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Na avaliação social de projetos, os preços de mercado representam benefícios e custos de oportunidades privados para as empresas e para os indivíduos. Sendo assim, os preços sociais
nunca são iguais aos preços de mercado.
são sempre maiores que os preços de mercado.
são os observados no mercado entre as pessoas de baixa renda.
refletem os custos de oportunidade e os benefícios para a sociedade como um todo.
visam a aumentar o consumo das pessoas de baixa renda.
A razão entre o ativo circulante e o passivo circulante é chamada de
índice de liquidez seca.
índice de liquidez corrente.
índice de rentabilidade bruta.
quociente de giro do estoque.
quociente de imobilização do capital.
O gráfico abaixo mostra como varia o valor presente líquido (VPL) de dois projetos, P e Q, em função da taxa de desconto usada.
Examinando o gráfico, conclui-se que
P tem maior período de payback do que Q.
o VPL de Q é maior que o de P, independente da taxa de desconto.
a taxa interna de retorno dos dois projetos é a mesma e é igual a t0.
a sensibilidade do VPL de Q às variações da taxa de desconto, quando esta for t0, é menor do que a sensibilidade do VPL de P.
É INCORRETO afirmar que
a despesa com a compra do alvará de autorização para funcionar é um gasto fixo.
o custo de produzir uma unidade a mais (marginal) é sempre menor que o custo total.
os custos de matéria-prima são custos variáveis.
os custos fixos não aumentam com a produção.
os custos variáveis são sempre menores que os custos fixos.
No caso do projeto de investimento P, o período necessário para recuperar os recursos dispendidos na sua implantação é de 4 anos. No caso do projeto Q, o mesmo período é de 5 anos. Logo, afirma-se que
P tem maior valor presente líquido do que Q.
P tem maior taxa interna de retorno do que Q.
Q será preferível a P, se a taxa de juros de mercado aumentar.
se o payback mínimo aceitável for de sete anos, ambos os projetos são inviáveis.
a comparação entre P e Q, usando estas informações, é incompleta, por desconsiderar o valor dos recursos no tempo.
Na avaliação social de projetos, os preços de mercado representam benefícios e custos de oportunidades privados para as empresas e para os indivíduos. Sendo assim, os preços sociais
nunca são iguais aos preços de mercado.
são sempre maiores que os preços de mercado.
são os observados no mercado entre as pessoas de baixa renda.
refletem os custos de oportunidade e os benefícios para a sociedade como um todo.
visam a aumentar o consumo das pessoas de baixa renda.
Uma empresa maximizadora de lucro, atuando num mercado competitivo, tomando o preço como dado,
produzirá no ponto em que o custo marginal seja igual ao preço.
produzirá até que o custo médio seja maior que o custo marginal.
produzirá de modo a maximizar a receita total.
equalizará o preço ao custo total.
Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação econômica de projetos.
Na avaliação social de projetos, o custo de oportunidade dos fundos públicos, de acordo com a abordagem de Harberger, é uma média ponderada entre a taxa de preferência intertemporal e a produtividade marginal do capital.
Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação econômica de projetos.
A inclusão dos efeitos ecológicos na avaliação social do projeto requer que o meio ambiente seja considerado um fator econômico, sujeito a escassez e com custo de oportunidade não nulo.
A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.
Para as empresas competitivas que usam o óleo dísel como insumo, a redução de 15% do preço desse combustível desloca as curvas de custo marginal dessas empresas para baixo e para a direita e conduz à expansão da produção dessas empresas.
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