Lista completa de Questões de Economia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Ao produzir, uma fábrica de pneus não leva em consideração a dificuldade de absorção, pela natureza, das carcaças de pneus usados. Logo,
deve-se proibir a reutilização das carcaças, pois barateiam os pneus e aumentam suas vendas.
o custo social da produção de pneus é menor que o custo privado.
o preço de pneus para os consumidores deveria ser menor, para diminuir o lucro dos produtores poluidores.
os produtores e os consumidores de pneus deveriam pagar pela externalidade imposta à população em geral.
é preciso subsidiar a produção de pneus, para que os produtores possam pagar pela disposição adequada dos pneus imprestáveis.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Considere o enunciado a seguir.
Se os agentes econômicos pudessem negociar sem custos de transação e com a possibilidade de obter benefícios mútuos, o resultado eliminaria as externalidades e alocaria eficientemente os recursos, independente de como estejam determinados inicialmente os direitos de propriedade.
Tal proposição
sugere a pouca importância de se definir o direito de propriedade na questão ambiental.
sugere que nunca é possível negociar com as empresas para que parem de poluir.
sugere que o governo não tem papel a desempenhar na questão ambiental.
sugere condições para que haja soluções de mercado, negociadas entre os agentes econômicos privados, para os problemas de poluição.
é conhecida como Teorema de Condorcet.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O rápido crescimento dos gastos com serviços de saúde na maioria dos países fez que o estudo da economia da saúde, nas últimas décadas, venha se destacando como uma especialidade distinta na área econômica. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 66 a 85.
O crescimento da medicina de grupo em vários países é conflitante com a existência de economias de escala e de escopo no mercado de serviços médicos.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da economia brasileira, julgue os itens que se seguem.
Entre as reformas empreendidas no período 1994-2002, destacam-se a reforma parcial da previdência social, a renegociação das dívidas estaduais e o fim do monopólio estatal na área de telecomunicações.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da economia brasileira, julgue os itens que se seguem.
Os efeitos inflacionários da desvalorização cambial, decorrente do ajuste de 1999, foram ampliados pelo afrouxamento das políticas fiscais e monetárias adotadas no período 1999-2002.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito aos diferentes aspectos do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens subseqüentes.
No período pós-privatização, o papel do Estado modificouse, dado que, para vários serviços de utilidade pública - como telecomunicações e eletricidade -, passou de provedor ou produtor do serviço para agente regulador, atuando na fiscalização do setor no que diz respeito à fixação dos preços e à quantidade e qualidade dos serviços oferecidos.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. No que concerne a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Entre as reformas implementadas nos governos de Fernando Henrique Cardoso, a reforma do setor financeiro incluiu a privatização da maioria dos bancos estaduais, melhorou o monitoramente do nível de risco do sistema por parte do Banco Central e reduziu, fortemente, o grau de concentração do setor bancário, mediante o aumento do número de bancos que atuam no Brasil.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Quanto às privatizações conduzidas nas gestões Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, é correto afirmar que:
houve grande interesse do capital estrangeiro nas privatizações dos setores de telecomunicações e bancário; nesses setores, foram privatizadas empresas como a Embratel e a Caixa Econômica Federal.
durante a gestão de Fernando Collor, o Plano Nacional de Desestatização foi considerado prioritário e na sua gestão, assim como na de Itamar Franco, os principais setores privatizados são o siderúrgico, petroquímico e de fertilizantes.
pode-se defi nir o processo de privatização brasileiro em fases, tendo-se iniciado pelas privatizações dos setores de energia e telecomunicações, já que são concessões públicas.
entre as justificativas para a privatização, estão alterações tecnológicas em alguns setores os quais, a partir dessas transformações, passaram a ser considerados monopólios naturais.
evitou-se a privatização dos setores de petróleo e gás e petroquímico por se tratar de setores considerados estratégicos.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
A privatização e a abertura econômica marcam importantes mudanças implementadas na economia brasileira, especialmente nos anos 90. Caracteriza essas reformas apenas a afirmativa:
os impactos da abertura comercial e da privatização foram pequenos, pois a privatização não propiciou a diminuição da dívida pública brasileira e a abertura comercial se restringiu a negociações de liberalização comercial com os países do Mercosul.
entre as razões que justificaram as privatizações, está a diminuição da capacidade estatal em fazer os investimentos necessários à ampliação das empresas estatais e dos serviços por elas fornecidos.
a abertura econômica foi caracterizada por ser uma abertura parcial, já que se restringiu aos aspectos comerciais, não afetando, por exemplo, as transações relativas ao Balanço de capitais.
após a abertura comercial, foram gerados déficits comerciais que só foram revertidos depois do Plano Real.
a privatização brasileira foi uma das maiores privatizações do período, tendo alcançado todas as empresas produtivas dos setores Siderúrgico, de Petróleo e Gás, Petroquímico e Financeiro do governo federal.
Quando um país apresenta superavit no seu balanço comercial, certamente,
a taxa de câmbio (preço da moeda estrangeira em moeda doméstica) se desvaloriza.
a taxa de juros aumenta.
o banco central do país acumula reservas.
o país apresenta superavit na conta corrente do balanço de pagamentos.
as exportações excedem as importações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...