Lista completa de Questões de Economia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - O Setor Externo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Um investidor estrangeiro tem a opção de investir certo montante (em dólares) em seu país à taxa de juros de 6%, ou em um ativo de risco equivalente no Brasil à taxa de 3% por determinado prazo. Sabendo-se que a taxa de câmbio no início do período é de R$2/US$1, pode-se concluir que
o investidor sempre preferirá investir em seu país de origem, pois o retorno é maior.
o investidor sempre preferirá investir no Brasil, por se tratar de uma economia emergente.
se houver uma expectativa de valorização cambial superior a 3% no Brasil, o investidor preferirá investir seus recursos no ativo brasileiro.
se houver uma expectativa de valorização cambial no Brasil superior a 3%, o investidor preferirá investir seus recursos em seu país de origem.
se se houver uma expectativa de desvalorização cambial no Brasil superior a 3%, o investidor preferirá investir seus recursos no ativo brasileiro.
São computados no saldo em conta corrente do balanço de pagamentos:
Importação de mercadorias, recebimento de aluguéis do exterior e amortização de empréstimos estrangeiros.
Exportação de mercadorias, pagamento de fretes ao exterior e diminuição das reservas internacionais
Recebimento de lucros de empresas estrangeiras, envio de donativos ao exterior e amortização de empréstimos estrangeiros.
Aumento das reservas internacionais, obtenção de financiamentos no exterior e remessa de royalties para o exterior.
Pagamento de juros a outros países, exportação de mercadorias e recebimentos de donativos do exterior.
Acerca do balanço de pagamentos, intrumento que registra as transações de um país com o resto do mundo, assinale a opção correta.
Quando brasileiros que trabalham no exterior remetem parte de suas economias para suas famílias que residem no Brasil, essas transações são contabilizadas na conta financeira do balanço de pagamentos brasileiro.
Se a despesa doméstica superar o PIB, então o país tornar-se- á exportador líquido de bens e serviços.
Mesmo considerando-se que a rubrica erros e omissões seja
nula, o balanço de pagamentos de um país pode apresentar
deficit e superavit.
Aumentos dos gastos públicos, por reduzirem a poupança nacional, conduzem à depreciação da moeda nacional e, portanto, reduzem as importações líquidas.
Os desequilíbrios na balança de transações correntes refletem, inequivocamente, a existência de desequilíbrios internos.
As questões de comércio internacionais tornam-se cada vez mais relevantes em um mundo globalizado. Com referência a essas questões, assinale a opção correta.
A idéia de que a superioridade tecnológica dos países industrializados reduz a competitividade dos países mais pobres nos mercados internacionais decorre diretamente da teoria das vantagens comparativas.
Diferenças nas dotações dos fatores de produção, que conduzem a custos de produção distintos, dificultam a possibilidade de comércio entre países.
As quotas à importação são superiores às tarifas em virtude de não terem impactos distributivos.
O argumento da indústria nascente para a imposição de tarifas constitui uma justificativa para a adoção de um sistema permanente de proteção à produção doméstica.
A existência de economias de escala eleva os ganhos do comércio internacional porque a redução dos custos, decorrentes da concentração da produção, aumenta a eficiência produtiva da economia mundial.
Assinale a opção correta em relação ao sistema financeiro internacional (SFI).
A globalização financeira expande o estoque de poupança disponível para investimentos, mas reduz, substancialmente, a capacidade dos países de se proteger contra choques macroeconômicos.
A mobilidade crescente dos capitais internacionais, associada à maior complexidade das estruturas de financiamento, contribui para aumentar as instabilidades dos fluxos de capital e explica, em parte, as crises financeiras recentemente observadas.
As enormes flutuações e oscilações que atingem as taxas de câmbio e de juros e os preços dos ativos financeiros são exemplos típicos de contágio, hoje inerente ao SFI.
O mercado de eurodivisas, que correspondem aos dólares depositados nos bancos europeus, obedece às regras que prevalecem no mercado norte-americano.
Entre as instituições que compõem o SFI, o Fundo Monetário Internacional ocupa-se, unicamente, dos problemas de curto prazo do balanço de pagamentos.
Utilizando os conceitos básicos da macroeconomia aberta, assinale a opção correta.
Os elevados custos dos serviços oferecidos pelos portos brasileiros aumentam o valor das exportações brasileiras e, portanto, contribuem para aumentar o superavit comercial.
Um executivo brasileiro que utilize um cartão de crédito corporativo para pagar suas despesas nos EUA, estará vendendo um ativo para a os EUA e, portanto, essa transação gerará um débito equivalente na conta de capital brasileira.
Desequilíbrios fiscais recorrentes, por reduzirem a oferta de fundos emprestáveis, apreciam a taxa de câmbio real da economia, provocando, assim, um aumento do deficit comercial.
A tendência ascendente do real em face do dólar norteamericano, recentemente observada, eleva as importações, porém, não altera a taxa de câmbio real da economia brasileira.
A teoria macroeconômica estuda a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, tradicionalmente, a conta financeira do balanço de pagamentos é deficitária, o que indica que o país é importador líquido de capital.
A globalização do espaço econômico e o surgimento de blocos econômicos tornam importante o estudo da economia internacional e das instituições que regem as relações econômicas entre países. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) estabeleceu uma zona de livre comércio que contribuiu não só para a diminuição substancial das tarifas entre Estados Unidos, México e Canadá, mas também para a a redução de outras barreiras comerciais entre esse países.
A globalização do espaço econômico e o surgimento de blocos econômicos tornam importante o estudo da economia internacional e das instituições que regem as relações econômicas entre países. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O MERCOSUL, cujos membros são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, constitui um exemplo de mercado comum porque esse bloco econômico, além de eliminar as barreiras alfandegárias e estabelecer uma tarifa externa comum, permitiu a livre circulação dos fatores produtivos entre países-membros.
A globalização do espaço econômico e o surgimento de blocos econômicos tornam importante o estudo da economia internacional e das instituições que regem as relações econômicas entre países. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de financiar o crescimento econômico sustentável, nos países da América Latina e do Caribe, apóia políticas destinadas a elevar a competitividade e promover o livre comércio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...