Lista completa de Questões de Economia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura abaixo mostra, em linha cheia, a Curva de Phillips de uma certa economia, supondo um determinado nível de expectativas de inflação.
Caso as expectativas de inflação diminuam, a Curva de Phillips mudaria para uma posição como
AB
CD
CF
EF
BD
A hipótese de que as expectativas dos agentes econômicos se formam racionalmente leva a que
a Curva de Phillips seja horizontal, mesmo a curto prazo.
a economia nunca se afaste de sua posição de equilíbrio de pleno emprego.
os preços na economia sejam inflexíveis e rígidos, mesmo a longo prazo.
os agentes econômicos não cometam erros quando formam suas expectativas.
os erros sistemáticos de expectativas sejam considerados e corrigidos pelos agentes.
A respeito do gráfico acima, com possíveis estruturas a termo das taxas de juros de uma economia, é INCORRETO afirmar que
tende a se tornar ascendente, se surgirem expectativas de aumentos substanciais da taxa de inflação.
mostra como varia a taxa de juros real, quando o prazo para o vencimento varia.
pode ser ascendente devido ao maior risco associado aos maiores prazos para vencimento.
depende das expectativas dos agentes econômicos a respeito das ações do Banco Central.
depende das expectativas dos agentes econômicos a respeito das variações cambiais.
A figura abaixo mostra as Curvas de Phillips de longo prazo AB e de curto prazo CD, correspondente a um determinado nível de expectativa de inflação.
Com base nessas informações, é INCORRETO afirmar que
CD tende a AB no longo prazo, à medida que as expectativas inflacionárias se ajustarem.
OB corresponde à taxa natural de desemprego.
OE corresponde à taxa natural de inflação.
além de CD, há uma família de Curvas de Phillips de curto prazo correspondentes a diversas expectativas de inflação.
a Curva de Phillips de longo prazo AB é sempre vertical.
Na economia globalizada, o estudo da economia e das finanças internacionais é fundamental para o entendimento das regras que norteiam as transações entre países. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
O fato de que, no longo prazo, aumentos nas taxas de inflação doméstica tendem a depreciar a moeda nacional, é consistente com a teoria da Paridade do Poder de Compra (PPP).
Em presença de inflação, é necessário levar em conta os seus impactos sobre as decisões financeiras dos agentes econômicos. A esse respeito, assinale a opção correta.
A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Considerando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.
A existência de uma curva de Phillips negativamente inclinada implica que, mesmo no curto prazo, aumentos nos gastos públicos não alteram a produção e o emprego contribuindo, unicamente, para elevar a inflação.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Com base nessa teoria, julgue os itens a seguir.
No Brasil, quanto mais inelástica for a curva LM e quanto mais acomodatícia for a política monetária, maior será o impacto expansionista decorrente da ampliação dos programas de transferência de renda, como o bolsa-família.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A teoria macroeconômica analisa a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Se, no âmbito do PAC, os gastos públicos com infraestrutura forem financiados por meio da expansão da oferta de moeda, então a curva IS se deslocará para a direita, porém a curva LM permanecerá inalterada, o que conduzirá a aumentos das taxas de juros.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Avalie as afirmativas a seguir, considerando o modelo IS-LM em uma economia fechada:
I. Se o governo conduz um aumento do nível de impostos e o Banco Central mantém inalterada a oferta monetária, tudo o mais constante, o resultado é uma diminuição do nível de renda.
II. Se o governo conduz um aumento do nível de impostos e o Banco Central deseja manter inalterada a taxa de juros, tudo o mais constante, deve ser realizado um aumento da oferta monetária.
III. Se o governo conduz um aumento do nível de impostos e se o Banco Central aumenta a oferta de moeda, o nível de renda pode se manter inalterado desde que haja um aumento da taxa de juros, ceteris paribus.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativa I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem incorretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...