigação de vender o ativo objeto ao titular da opção, enquanto o titular tem o direito de comprar o ativo objeto e a obrigação de pagar o prêmio ao lançador do ativo objeto.
O lançador tem o direito de pagar o prêmio pela compra da opção e a obrigação de comprar o ativo objeto do titular da opção, enquanto o titular tem o direito de vender o ativo objeto e a obrigação de receber o prêmio do lançador do ativo objeto.
O titular tem o direito de receber o prêmio pela venda da opção e a obrigação de vender o ativo objeto ao titular da opção, enquanto o lançador tem o direito de comprar o ativo objeto e a obrigação de pagar o prêmio ao lançador do ativo objeto.
O titular tem o direito de pagar o prêmio pela compra da opção e a obrigação de comprar o ativo objeto do titular da opção, enquanto o lançador tem o direito de vender o ativo objeto e a obrigação de receber o prêmio do comprador do ativo objeto.
O lançador tem o direito de receber o valor do título ou ação pela venda da opção e a obrigação de vender o ativo objeto ao titular da opção, enquanto o titular tem o direito de comprar o ativo objeto e a obrigação de pagar ao lançador, no ato da compra, o valor integral do ativo objeto.
Segundo Weber, na localização industrial atuam os fatores aglomerativo e desaglomerativo que são capazes de explicar a concentração e a dispersão da indústria em certa região. Estes fatores atuam da seguinte forma:
O fator aglomerativo atua de forma a facilitar as transações entre as empresas do mesmo ramo, enquanto o fator desaglomerativo facilita a competitividade em novos mercados.
O fator aglomerativo forma uma rede de troca competitiva entre empresas que dificulta o crescimento isolado da empresa, já no fator desaglomerativo o custo de operação da empresa é maior, mas confere maior autonomia administrativa.
O fator aglomerativo atua na redução de custo que uma empresa de certa indústria consegue ao se localizar junto a outras empresas, já o fator desaglomerativo representa a economia de custo obtida pelo distanciamento em relação às empresas já estabelecidas.
O fator aglomerativo atua de forma a facilitar as transações entre as empresas de mesmo ramo embora aumente seu custo operacional, já no fator desaglomerativo o custo de operação da empresa é maior, mas confere maior autonomia administrativa.
O fator aglomerativo forma uma rede de troca competitiva entre empresas que dificulta o crescimento isolado da empresa, já, o fator desaglomerativo representa a economia de custo obtida pelo distanciamento em relação às empresas já estabelecidas.
Na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), a função principal da câmara de compensação é:
Evitar a especulação com contratos de futuros.
Supervisionar as negociações no pregão.
Assegurar que todos os contratos sejam cumpridos.
Pagamento de taxas de corretagens.
Fixar os preços futuros.
O que se entende por rentabilidade sobre um investimento?
É o retorno (ganho ou perda) sobre o capital, montante inicial, valor presente ou principal investido.
É o retorno (sempre positivo) sobre o capital, montante inicial, valor presente ou principal investido.
É o valor monetário (absoluto) de uma operação de venda de títulos no mercado financeiro.
É o percentual de ganho sobre um investimento (retorno absoluto).
É o montante de valores monetários, ganho em um investimento (retorno relativo).
Por que utilizamos o método dos mínimos quadrados generalizados para corrigir heterocedasticidade?
Por ser um método sofisticado.
Porque os mínimos quadrados generalizados geram os melhores estimadores lineares não viesados.
O método dos mínimos quadrados generalizados não é utilizado para corrigir heterocedasticidade.
Porque na heterocedasticidade existe correlação entre duas variáveis explanatórias.
Quando o teste de Park acusar homocedasticidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...