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Com relação à aplicação dos conceitos básicos de microeconomia, julgue os itens subsequentes.
Encontrada a elasticidade-preço da demanda de um produto em determinado nível de preço, é possível afirmar que a elasticidade aplica-se para todos os níveis de preço desse produto, uma vez que esse parâmetro é uma constante.
Ainda acerca dos aspectos apontados no texto, julgue os seguintes itens, relativos a microeconomia.
A essencialidade do produto é um fator determinante de sua elasticidade preço-demanda, ou seja, quanto menos essencial é um bem, maior será sua elasticidade preço-demanda.
Com relação à racionalidade econômica do governo, julgue os itens subsequentes.
A diversificação de objetivos amplia as possibilidades de conflito e aumenta a necessidade de planejamento e coordenação da intervenção governamental. Supondo-se que uma acentuada queda na taxa de câmbio tenha afetado a capacidade de competição de um produtor doméstico, então, nesse caso, o governo poderá estabelecer barreiras à importação de um bem, o que, dependendo da respectiva elasticidade-preço da demanda, tenderá a provocar uma elevação dos preços internos desse bem.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de tributos, tarifas e subsídios, e tendo como foco a eficiência econômica e a distribuição da renda.
Um dos principais fatores determinantes da elasticidadepreço da oferta de produtos agrícolas é a disponibilidade de crédito subsidiado para custeio e investimento. Restrições ou escassez de crédito ou encargos elevados tornam menos elástica a capacidade de oferta mesmo com aumentos nas cotações dos produtos.
Considere que o BB ofereça uma modalidade de seguro para veículos cuja elasticidade-preço da demanda seja igual a 1,2. Assinale a opção que descreve corretamente as características desse mercado.
Trata-se de um mercado impossível; a elasticidade-preço da demanda nunca pode ser superior a 1.
O seguro descrito tem demanda inelástica.
O oferecimento pelo BB de modalidade de seguro com características semelhantes à considerada diminuirá a elasticidadepreço do produto original
Não é possível determinar como a receita total decorrente da venda desse produto reagirá às variações de preços.
Se o preço do seguro for reduzido, a receita total aumentará.
Com respeito aos conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens seguintes.
Empresas cujas curvas de demanda são altamente inelásticas, além de deterem grande poder de monopólio, também auferem lucros elevados.
Se a renda corrente incluir um componente transitório negativo, ao relacionar-se o consumo com a renda corrente tem-se a seguinte ocorrência:
uma propensão média a consumir mais baixa do a propensão média a consumir a longo prazo;
uma propensão média a consumir mais alta do que a propensão média a consumir a longo prazo;
uma propensão média a consumir igual à propensão média a consumir a longo prazo;
uma propensão média a consumir igual à propensão marginal a consumir a longo prazo;
uma propensão média a consumir mais baixa que a propensão marginal a consumir a longo prazo.
No ponto A desse gráfico, a elasticidade da demanda por milho em relação ao seu próprio preço, expressa em valor absoluto, é aproximadamente igual a:
1
0,5
2
0
-1
Sobre as Estruturas de Mercado é INCORRETO afirmar que:
Monopólios naturais são estruturas de mercado, onde existe espaço apenas para uma empresa explorar este mercado.
Em situações de concorrência perfeita, o custo marginal é igual à receita marginal da firma.
Em monopólios o preço do produto é sempre inferior ao custo marginal de produção.
Oligopólios caracterizam-se por serem mercados onde existem poucos e grandes competidores.
Sobre o Comportamento Monopolista é correto afirmar:
A discriminação de preços de primeiro grau significa que o monopolista vende diferentes unidades de produto por diferentes preços e que o preço pode diferir de pessoa para pessoa.
A discriminação de preços de primeiro grau significa que o monopolista vende quantidades diferentes a preços diferentes, mas que a pessoa que compra a mesma quantidade de bens paga o mesmo preço.
A discriminação de preços de terceiro grau significa que o monopolista vende diferentes unidades de produto por diferentes preços e que o preço pode diferir de pessoa para pessoa.
A discriminação de preços de segundo grau significa que o monopolista vende a preços iguais todas as quantidades de bens, para todos os consumidores.
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