Lista completa de Questões de Economia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Ainda no tocante à economia internacional, incluindo aspectos das finanças internacionais, julgue os itens subseqüentes.
No sistema de taxas de câmbio flutuante, as políticas fiscais e monetárias podem determinar uma combinação de nível de renda e taxa de juros compatíveis com uma taxa de câmbio que assegure o equilíbrio externo, desde que haja mobilidade perfeita do capital.
Suponha que em um determinado período, a inflação interna tenha sido de 30%, ao passo que a inflação externa tenha sido, no mesmo período, de 15%. Suponha também, que no início do período a cotação do dólar fosse U$ 1,00 = R$ 1,00. Para que seja mantida a equivalência do custo interno ao externo, o real deverá ter uma desvalorização de:
Consumo, poupança e investimento são variáveis macroeconômicas básicas para a determinação da renda e do produto de equilíbrio. Em relação a essas variáveis, julgue os itens subseqüentes.
A queda recente da inflação no Brasil, por aumentar o valor real do estoque de riqueza da economia, desloca para cima a função de consumo keynesiana e, portanto, expande os gastos de consumo, para determinado nível de renda.
A análise da inflação, bem como a do papel desempenhado pela moeda, é crucial para o entendimento da realidade econômica. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Inflações não-antecipadas redistribuem renda entre credores e devedores e conduzem a ineficiências no mercado de fundos emprestáveis.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O período que vai de 1979 a 1986 é marcado pelo agravamento da inflação como sinal de desequilíbrio da economia brasileira. Dentre as explicações para a intensificação deste problema, inclui-se:
a inexistência de mecanismos que defendessem os valores reais dos contratos.
a relutância do governo em adotar o controle de preços como instrumento de combate à inflação.
a adoção de políticas econômicas ortodoxas propostas pelo FMI.
a ocorrência de choques internos e externos repassados aos preços pelo sistema de indexação.
Na abordagem inercialista, a indexação generalizada é tida como:
Um dos fatores aceleradores da inflação.
Fator neutro, que não exerce qualquer influência sobre os níveis da inflação corrente, servindo apenas para aferir os níveis da inflação passada.
A única causa dos processos inflacionários.
Um dos fatores mantenedores de realimentação da inflação.
Rígida na demanda em relação às mudanças dos preços.
As políticas fiscais e monetárias influenciam significativamente o desempenho da economia. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. Deficits públicos que resultem de um declínio no nível de atividade do setor privado estão associados com níveis mais elevados de inflação, de taxas de juros e de produção.
Em relação à teoria do bem-estar, julgue os itens que se seguem.
Funções de bem-estar utilitaristas, que são crescentes na renda de cada indivíduo, atribuem um peso mais elevado ao bem-estar das pessoas menos favorecidas, contribuindo, assim, para melhorar a distribuição de renda.
Em relação à teoria do bem-estar, julgue os itens que se seguem.
Uma divisão igualitária dos recursos entre os diferentes agentes econômicos, além de ser uma alocação justa, é também eficiente no sentido de Pareto.
Em relação à teoria do bem-estar, julgue os itens que se seguem.
A fronteira de possibilidades de utilidade de determinada economia, constituída pelas alocações ótimas no sentido de Pareto, corresponde à curva de contrato dessa economia, desenhada no espaço das utilidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...