Lista completa de Questões de Economia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para os itens de 68 a 77
A teoria econômica divide seus estudos sob os ângulos micro e macro. Em termos gerais, à microeconomia cabe a análise dos mercados nos quais as famílias e as empresas estão inseridas, via, entre outros meios, o entendimento da oferta e da demanda, dos mecanismos de formação de preços e das estruturas de mercado; à macroeconomia cabe o estudo dos agregados, e, para isso, entre outros temas, ela trabalha com o da inflação e das políticas fiscal e monetária, com a contabilidade social ou nacional, preocupando-se com a medição desses agregados.
À luz do texto apresentado, julgue os itens a seguir, relativos à macroeconomia.
No sistema de contas nacionais, há identidade entre o conceito de produto nacional líquido, a preços de mercado, e o de renda nacional. Ao se descontar desta os tributos diretos líquidos, obtém-se a renda pessoal disponível.
O objetivo da Contabilidade Nacional é fornecer uma aferição macroscópica do desempenho real de uma economia em determinado período de tempo: quanto ela produz, quanto consome, quanto investe, como o investimento é financiado, quais as remunerações dos fatores de produção. Assim, baseado nos conceitos de Contas Nacionais, não se pode dizer que:
o Produto afere o valor total da produção da economia em determinado período de tempo.
o Investimento corresponde ao acréscimo de estoque físico de capital, compreendendo a formação de capital fixo mais a variação de estoques.
a Renda Disponível do Setor Público corresponde ao total da arrecadação fiscal, deduzidos os subsídios e as transferências ao setor privado.
a diferença entre a renda líquida enviada ao exterior e o saldo das importações e exportações de bens e serviços não-fatores é chamada de Poupança Externa (Se).
a Renda Nacional é igual ao Produto Nacional Líquido, a preço de mercado.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, considere os seguintes dados, de um país hipotético, disponíveis em unidades monetárias (UM):
consumo = 45 tributos = 34
poupança = 19 exportações = 26
investimento = 17 importações = 22
gastos do governo = 39
Com base nos dados acima, é correto concluir que, no país em questão,
a renda interna bruta foi de 102 UM.
o PIB correspondeu a 120 UM.
a absorção interna doméstica com o PIB foi de 81 UM.
a poupança interna foi superior à externa em 18 UM.
Considerando que o conhecimento das relações funcionais entre variáveis econômicas é relevante para que se possa atuar sobre elas, aplicando os instrumentos de política econômica, e tendo em vista a análise comparativa das funções consumo e poupança, em nível agregado, assinale a opção correta.
A propensão marginal a consumir é crescente em relação ao aumento da renda.
A um dado nível de renda, se a propensão média a consumir for de 0,75, a propensão média a poupar será de 0,25.
Os consumidores de países mais ricos apresentam propensão média a consumir maior que a dos consumidores de países mais pobres, e propensão marginal a poupar menor que a dos países mais pobres.
O consumo autônomo diminui com o aumento da renda.
O Produto Interno Bruto (PIB) de um pais
exclui as mercadorias exportadas.
inclui as mercadorias importadas.
é uma medida de sua riqueza material.
é invariavelmente crescente com o tempo.
é sempre maior que o seu Produto Nacional Bruto (PNB).
O Produto Interno Bruto (PIB) de um pais
exclui as mercadorias exportadas.
inclui as mercadorias importadas.
é uma medida de sua riqueza material.
é invariavelmente crescente com o tempo.
é sempre maior que o seu Produto Nacional Bruto (PNB).
Um país recebe poupança externa quando
acumula reservas de divisas internacionais.
apresenta um déficit em conta corrente no seu balanço de pagamentos.
exporta mais do que importa (balanço comercial superavitário).
a entrada líquida de capital do exterior é positiva.
o investimento direto do exterior é vultoso.
As despesas governamentais aumentam em 20 numa economia de pleno emprego em que o nível atual da renda é 500 e a propensão marginal a consumir é 0,50, considerando que os impostos não estão relacionados com a renda, para manter a estabilidade de preços os impostos aumentarão em:
20
25
40
50
Analise os dados abaixo referentes a uma economia aberta e sem governo, num determinado período tempo, e em unidades monetárias:
poupança líquida do setor privado igual a 200;
depreciação igual a 50;
variação dos estoques igual a 80;
formação bruta de capital fixo igual a 240.
Considerando esses dados como parte de um sistema de contas nacionais, nesse período, o saldo do balanço de pagamentos em transações correntes apresentou-se da seguinte forma:
superavitário em 120;
superavitário em 80;
superavitário em 70;
deficitário em 120;
deficitário em 70.
As exportações do país A atualmente são iguais às importações e são exogenamente determinadas, quando a propensão marginal a importar é 0,10 e a propensão marginal a consumir é 0,60. Para uma redução dos investimentos em 10 o impacto da balança comercial será:
as importações cairão em 2;
as exportações cairão em 2;
as importações cairão em 10;
as exportações cairão em 10;
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...