Lista completa de Questões de Economia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que o estado do Pará pode produzir, em um ano, 200 milhões de sacas de castanha-do-pará ou 600 milhões de sacas de açaí, ou uma combinação desses dois produtos. O estado do Maranhão pode produzir 200 milhões de sacas de castanha-do-pará ou 200 milhões de sacas de açaí, ou uma combinação desses dois produtos. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem. Caso o estado do Maranhão se disponha a trocar uma saca de castanha-do-pará por duas sacas de açaí do estado do Pará, então essa transação será igualmente vantajosa para os dois estados.
Sobre os conceitos econômicos de bens públicos e externalidades, é correto afirmar que:
se a produção de um bem implica externalidades negativas, então, em condições de concorrência perfeita, esse bem será produzido em quantidade superior à que seria socialmente eficiente.
um bem público é qualquer bem que seja de propriedade estatal.
define-se externalidade como um evento que ocorre fora dos estabelecimentos de uma empresa.
não é possível que um ato de consumo gere externalidades negativas.
não é possível que um ato de produção gere externalidades positivas.
A microeconomia constitui uma importante ferramenta para analisar o comportamento dos agentes econômicos individuais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 71 a 100.
Para determinada renda esperada, pessoas que preferem um emprego público, mesmo que o salário seja menor, podem ser consideradas pessoas neutras em relação aos riscos.
Com relação aos fundamentos da economia, julgue os seguintes itens.
Os seguintes mercados compõem a estrutura da análise macroeconômica de uma economia: o mercado de bens e serviços, que reflete o nível de atividades dessa economia, representada pelos agentes macroeconômicos — consumidores, empresas e governo —; mercado fiscal, no qual são relevantes a taxa salarial e a taxa cambial; e o mercado monetário, em que os agentes econômicos empregam recursos para a produção do produto interno bruto.
Os indicadores sociais fornecem informações que dizem respeito diretamente à qualidade de vida da população de um país. Com relação a esses indicadores, não se pode dizer que:
o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice que varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo da unidade, mais desenvolvido é considerado o país.
o Índice de Gini ou coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade utilizada para calcular a desigualdade na distribuição de renda entre os indivíduos de uma economia.
o Índice de Gini mostra que quanto mais próximo da unidade, menor será a concentração de renda do país.
o IDH é um índice resultante da média aritmética de três indicadores: um indicador de renda, um indicador de saúde e um indicador de educação.
o IDH é um índice criado pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de buscar uma medida que retrate o desenvolvimento social dos países.
Suponha que a agência do BB em Teófilo Otoni seja responsável pela implementação da política de financiamento da safra agrícola do banco na região do Vale do Mucuri, que envolve 23 municípios com rendas per capita e Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) relativamente próximos. Essa situação caracteriza a jurisdição dessa agência, do ponto de vista econômico, como uma região econômica
homogênea.
polarizada.
nodal.
de planejamento.
metropolitana.
Durante a crise econômica de 2009, a produção agrícola do Brasil foi reduzida, o que levou o governo brasileiro a criar, por meio do BB, uma linha de crédito com juros subsidiados para a agricultura nacional, uma vez que existia demanda potencial disposta a pagar preço superior ao custo de produção dos produtos agrícolas. A situação hipotética acima apresentada, típica de falha de mercado — circunstância que impede a ocorrência de alocação ótima de recursos — é conhecida como
existência de bem público.
externalidade.
falha de informação.
existência de monopólio natural.
mercado incompleto.
Admita que, no âmbito de um acordo comercial, a Turquia (T) e o Cazaquistão (C) decidem abrir as suas fronteiras ao comércio recíproco. Os dois países produzem Bolsas (B) e Abacates (A), sendo as quantidades de trabalho requeridas para a produção de uma unidade de cada bem dadas na tabela a seguir. Sabe-se ainda que existem 180 trabalhadores em T e 200 trabalhadores em C.
A alternativa que contempla essa realidade é:
nenhum país tem vantagem comparativa na produção de B;
T tem vantagem absoluta na produção de A;
T tem vantagem comparativa em B;
C tem vantagem comparativa em B;
ambos os países têm vantagens absolutas em A.
O Ciclo de Vida de um determinado produto é caracterizado por diferentes fases (Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio). A característica que corresponde a uma das fases desse ciclo é:
na fase de Introdução, observam-se barreiras à entrada elevadas, que restringem o crescimento do mercado;
na fase de Crescimento a introdução gradual de métodos de produção em massa eleva a intensidade do capital;
na fase de Maturidade observa-se uma maior estabilidade tecnológica, num contexto de forte concentração industrial e de crescente diferenciação de produto;
na fase de Declínio a formação de acordos colusivos entre as empresas possibilita uma ampliação das margens de lucro.
A análise microeconômica examina as escolhas dos agentes econômicos na presença de restrições de preferência, tecnológicas e orçamentárias. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Transferências de renda no âmbito de programas como o Bolsa Família, que atendem à população mais desfavorecida, conflitam com os critérios de maximização do bem-estar da sociedade, estabelecidos pelas funções de bem-estar rawlsianas, porque envolvem melhorias de Pareto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...