Questões de Economia do ano 2009

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Na avaliação social de projetos, os preços de mercado representam benefícios e custos de oportunidades privados para as empresas e para os indivíduos. Sendo assim, os preços sociais

  • A.

    nunca são iguais aos preços de mercado.

  • B.

    são sempre maiores que os preços de mercado.

  • C.

    são os observados no mercado entre as pessoas de baixa renda.

  • D.

    refletem os custos de oportunidade e os benefícios para a sociedade como um todo.

  • E.

    visam a aumentar o consumo das pessoas de baixa renda.

A razão entre o ativo circulante e o passivo circulante é chamada de

  • A.

    índice de liquidez seca.

  • B.

    índice de liquidez corrente.

  • C.

    índice de rentabilidade bruta.

  • D.

    quociente de giro do estoque.

  • E.

    quociente de imobilização do capital.

O gráfico abaixo mostra como varia o valor presente líquido (VPL) de dois projetos, P e Q, em função da taxa de desconto usada.

Examinando o gráfico, conclui-se que

  • A. t1 é a taxa interna de retorno de Q.
  • B.

    P tem maior período de payback do que Q.

  • C.

    o VPL de Q é maior que o de P, independente da taxa de desconto.

  • D.

    a taxa interna de retorno dos dois projetos é a mesma e é igual a t0.

  • E.

    a sensibilidade do VPL de Q às variações da taxa de desconto, quando esta for t0, é menor do que a sensibilidade do VPL de P.

É INCORRETO afirmar que

  • A.

    a despesa com a compra do alvará de autorização para funcionar é um gasto fixo.

  • B.

    o custo de produzir uma unidade a mais (marginal) é sempre menor que o custo total.

  • C.

    os custos de matéria-prima são custos variáveis.

  • D.

    os custos fixos não aumentam com a produção.

  • E.

    os custos variáveis são sempre menores que os custos fixos.

No caso do projeto de investimento P, o período necessário para recuperar os recursos dispendidos na sua implantação é de 4 anos. No caso do projeto Q, o mesmo período é de 5 anos. Logo, afirma-se que

  • A.

    P tem maior valor presente líquido do que Q.

  • B.

    P tem maior taxa interna de retorno do que Q.

  • C.

    Q será preferível a P, se a taxa de juros de mercado aumentar.

  • D.

    se o payback mínimo aceitável for de sete anos, ambos os projetos são inviáveis.

  • E.

    a comparação entre P e Q, usando estas informações, é incompleta, por desconsiderar o valor dos recursos no tempo.

Na avaliação social de projetos, os preços de mercado representam benefícios e custos de oportunidades privados para as empresas e para os indivíduos. Sendo assim, os preços sociais

  • A.

    nunca são iguais aos preços de mercado.

  • B.

    são sempre maiores que os preços de mercado.

  • C.

    são os observados no mercado entre as pessoas de baixa renda.

  • D.

    refletem os custos de oportunidade e os benefícios para a sociedade como um todo.

  • E.

    visam a aumentar o consumo das pessoas de baixa renda.

Uma empresa maximizadora de lucro, atuando num mercado competitivo, tomando o preço como dado,

  • A.

    produzirá no ponto em que o custo marginal seja igual ao preço.

  • B.

    produzirá até que o custo médio seja maior que o custo marginal.

  • C.

    produzirá de modo a maximizar a receita total.

  • D.

    equalizará o preço ao custo total.

  • E. terá necessariamente prejuízo.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação econômica de projetos.

Na avaliação social de projetos, o custo de oportunidade dos fundos públicos, de acordo com a abordagem de Harberger, é uma média ponderada entre a taxa de preferência intertemporal e a produtividade marginal do capital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação econômica de projetos.

A inclusão dos efeitos ecológicos na avaliação social do projeto requer que o meio ambiente seja considerado um fator econômico, sujeito a escassez e com custo de oportunidade não nulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.

Para as empresas competitivas que usam o óleo dísel como insumo, a redução de 15% do preço desse combustível desloca as curvas de custo marginal dessas empresas para baixo e para a direita e conduz à expansão da produção dessas empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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