Lista completa de Questões de Economia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos e aborda tópicos tais como a expansão do produto e do emprego e as taxas de inflação. A respeito desse assunto, julgue os itens de 68 a 80.
Na crise que atualmente assola a economia mundial, caso a suspeição que pesa sobre o sistema bancário se agrave e as pessoas decidam aumentar a detenção de moeda fiduciária, isso conduzirá à expansão da base monetária e reduzirá as taxas de juros e o nível de atividade econômica.
A análise das questões de economia internacional é crucial à compreensão das economias de mercado, em um mundo globalizado. Com base nessa análise, julgue os itens a seguir.
A imposição de tarifas conduz a distorções na produção e no consumo de uma dada mercadoria, porque, além de induzir os produtores domésticos a produzirem mais desse bem do que seria eficiente, ela também restringe o seu consumo.
Com referência à análise das questões relativas à macroeconomia aberta, que é crucial para se entender o funcionamento das economias de mercado, assinale a opção correta.
De acordo com a versão relativa da teoria da paridade do poder de compra, a taxa real de câmbio deve ser corrigida para levar em conta o diferencial entre a inflação doméstica e a inflação internacional.
Em presença de mobilidade de capitais, taxas de juros domésticas inferiores àquelas que prevalecem no mercado internacional reduzirão os investimentos no país, contribuindo, assim, para elevar o deficit em transações correntes.
Quando a curva BP é vertical, políticas fiscais expansionistas garantem, simultaneamente, o pleno emprego dos recursos e o equilíbrio externo.
No modelo de Mundell-Fleming, uma expansão da oferta monetária, mediante a depreciação da moeda nacional, eleva a demanda pela produção doméstica, contribuindo, assim, para aumentar os níveis de renda.
A teoria macroeconômica estuda a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, nos últimos anos, a poupança interna bruta corresponde a menos de 40% da renda nacional bruta.
A curva IS (investment saving) mostra as condições de equilíbrio no mercado de bens e a curva LM (liquidity money) representa o equilíbrio no mercado de ativos. No que concerne a esses conceitos, julgue os itens seguintes.
O aumento do gasto público faz aumentar a renda e também o investimento privado.
Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são partes sucessivas da nota técnica, adaptada, de Vianna, Modenesi e Bruno (op. cit.), julgue-os quanto à correção gramatical.
O Banco Central do Brasil identifica o surgimento de tensões inflacionárias, decorrentes dos seguintes motivos: possível descompasso entre o ritmo de expansão da demanda doméstica e da oferta; choques de custos derivados da inflação global; reestruturação no mercado de trabalho — devido à redução da população economicamente ativa (PEA) —, que, somada ao dinamismo da economia, poderia desencadear pressões por aumentos reais de salário acima dos ganhos de produtividade.
Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são partes sucessivas da nota técnica, adaptada, de Vianna, Modenesi e Bruno (op. cit.), julgue-os quanto à correção gramatical.
Ainda que uma elevação da SELIC não interromperia os investimentos já em curso, ela certamente inibiria novos investimentos. E aí, sim, num cenário de retração dos investimentos, a expansão da demanda poderia comprometer a estabilidade dos preços.
Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são partes sucessivas da nota técnica, adaptada, de Vianna, Modenesi e Bruno (op. cit.), julgue-os quanto à correção gramatical.
Em meio às incertezas e às tensões decorrentes dos desdobramentos da crise financeira, abalando as principais economias desenvolvidas, o BCB reconheceu, em março, a importância de que a demanda interna vem tendo na criação de um ambiente favorável à expansão dos investimentos.
Os autores de uma nota técnica do IPEA assim descreveram a organização textual de tal nota.
A seção 1 sistematiza, resumidamente, os argumentos do BCB em defesa de um novo ciclo de elevação da SELIC (no intuito de prevenção da inflação); a seção 2 apresenta evidências empíricas que contrariam tais argumentos; e a seção final reúne as conclusões derivadas desse conjunto de evidências, apontando para o fato de que, na atual conjuntura, a adoção de uma política monetária contracionista seria, no mínimo, precipitada.
Considerando a "seção 1" como o discurso institucional do BCB; a "seção 2" como a contra-argumentação dos autores; e a "seção final" como a conclusão dos autores, julgue os itens a seguir quanto à associação de cada idéia transcrita com a respectiva seção da referida nota técnica.
O aquecimento da demanda e do mercado de fatores bem como a possibilidade do surgimento de restrições de oferta setoriais podem ensejar aumento no repasse de pressões sobre preços no atacado para os preços ao consumidor. (trecho condizente com a "seção 1")
Julgue os itens a seguir, acerca das definições de contas nacionais e economia monetária.
Um aumento de base monetária para um dado nível de produção causará necessariamente um aumento de preços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...