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A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à analise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Empresas oligopolistas, que produzem bens diferenciados que competem entre si, assim o fazem porque essa competição entre produtos da mesma empresa contribui para elevar as barreiras à entrada, no mercado em que essas firmas atuam.
A microeconomia, que analisa o comportamento dos agentes econômicos individuais, constitui um instrumental importante na análise de questões ligadas à economia da saúde. A respeito desse assunto, julgue os itens de 51 a 65.
Nos mercados competitivos, quando o preço de mercado for superior ao custo unitário de produção, então as firmas que atuam nesses mercados elevarão seus níveis de produção, no intuito de maximizarem seus lucros.
A microeconomia, que analisa o comportamento dos agentes econômicos individuais, constitui um instrumental importante na análise de questões ligadas à economia da saúde. A respeito desse assunto, julgue os itens de 51 a 65.
O fato de medicamentos de marcas registradas serem bem mais caros do que seus equivalentes genéricos decorre mais de aspectos ligados à propaganda e à promoção desses remédios junto à classe médica do que de características relacionadas à fabricação desses produtos.
A microeconomia, que analisa o comportamento dos agentes econômicos individuais, constitui um instrumental importante na análise de questões ligadas à economia da saúde. A respeito desse assunto, julgue os itens de 51 a 65.
Como a curva de demanda com a qual se confrontam as firmas que atuam em uma indústria organizada sob a forma de concorrência monopolística é negativamente inclinada, é possível, para essas firmas, expandir a produção a custos menores.
A microeconomia, que analisa o comportamento dos agentes econômicos individuais, constitui um instrumental importante na análise de questões ligadas à economia da saúde. A respeito desse assunto, julgue os itens de 51 a 65.
Acordos colusivos entre empresas oligopolistas são dificultados em razão de as empresas envolvidas apresentarem custos distintos de produção e confrontarem-se com flutuações substanciais da demanda por seus produtos.
O rápido crescimento dos gastos com serviços de saúde na maioria dos países fez que o estudo da economia da saúde, nas últimas décadas, venha se destacando como uma especialidade distinta na área econômica. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 66 a 85.
No mercado de serviços de saúde, mesmo quando os consumidores são insensíveis aos níveis e diferenciais de preços, o fato de muitos desses serviços serem pagos pelas seguradoras, que assumem uma função de monitoramento, limita o poder de monopólio dos provedores que atuam nesse mercado.
No contexto da regulação de um setor da economia, a teoria da captura, NÃO consiste
na proposição de que os interesses do regulador podem se alinhar com os das firmas reguladas.
na hipótese de que o regulador, como agente, acabe não atuando de acordo com os interesses do principal (o público).
na idéia de que a regulação pode capturar para a sociedade os ganhos excessivos dos monopolistas e oligopolistas.
na idéia de que a demanda por regulação se origina na própria indústria a ser regulada, para representar seus interesses.
na crítica feita à atividade de regulação que acaba protegendo o regulado.
Um critério básico para a definição de tarifas, por parte do órgão regulador, é o da taxa de retorno do capital. Este critério
tem problemas de assimetria de informação, sendo o regulado mais informado que o regulador sobre seus custos.
desincentiva sempre as empresas reguladas ao estabelecer tarifas inadequadas para remunerar o investimento.
é o único critério que pode levar ao ótimo social de preços serem iguais a custos marginais.
não leva em consideração os custos variáveis de produção, ao se concentrar na remuneração do capital.
não pode ser aplicado ao caso de monopólios naturais, pois levaria a perda das economias de escala.
Uma indústria de rede tem como uma característica básica:
sua diversificação horizontal, em vários setores industriais, comerciais ou de serviços.
sua verticalização, formando uma cadeia de comando único da matéria-prima ao produto final.
a presença de externalidades decorrentes de que o benefício de um usuário depende do número de participantes da rede.
a formação de um conjunto de empresas cartelizadas.
as deseconomias de escala, pelas quais os custos aumentam rapidamente com o número de usuários.
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